Surto no Hospital de Braga: quatro mortes investigadas

1

(dr) Hospital de Braga

Edifício do Hospital de Braga

Hospital de Braga

Oito doentes infectados e 140 são portadores de bactérias multirresistentes a antibióticos. Mas a situação está controlada.

O Hospital de Braga está a ser afectado por um surto provocado por bactérias multirresistentes a antibióticos.

A notícia foi avançada nesta quinta-feira pela CNN Portugal; horas depois, o director clínico do hospital, Jorge Marques, confirmou que quatro mortes estão a ser investigadas, por suspeitas de ligação com esse surto.

“Mas não se pode dizer já que essa foi a causa directa da morte. Pode ter contribuído, pode haver alguma relação, mas ainda estamos a analisar”, comentou Jorge Marques.

Além dos falecimentos, há oito pessoas hospitalizadas que estão infectadas e 140 doentes (cerca de 20% do total) são portadores destes microorganismos – mas estão “colonizados”, não obrigatoriamente infectados.

Ana Cláudia Carvalho, directora do serviço de infecciologia do Hospital de Braga, explicou que o surto é “um conjunto de bactérias resistentes a carbapenemos [antibióticos de última linha], que habitualmente estão presentes no tracto intestinal e que são muito comuns”.

Jorge Marques assegurou que a situação está controlada: “Durante o primeiro trimestre deste ano, registámos um aumento de incidência de bactérias resistentes aos antibióticos. Um aumento de incidência de casos é um surto, mas não é propriamente uma situação de alarme geral. Tomando medidas, isto controla-se”.

Precisamente em relação às medidas, a direcção do hospital decidiu ser mais “agressiva”, para impedir o risco de transmissão: há agora rastreio a todos os doentes que ficam internados, as pessoas afectadas ficam isoladas e a limpeza e a desinfecção foram reforçadas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Obrigado Bloco Esquerda!
    Obrigado comedores!
    Obrigado por nos terem tirado o melhor hospital do pais para colocar lá os vossos afilhados!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.