Super-computador Watson vai ter versão portuguesa

ascentstage / Flickr

O super-computador Watson na sua sala refrigerada

O super-computador Watson na sua sala refrigerada

O presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, anunciou esta terça-feira que o Watson, um supercomputador de tratamento e validação de dados e de reconhecimento da linguagem natural, vai ter uma versão em português.

À margem da conferência sobre as Cidades do Futuro, o responsável explicou à agência Lusa que, na prática, o Watson “vai entender o português e poder comunicar com o ser humano em português”.

António Raposo de Lima recordou haver outras línguas mais faladas no mundo, mas que o “português vem primeiro e não é por acaso”.

bcsdportugal.org

António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal

António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal

“Terá certamente que ver com o ecossistema português, que é muito reconhecido na ‘corporation’ (empresa). Há outros países que falam a língua portuguesa e tem a ver com ‘roadmaps’ (caminhos) que são defendidos e aprovados”, argumentou.

Para Raposo de Lima, esta escolha do português para o Watson, que processa os dados mais como um humano do que como um computador, deve ser um “orgulho”, ao ser reconhecido que  “a língua portuguesa é um património absolutamente insubstituível“.

Acrescentou ser um projeto que vai tendo os seus desenvolvimentos e que nos “próximos meses” já se pode anunciar alguma novidade, nomeadamente num setor.

Com início na área da medicina, o Watson funciona depois de o utilizador teclar o gostaria de saber e a ferramenta cria depois resultados que explicam o porquê de determinadas coisas acontecerem e o que provavelmente irá ocorrer.

“Esta informação é disponibilizada na terminologia que se utiliza normalmente no mundo empresarial, permitindo aos profissionais interagir com os resultados e colocar novas perguntas”, segundo informação da IBM.

O Watson tornou-se popular quando derrotou os humanos no Jeopardy, um jogo de perguntas e respostas da televisão norte-americana.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.