Surto de sarampo na Europa já fez pelo menos 25 vítimas

Pelo menos 25 pessoas morreram de sarampo na Europa no atual surto da doença, com a esmagadora maioria das vítimas a registar-se na Roménia, país que em pouco mais de um ano teve mais de 4.800 pessoas infetadas.

O balanço mais recente feito pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças reporta a casos contabilizados até 21 de abril, havendo pelo menos 15 países europeus com notificações de sarampo.

A Roménia, onde se pensa que terá começado o atual surto na Europa, contabiliza 4.881 casos de sarampo de janeiro de 2016 até meados de abril deste ano, sendo que 23 casos foram mortais.

Portugal registou um caso mortal de sarampo, numa jovem de 17 anos que não estava vacinada, e a Bulgária teve também uma morte num bebé de 10 meses não imunizado, segundo o relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa).

A vacina é a melhor forma de prevenir o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa. Em Portugal é gratuita e deve ser dada aos 12 meses e aos cinco anos.

Quanto ao número total de casos, Portugal tem até ao momento 25 situações de sarampo confirmadas, segundo o mais recente balanço da Direção-geral da Saúde (DGS).

A Itália registou mais de 1.700 casos, a Alemanha 462, França 134 casos, Espanha com 44 e a Bélgica tem mais de 160 infeções confirmadas.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E a agenda pró-vacina continua…
    Se não se questionam o porquê de haver cada vez mais pessoas contra as vacinas é porque aceitam cegamente tudo o que as ditas “autoridades” lhes dizem.
    Sabem porque há cada vez mais pessoas relutantes em se vacinar? porque há cada vez mais pessoas conscientes das porcarias que lá metem dentro. Se fosse só o viruzito atenuado, com cloreto de sódio, sem ser necessário outros conservantes, antigenos,adjuvantes,antibióticos, glutamato monossódico, sacarose, frutose(vírus e bactérias alimentam-se açúcares, inclusive células cancerígenas), polisorbato 80, formaldeído,esqualeno, já para não falar do alumínio, timerosal e células de fetos abortados (que na bula aparece como células diplóides humanas), etc etc etc.
    Leiam as bulas das vacinas e pesquisem os ingredientes um a um e a sua segurança.
    Se tudo o que consumimos (processado)fosse seguro, de certeza que não haveria tanto caso de cancro como há nos dias de hoje, que aumenta de ano para ano, já para não falar em distúrbios do sistema imunitário. Estamos rodeados de toxinas e as vacinas não são exceção. Não é assim tão difícil de admitir isso uma vez que se sabe o que lá está dentro. Parem para pensar um bocado sobre isso e investiguem por vocês próprios. Não se deixem influenciar por ninguém só porque sim.

    • Tive que ler várias vezes o que é que foi aqui escrito… Você está bem?
      Acabou de dizer que prefere ver bébés/crianças a morrer de doenças que se encontravam praticamente extintas GRAÇAS ÀS VACINAS…
      Só lhe faltava dizer que as vacinas criam autismo…
      Tenha tento na língua e reanalise essa sua posição porque claramente está errada.

RESPONDER

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …