Suspeito de outra agressão, oficial da PSP admite que exagerou

José Sena Goulão / Lusa

Confrontos entre adeptos do Benfica e a polícia no final do jogo em Guimarães

O subcomissário da PSP Filipe Silva, que agrediu um adepto do Benfica à frente dos filhos menores deste, em Guimarães, continua em funções, embora já tenha admitido que “exagerou”. Enquanto isso, surge outra queixa de agressão contra ele.

Alvo de três processos disciplinares que podem culminar na sua expulsão da PSP, caso se confirme o excesso de autoridade e de uso da força, Filipe Silva continua ao serviço – e armado – carregando contudo a certeza de que “exagerou” no episódio de Guimarães, garante um colega do subcomissário citado pelo Diário de Notícias.

“Ele errou, está consciente que exagerou mas perdeu a cabeça quando o indivíduo se virou para ele e disse: ‘Vai-te f…, vai para a p… que te pariu'”, conta ao DN o alegado amigo do comandante da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Guimarães.

O agente, que estará a ser alvo de várias ameaças nas redes sociais, terá inclusive saído da casa onde vive com a namorada para se refugiar na residência do pai e “está muito em baixo”, conforme conta outro colega ao mesmo jornal.

Enquanto isso surge a notícia de que há outra queixa contra Filipe Silva por agressão. O CM relata o caso de um comerciante de Guimarães que terá sido agredido pelo subcomissário a 17 de Abril, no âmbito do jogo entre o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga.

“O comerciante garante que levou bastonadas em diversas partes do corpo, incluindo na cabeça“, refere o Correio da Manhã, onde o mesmo conta que ficou “ferido no sobrolho”.

Apesar destes casos de aparente excesso de força, o subcomissário é visto como um líder e respeitado pelos colegas, embora tenha fama de “durão”, de acordo com dados apurados pelo Diário de Notícias.

O jornal falou com alguns dos homens que Filipe Silva chefiou na Esquadra de Investigação e Intervenção Policial de Braga, que o terão elogiado. Um desses agentes fala dele como um polícia “exigente com ele e com os outros”. “Para o Filipe Silva, a lei é para cumprir”, afirmou ao DN.

Entretanto, enquanto decorrem os inquéritos, Filipe Silva continua no activo e está mesmo a liderar a investigação ao roubo de material desportivo do armazém do Vitória de Guimarães, que aconteceu após o jogo com o Benfica, já que “era o responsável pela segurança na bancada Norte do Estádio D. Afonso Henriques onde ocorreu o saque”, nota o Jornal de Notícias.

Entretanto, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, destaca que “não pode nem deve haver julgamentos na praça pública”, conforme declarações divulgadas pela agência Lusa. A governante afirma que “é necessário apurar responsabilidades” pelas vias judiciais, sublinhando que foi nesse sentido que ordenou a “abertura de dois inquéritos”.

SV, ZAP

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Se a Lei é para se cumprir ELE NÃO a CUMPRIU!!!!
    Tb vai ser espancado???
    Curioso estar a investigar um crime que por ele deveria ter sido evitado, já que era essa a sua missão, enquanto estava ocupado a espancar cidadãos indefesos.
    Terá sido uma explosão de frustração por não ter enfrentado os energumenos que saquearam os bens que estavam à sua guarda?
    A violencia com abuso da força é um acto de cobardia dos mais hediondos

    • Sr(a), os bens privados não estão a guarda da PSP. O destacamento da PSP para este tipo de eventos não é para garantir a segurança dos bens privados, isso é da responsabilidade dos proprietários. Para isso servem as câmeras de vigilância, portões de segurança, grades, etc. Se assim fosse você também devia ter direito a vigilância permanente a sua porta, não? Um agente se observar deve intervir de forma a impedir o crime, outra coisa é lá estar de plantão tipo segurança a porta de hipermercado! Acha que é para isso que pagamos as nossas forças? Para servir de securita??? Atenção, não estou a defender o agente, estou apenas a fazer um reparo ao seu comentário!

      • isso é mentira o vitoria de guimares tinha pago a agentes da psp para estarem naquele local onde ouve os roubos, era o que mais faltava agora dizer que a policia so devia la estar para ver a paisagem…. ouve roubos pk a policia nao estava onde deviam, vejamos os policias quando sao pagos para estarem nos supermecados é para k? ja sei e para ver a paisagem….. e cada burro e ignorante

    • Pois, claro!!!
      Agora culpa de o outros “animais” não terem civismo, educação nem cultura (e terem roubado e partido tudo), também é dele!!…
      Bens à sua guarda?! Ahhh
      Também deve ser culpa dele a fome em África ou o sismo no Nepal…
      Espancado? Onde? Quem?!
      Realmente… está mesmo em estado grave (com apenas uma marca e nem teve que ir ao hospital)…
      O polícia pode ter exagerado um pouco, mas, há tantos que mereciam levar (mas mesmo a sério!) e andam por aí a tentar dar lições de moral…

  2. Se o que conta for verdade, ainda é mais preocupante. Primeiro, quando deve ser um exemplo de calma e cabeça fria, “perde as estribeiras” porque um civil lhe chama “filho da p´ta”. Em seguida, depois de se ter acalmado, “fica muito em baixo” com o sucedido. Ou seja, trata-se de um indivíduo agressivo, e instável, que anda por aí a passear nas ruas armado de cacete e de pistola. Onde está a “segurança”?!

  3. Os media já exageram bem mais do que o policia (que exagerou ou pouco, mas nada que justifique este alarido todo)!!
    Ninguém morreu, ninguém ficou ferido e, enquanto não acontecer outra coisa qualquer que chame a atenção, vamos ter que estar sempre “bater no ceguinho”!!
    Já estou farto de ouvir constantemente a mesma coisa!!!

  4. Ainda está em funções???Só mesmo neste país de corruptos e bandalhos selvagens, noutro país já estava suspenso e com processo de expulsão em cima!!!E andamos nós a pagar impostos para pagar a estes selvagens que em vez de nos protegerem atacam-nos e querem respeito???GANHEM ESSE RESPEITO por que até agora perdem-no todos os dias!!!

    • Olha outro “anjinho”…
      “Corruptos e bandalhos selvagens”? Falas por ti (e pelos teus “amigos” que andaram a partir tudo e a roubar), certamente….
      Mas, nunca é bom julgar os outros por si próprio…

  5. Então neste mundo anda cada cromo com os comenttários que faz. Se ao seu paisinho (caro viajante )lhe chamasse filho da………p………. e se o seu paisinho fosse homem de verdade, pregava.lhe dois estalos, no minimo, nessa “fuça” e depois seria acusado de agressividade, não ? Se houve exagero proporcional, talvez tivesse havido mas não creio na candura do senhor que levou aqueles mimos. Qualquer dia por esta andar de intoxicação publica ainda vai receber o Premio Nobel da Paz. Algo se passou ao ver as imagens pois não será de animo leve que o elemento da PSP reagiu daquela maneira e já agora, é por haver muitos como o caro senhor que acha que é natural chamar nomes aos agentes de autoridade que depois dá no que dá. Bem como agora e segundo os Comités internacionais não de pode bater nas criançinhas mesmo com uma flor, depois anos mais tarde dá no que dá. Ao sub comissário só lhe fica bem dizer que pode ter exagerado mas também aqui fica um conselho, não se refugie e continue a proteger-nos dessa bandalheira quananda para aí.

  6. pá o homem esta a ser julgado em praça pública.
    e deve ser julgado pela policia e deixarem seguir os tramites legais…
    exgerou sim,mas o cidadão (se disse o que acima se descreve) tambem exagerou na lingua e dai as consequencias. enfim

  7. Se o civil chamou nomes ao agente da autoridade, concordo plenamente nas bastonadas que levou.
    Um dos grandes males da nossa sociedade é não haver respeito pela autoridade, e hoje em dia parece que se pode fazer tudo sem qualquer represália.
    Não deve tardar muito para que os agentes em caso de problemas se afastem, porque se fazem alguma coisa são expulsos, alvo de processos, ….

    Não deve ser nada fácil ser agente policial.

  8. Vá lá… afinal ainda há pessoas com bom-senso!!
    Haja alguém que pensa pelo própria cabeça invés de ir atrás do “rebanho”!
    Concordo planamente com os 3 últimos comentários!!
    Já chega de “chover no molhado” e está sempre repetir a mesma coisa como se alguém tivesse morrido ou tivesse ficado ferido!!
    Há tanta gente que merecia umas boas bastonadas e ainda veem para aqui todos indignados, como se fossem santinhos…

  9. Se eu fosse polícia quando visse uma confusão lembrava-me que estava com uma dor de cabeça e ia à farmácia buscar uma aspirina. Lidam com a escumalha o dia todo! Estão à espera que sejam muito sensíveis e mantenham o sangue frio 24h/7d? São sempre presos por ter cão e presos por não ter. Este agente merece uma repreensão ou outra coisa do género mas o outro (adeto) também deverá ser responsabilizado pela forma como se dirigiu ao agente.

  10. exagerou 3 vezes acho que já chega,e se a quarta for contigo ou um familiar teu , a passar num momento em que ele tenha perdido a cabeça e tornar a agredir quem se meter a sua frente a tentar a acalmar e levar com o seu mau feitio

  11. Se ele lhe chamou isso tudo, de certeza que o conhecia a ele e à mãezinha dele
    Devia mesmo ser expulso, assim num instantinho a vingança tinha início, até lá não pode ser porque a máfia fardada protege-se toda por mais merda que faça

RESPONDER

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …