Sul-coreanos ficam um ano mais novos a partir de hoje

Todos os cidadãos sul-coreanos vão ficar mais novos um ano a partir desta quarta-feira, sob o abrigo de um conjunto de leis que exigem a utilização do sistema internacional de contagem de idade aprovadas em dezembro de 2022.

A partir desta quarta-feira, todos os cidadãos sul-coreanos irão ver a sua idade reduzida em um ano na sequência de uma mudança oficial no sistema de contagem de idade do país.

A medida já havia sido anunciada em dezembro de 2022 pelo Governo sul-coreano, que aprovou um conjunto de leis que exigem a utilização do sistema internacional de contagem de idade, em que a idade é baseada na data de nascimento, noticiou a NPR.

A Coreia do Sul utiliza atualmente três sistemas de contagem de idade, mas a maioria dos cidadãos obedece à “idade coreana”, em que uma pessoa tem um ano de idade quando nasce e fica com um ano a mais a cada Ano Novo. Um bebé nascido a 31 de dezembro teria dois anos de idade no dia seguinte.

A medição era até agora usada em quase todos os contextos sociais, bem como no seio do trabalho, onde as hierarquias de idade são consideradas relevantes.

O objetivo da mudança — implementada pelo presidente Yoon Suk Yeol quando concorreu a chefe de Estado no ano passado — será reduzir a confusão relativa à idade e compactuar com os padrões internacionais de medição de idade.

Mais de 80% dos sul-coreanos apoiaram a unificação do sistema de contagem, de acordo com uma sondagem realizada em setembro de 2022.

Os sul-coreanos não precisarão de atualizar nenhum documento ou identidade, pois a idade usada para formulários do governo é baseada no sistema internacional, assim como para aposentadoria, pensão e votação. O serviço militar obrigatório e as admissões escolares seguem a idade civil que tem em consideração o ano de nascimento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.