Super-bactérias destruídas por poção medieval de alho e cebola

Um tratamento com mais de mil anos de idade, usado na Idade Média para combater infecções nos olhos, pode ser a chave para acabar com as super-bactérias resistentes a antibióticos, de acordo com investigadores da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha.

A equipa de cientistas cientistas recriou um remédio anglo-saxónico do século 10, que continha cebola, alho, vinho e bílis de vaca.

A equipa ficou surpreendida ao descobrir que o remédio antigo tinha exterminado quase completamente a  Staphylococcus aureus, famigerada bactéria resistente à meticilina – destruindo em cerca de 90%.

O medicamento foi descrito num antigo manuscrito anglo-saxónico com instruções sobre tratamentos e bálsamos, o Bald’s Leechbook, documento que está arquivado na British Library.

O manuscrito é considerado um dos primeiros exemplos de um “livro medicinal”, diz Tom Feilden, editor científico do programa Today, da BBC.

Bálsamo para os olhos

Christina Lee, especialista em cultura anglo-saxónica da Universidade de Nottingham, traduziu do documento a receita de um “bálsamo para os olhos, feito com alho, cebola ou alho-porro, vinho e bílis de vaca”.

“Escolhemos esta receita porque contém ingredientes, como o alho, que estão a ser investigados actualmente por cientistas devido à sua potencial eficácia em tratamentos com antibióticos”, explica a especialista, que teve a ideia de verificar cientificamente o efeito do remédio.

The British Library Board

Cientistas tentaram reproduzir com exactidão a receita do Bald's Leechbook, um manuscrito do século 10

Cientistas tentaram reproduzir com exactidão a receita do Bald’s Leechbook, um manuscrito do século 10

“Algumas palavras da receita eram ambíguas e tivemos que pensar muito para saber a que ingredientes se referiam”, conta Freya Harrison, investigadora da Escola de Ciências da Vida da mesma universidade.

“Reconstruímos a receita da forma mais fiel que pudemos”, acrescentou a cientista.

Receita detalhada

A receita descreve uma forma muito específica de obter o bálsamo, que inclui a utilização de uma vasilha de metal para ferver a mistura em água, deixada depois em descanso durante nove dias.

Os investigadores provavam o medicamento final e todos os ingredientes frescos separadamente, bem como uma solução de controlo sem os componentes vegetais.

A receita do bálsamo para os olhos de Bald
• Misturar uma quantidade semelhante de alho com cebola ou alho-poró, picada e esmagada em um pilão durante dois minutos.
• Adicionar 25 ml de ‘vinho inglês’, extraído de um vinhedo histórico perto de Glastonbury, que já existia no século 9, para tentar reproduzir a receita da forma mais fiel.
• Dissolver sais biliares bovinos em água destilada e então manter a mistura fria, a quatro graus, durante nove dias.

O remédio resultante da receita medieval exterminou até 90% das bactérias cultivadas em laboratório, tanto em feridas sintéticas como em feridas reais infectadas em ratos.

Harrison afirma que a equipa esperava que o bálsamo demonstrasse “alguma atividade antibiótica”.

“Mas ficámos espantados ao ver a eficácia da combinação de ingredientes“, afirmou.

Os cientistas diluíram a mistura para testar a dosagem ideal contra uma infecção real numa pessoa.

A equipa concluiu que, quando muito diluído, o remédio não consegue matar o Staphylococcus aureus, bactéria que gera infecções na pele e no sangue – uma super-bactéria, resistente a antibióticos como a meticilina.

Mas, mesmo diluído, o remédio consegue interferir na comunicação celular da bactéria.

Para os investigadores, esta é uma “conclusão chave“, já que as células precisam de comunicar entre si, para activar os genes que permitem que elas causem danos nos tecidos infectados.

Os micro-biólogos acreditam que bloquear esta comunicação seria uma forma alternativa de tratar infecções.

(CC0/PD) pxhere

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

Staphylococcus aureus, uma bacteria resistente aos antibióticos

As conclusões da equipa de investigadores vão ser apresentadas na Conferência Anual da Sociedade de Microbiologia Geral, em Birmingham.

“Parece que os médicos anglo-saxónicos puseram em prática algo muito próximo dos métodos científicos modernos, com ênfase na observação e na experimentação”, disse Tom Feilden à BBC.

“O Bald’s Leechbook pode conter lições importantes para nossa batalha actual contra a resistência a antibióticos“, acrescentou o cientista.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …