/

Surface com lucro pela primeira vez ao fim de dois anos

ambbase / Flickr

-

Após dois anos e quase dois mil milhões de dólares em prejuízos, o Surface da Microsoft conseguiu alcançar finalmente lucro no terceiro trimestre de 2014, terminado no passado mês de setembro.

No trimestre terminado a 30 de setembro, a Microsoft registou 908 milhões de dólares em receita para a linha de tablet Surface, um aumento de 127 por cento em relação ao mesmo período de 2013.

A Microsoft disse que a gama Surface gerou uma margem positiva, resultado que alinhou-se com as estimativas previamente avançadas pelos analistas.

De acordo com a Computerworld, a margem não atingiu um valor muito elevado – cerca de 13,4 por cento. Este valor é superior à média registada no segmento dos PC Windows, mas menos de metade ou até um terço da margem obtida com tablets.

Desde a sua introdução em outubro de 2012, o Surface revelou-se para a Microsoft um tiro saído pela culatra, tendo prejuízos de 1,73 mil milhões de dólares nos sete primeiros trimestres. Contudo, com o trimestre de setembro, as perdas totais foram reduzidas para cerca de 1,6 mil milhões de dólares.

A campanha publicitária da Microsoft para o Surface tem sido substancial, com anúncios de televisão, incluindo um acordo de 400 milhões de dólares com a NFL (National Football League), que visa publicitar o dispositivo nas arenas desportivas.

A Microsoft começou a vender em junho o Surface Pro 3, tornando o trimestre de setembro o primeiro em que foram atingidos os objetivos para as receitas.

A CFO, Amy Hood, afirma que as vendas do Surface Pro 3 estão atingir resultados duas vezes melhores dos que os obtidos com o Surface Pro 2, modelo agora descontinuado, lançado no outono de 2013.

Um analista da Stratechery.com realçou que os altos preços do Surface Pro 3, que variam entre os 799 e os 1949 dólares, geraram um aumento das receitas, ao passo que os lucros gerados no período homólogo de 2013 foram reflexo de fortes vendas de tablets Surface RT.

O analista observou ainda que a Microsoft não revelou as vendas unitárias do Surface, sendo impossível determinar quais os modelos que venderam melhor ou dizer se o volume de vendas aumentou ou diminuiu.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.