Suécia usa o método mais estranho do mundo para reciclar lixo

Ser “verde” exige ter força de vontade e, às vezes, até mesmo um bom estômago. Pelo menos é isso que acontece na Suécia, que parece ser pioneira nesta área, mas que usa um método muito estranho para reciclar restos de comida.

Um aviso para os mais sensíveis: este artigo fala sobre larvas e lixo.

Um estudo da Universidade Agrícola de Uppsala, na Suécia, revelou que a transformação de resíduos alimentares em comida para animais, com recurso à utilização de larvas, traz uma série de vantagens em comparação com outros métodos de reciclagem.

Este projeto recebeu recentemente financiamento para a construção de uma fábrica experimental na cidade sueca de Eskilstuna, onde milhões de larvas famintas vão comer pelo menos uma tonelada de lixo por dia.

“É como ficar com o santo e com a esmola. Estamos prontos para substituir a alimentação nociva para a ecologia e, como bónus, ganhar mais ao gerir o lixo”, disse à Sveriges Radio Bjorn Vinneras, professor da Universidade Agrícola de Uppsala.

“Para atingir o nível de consumo de uma tonelada, precisamos aproximadamente de meio milhão de larvas por dia“, observou.

A Universidade sustenta que este tipo de “produção de comida para animais”, usando larvas em grande escala, poderá tornar-se uma opção interessante para os municípios, bem como para a indústria. De acordo com Vinneras, é tecnicamente muito mais fácil construir uma fábrica com larvas do que uma feita de biogás.

Além disso, este tipo de “forragem” contém proteínas importantes para a alimentação animal.

Podemos duplicar as receitas obtendo um produto que tem um alto valor comercial. As proteínas têm um preço alto hoje em dia no mercado mundial”, disse Vinneras, defendendo que a alimentação animal produzida com vermes é mais substancial do que a de soja ou de farinha de peixe.

Há apenas um problema: as reivindicações legítimas de quem não concorda com este método. Atualmente, na União Europeia, continua a ser proibido alimentar gado utilizando insetos criados com substâncias animais.

No entanto, Vinneras espera uma alteração na legislação, devido à grande pressão nos legisladores da UE por parte dos agricultores, que gostavam de usar insetos como fonte de proteína barata que é.

A fábrica experimental vai ser construída no próximo outono, graças ao financiamento da empresa energética sueca Eskilstuna Energy e da Agência Sueca de Proteção Ambiental.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Má tradução… no artigo original… onde suponho que apareceria a palavra “plant”… aqui traduzida para planta… o significado era outro… o de fábrica!… como na expressão “power plant”…

    Verifiquem e corrijam… se assim o entenderem… mas como está, não é lógico…

  2. Sabem que existe uma bactéria, que degrada resíduos nucleares alimentando-se deles? Pois é. Os Americanos bem sabem disso., e só não utilizam esse método, porque não querem, preferindo lança-los no mar ou no solo. Bom seria que os nosso vizinhos, obtassem por esse método, em vez de construírem silos. Mas na verdade, o melhor mesmo, era terminar com esse tipo de energia.

RESPONDER

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …