Super-erupções vulcânicas estão a interromper a recuperação da camada de ozono

Zalrian Sayat / EPA

Desde que o buraco do ozono na Antártida foi detetado em 1985, o esgotamento da camada de ozono – o “grande guarda-chuva” que protege toda a vida na Terra – levantou uma preocupação considerável.

Os esforços das comunidades internacionais levaram ao sucesso do “Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destrói a Camada de Ozono”, assinado em 1987, que proibiu a produção e uso global de clorofluorcarbonetos, a principal causa do ozono esgotado.

Desde então, as substâncias destruidoras do ozono (ODSs) na estratosfera foram gradualmente eliminadas e a destruição adicional do ozono foi evitada. A camada de ozono tem vindo a recuperar-se gradualmente e os cientistas estimam que atingirá o nível dos anos 80 até meados deste século.

“No entanto, fortes erupções vulcânicas, especialmente quando um super vulcão entra em erupção, terão um forte impacto no ozono e podem interromper os processos de recuperação do ozono”, disse Ke Wei, do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências, em comunicado. Wei é o autor correspondente de um artigo recentemente publicado na revista Advances in Atmospheric Sciences.

Para estimar o efeito de um possível supervulcão na camada de ozono em recuperação, a equipa de Wei trabalhou com cientistas russos e usou um modelo de transporte e um modelo químico-climático para simular o impacto de super erupções vulcânicas no ozono estratosférico durante diferentes períodos de recuperação do ozono.

Os resultados mostram que a percentagem da diminuição total média global de ozono na coluna no cenário da metade dos ODSs dos anos 90 é de aproximadamente 6% e a percentagem é de 6,4% nos trópicos.

Quando todas as ODS antropogénicas são removidas e apenas fontes naturais  permanecem, uma erupção super vulcânica produz uma diminuição média global de ozono de 2,5%, com uma perda de 4,4% nos trópicos.

“Essas poucas destruições não devem ser subestimadas, pois o Relatório de Avaliação do Ozono em 2014 pela Organização Meteorológica Mundial sugeriu um esgotamento de ozono de 2,5% fora das regiões polares durante o pior período de esgotamento nos anos 90”, disse o principal autor, Luyang Xu.

Xu está preocupado com o facto de que, uma vez que as super-erupções vulcânicas também podem injetar uma grande carga de halogénios na atmosfera, que destroem diretamente o ozono na estratosfera, a verdadeira diminuição causada por super vulcões poderia ser ainda mais séria do que a estimativa.

No entanto, as observações e estudos atuais não conseguem fornecer informações suficientes sobre as quantidades exatas de halogénios vulcânicos que entram na estratosfera.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …