Surto de sarampo na Europa já fez pelo menos 25 vítimas

Pelo menos 25 pessoas morreram de sarampo na Europa no atual surto da doença, com a esmagadora maioria das vítimas a registar-se na Roménia, país que em pouco mais de um ano teve mais de 4.800 pessoas infetadas.

O balanço mais recente feito pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças reporta a casos contabilizados até 21 de abril, havendo pelo menos 15 países europeus com notificações de sarampo.

A Roménia, onde se pensa que terá começado o atual surto na Europa, contabiliza 4.881 casos de sarampo de janeiro de 2016 até meados de abril deste ano, sendo que 23 casos foram mortais.

Portugal registou um caso mortal de sarampo, numa jovem de 17 anos que não estava vacinada, e a Bulgária teve também uma morte num bebé de 10 meses não imunizado, segundo o relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa).

A vacina é a melhor forma de prevenir o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa. Em Portugal é gratuita e deve ser dada aos 12 meses e aos cinco anos.

Quanto ao número total de casos, Portugal tem até ao momento 25 situações de sarampo confirmadas, segundo o mais recente balanço da Direção-geral da Saúde (DGS).

A Itália registou mais de 1.700 casos, a Alemanha 462, França 134 casos, Espanha com 44 e a Bélgica tem mais de 160 infeções confirmadas.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E a agenda pró-vacina continua…
    Se não se questionam o porquê de haver cada vez mais pessoas contra as vacinas é porque aceitam cegamente tudo o que as ditas “autoridades” lhes dizem.
    Sabem porque há cada vez mais pessoas relutantes em se vacinar? porque há cada vez mais pessoas conscientes das porcarias que lá metem dentro. Se fosse só o viruzito atenuado, com cloreto de sódio, sem ser necessário outros conservantes, antigenos,adjuvantes,antibióticos, glutamato monossódico, sacarose, frutose(vírus e bactérias alimentam-se açúcares, inclusive células cancerígenas), polisorbato 80, formaldeído,esqualeno, já para não falar do alumínio, timerosal e células de fetos abortados (que na bula aparece como células diplóides humanas), etc etc etc.
    Leiam as bulas das vacinas e pesquisem os ingredientes um a um e a sua segurança.
    Se tudo o que consumimos (processado)fosse seguro, de certeza que não haveria tanto caso de cancro como há nos dias de hoje, que aumenta de ano para ano, já para não falar em distúrbios do sistema imunitário. Estamos rodeados de toxinas e as vacinas não são exceção. Não é assim tão difícil de admitir isso uma vez que se sabe o que lá está dentro. Parem para pensar um bocado sobre isso e investiguem por vocês próprios. Não se deixem influenciar por ninguém só porque sim.

    • Tive que ler várias vezes o que é que foi aqui escrito… Você está bem?
      Acabou de dizer que prefere ver bébés/crianças a morrer de doenças que se encontravam praticamente extintas GRAÇAS ÀS VACINAS…
      Só lhe faltava dizer que as vacinas criam autismo…
      Tenha tento na língua e reanalise essa sua posição porque claramente está errada.

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …