Suécia usa o método mais estranho do mundo para reciclar lixo

Ser “verde” exige ter força de vontade e, às vezes, até mesmo um bom estômago. Pelo menos é isso que acontece na Suécia, que parece ser pioneira nesta área, mas que usa um método muito estranho para reciclar restos de comida.

Um aviso para os mais sensíveis: este artigo fala sobre larvas e lixo.

Um estudo da Universidade Agrícola de Uppsala, na Suécia, revelou que a transformação de resíduos alimentares em comida para animais, com recurso à utilização de larvas, traz uma série de vantagens em comparação com outros métodos de reciclagem.

Este projeto recebeu recentemente financiamento para a construção de uma fábrica experimental na cidade sueca de Eskilstuna, onde milhões de larvas famintas vão comer pelo menos uma tonelada de lixo por dia.

“É como ficar com o santo e com a esmola. Estamos prontos para substituir a alimentação nociva para a ecologia e, como bónus, ganhar mais ao gerir o lixo”, disse à Sveriges Radio Bjorn Vinneras, professor da Universidade Agrícola de Uppsala.

“Para atingir o nível de consumo de uma tonelada, precisamos aproximadamente de meio milhão de larvas por dia“, observou.

A Universidade sustenta que este tipo de “produção de comida para animais”, usando larvas em grande escala, poderá tornar-se uma opção interessante para os municípios, bem como para a indústria. De acordo com Vinneras, é tecnicamente muito mais fácil construir uma fábrica com larvas do que uma feita de biogás.

Além disso, este tipo de “forragem” contém proteínas importantes para a alimentação animal.

Podemos duplicar as receitas obtendo um produto que tem um alto valor comercial. As proteínas têm um preço alto hoje em dia no mercado mundial”, disse Vinneras, defendendo que a alimentação animal produzida com vermes é mais substancial do que a de soja ou de farinha de peixe.

Há apenas um problema: as reivindicações legítimas de quem não concorda com este método. Atualmente, na União Europeia, continua a ser proibido alimentar gado utilizando insetos criados com substâncias animais.

No entanto, Vinneras espera uma alteração na legislação, devido à grande pressão nos legisladores da UE por parte dos agricultores, que gostavam de usar insetos como fonte de proteína barata que é.

A fábrica experimental vai ser construída no próximo outono, graças ao financiamento da empresa energética sueca Eskilstuna Energy e da Agência Sueca de Proteção Ambiental.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Má tradução… no artigo original… onde suponho que apareceria a palavra “plant”… aqui traduzida para planta… o significado era outro… o de fábrica!… como na expressão “power plant”…

    Verifiquem e corrijam… se assim o entenderem… mas como está, não é lógico…

  2. Sabem que existe uma bactéria, que degrada resíduos nucleares alimentando-se deles? Pois é. Os Americanos bem sabem disso., e só não utilizam esse método, porque não querem, preferindo lança-los no mar ou no solo. Bom seria que os nosso vizinhos, obtassem por esse método, em vez de construírem silos. Mas na verdade, o melhor mesmo, era terminar com esse tipo de energia.

RESPONDER

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Tribunal de Contas deteta falta de controlo na gestão de donativos de Pedrógão Grande

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …