Super-computador Watson vai ter versão portuguesa

ascentstage / Flickr

O super-computador Watson na sua sala refrigerada

O super-computador Watson na sua sala refrigerada

O presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, anunciou esta terça-feira que o Watson, um supercomputador de tratamento e validação de dados e de reconhecimento da linguagem natural, vai ter uma versão em português.

À margem da conferência sobre as Cidades do Futuro, o responsável explicou à agência Lusa que, na prática, o Watson “vai entender o português e poder comunicar com o ser humano em português”.

António Raposo de Lima recordou haver outras línguas mais faladas no mundo, mas que o “português vem primeiro e não é por acaso”.

bcsdportugal.org

António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal

António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal

“Terá certamente que ver com o ecossistema português, que é muito reconhecido na ‘corporation’ (empresa). Há outros países que falam a língua portuguesa e tem a ver com ‘roadmaps’ (caminhos) que são defendidos e aprovados”, argumentou.

Para Raposo de Lima, esta escolha do português para o Watson, que processa os dados mais como um humano do que como um computador, deve ser um “orgulho”, ao ser reconhecido que  “a língua portuguesa é um património absolutamente insubstituível“.

Acrescentou ser um projeto que vai tendo os seus desenvolvimentos e que nos “próximos meses” já se pode anunciar alguma novidade, nomeadamente num setor.

Com início na área da medicina, o Watson funciona depois de o utilizador teclar o gostaria de saber e a ferramenta cria depois resultados que explicam o porquê de determinadas coisas acontecerem e o que provavelmente irá ocorrer.

“Esta informação é disponibilizada na terminologia que se utiliza normalmente no mundo empresarial, permitindo aos profissionais interagir com os resultados e colocar novas perguntas”, segundo informação da IBM.

O Watson tornou-se popular quando derrotou os humanos no Jeopardy, um jogo de perguntas e respostas da televisão norte-americana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …