Suécia vs Inglaterra | “Três leões” fazem História

Vinte e oito anos depois, a Inglaterra está novamente nas meias-finais de um Campeonato do Mundo, após uma vitória sobre a Suécia por 2-0.

A formação britânica foi sempre melhor que a Suécia e venceu por dois golos sem resposta, numa partida na qual dominou, soube trocar a bola e imprimir velocidade nos momentos certos do jogo.

Depois, foi só aproveitar boa parte das ocasiões de golo que criou, fazendo dois golos nos únicos remates enquadrados que conseguiu – imitando o feito estatístico da França na sexta-feira.

Desde cedo a Inglaterra pegou no jogo, perante uma Suécia habituada a esperar pelos seus adversários e a lançar contra-ataques rápidos. Por volta da meia-hora, os ingleses registavam 60% de posse de bola, embora tantos remates (um) como os nórdicos.

E foi mesmo em cima do minuto 30 que os britânicos marcaram. Canto da esquerda de Ashley Young e Harry Maguire saltou mais alto que todos para fazer o 1-0.

Um golo que se justificava pelo melhor futebol dos ingleses, pelo domínio expresso em 59% de posse e por ser praticamente a única equipa a criar perigo, com cinco remates contra um. O melhor em campo nesta fase era Harry Maguire, com um rating de 6.9.

O reatamento trouxe o segundo de Inglaterra. O domínio continuava a ser dos “três leões, que fizeram o 2-0 aos 59 minutos, num cabeceamento de Dele Alli ao segundo poste, após brilhante passe de Jesse Lingard.

A Suécia reagiu e ameaçou Jordan Pickford em diversos momentos, mas o guardião inglês esteve sempre muito atento e realizou três intervenções de grande nível.

Mas o controlo dos acontecimentos era inglês, pelo que os “três leões” seguraram uma passagem às meias-finais que não acontecia desde 1990, graças a 58% de posse e a 12 remates, contra seis dos suecos.

O melhor em campo foi Maguire, com um GoalPoint Rating de 7.6. O defesa marcou um golo, fez dois passes para finalização, ganhou seis de sete duelos aéreos defensivos e quatro de cinco ofensivos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …