Suécia usa o método mais estranho do mundo para reciclar lixo

Ser “verde” exige ter força de vontade e, às vezes, até mesmo um bom estômago. Pelo menos é isso que acontece na Suécia, que parece ser pioneira nesta área, mas que usa um método muito estranho para reciclar restos de comida.

Um aviso para os mais sensíveis: este artigo fala sobre larvas e lixo.

Um estudo da Universidade Agrícola de Uppsala, na Suécia, revelou que a transformação de resíduos alimentares em comida para animais, com recurso à utilização de larvas, traz uma série de vantagens em comparação com outros métodos de reciclagem.

Este projeto recebeu recentemente financiamento para a construção de uma fábrica experimental na cidade sueca de Eskilstuna, onde milhões de larvas famintas vão comer pelo menos uma tonelada de lixo por dia.

“É como ficar com o santo e com a esmola. Estamos prontos para substituir a alimentação nociva para a ecologia e, como bónus, ganhar mais ao gerir o lixo”, disse à Sveriges Radio Bjorn Vinneras, professor da Universidade Agrícola de Uppsala.

“Para atingir o nível de consumo de uma tonelada, precisamos aproximadamente de meio milhão de larvas por dia“, observou.

A Universidade sustenta que este tipo de “produção de comida para animais”, usando larvas em grande escala, poderá tornar-se uma opção interessante para os municípios, bem como para a indústria. De acordo com Vinneras, é tecnicamente muito mais fácil construir uma fábrica com larvas do que uma feita de biogás.

Além disso, este tipo de “forragem” contém proteínas importantes para a alimentação animal.

Podemos duplicar as receitas obtendo um produto que tem um alto valor comercial. As proteínas têm um preço alto hoje em dia no mercado mundial”, disse Vinneras, defendendo que a alimentação animal produzida com vermes é mais substancial do que a de soja ou de farinha de peixe.

Há apenas um problema: as reivindicações legítimas de quem não concorda com este método. Atualmente, na União Europeia, continua a ser proibido alimentar gado utilizando insetos criados com substâncias animais.

No entanto, Vinneras espera uma alteração na legislação, devido à grande pressão nos legisladores da UE por parte dos agricultores, que gostavam de usar insetos como fonte de proteína barata que é.

A fábrica experimental vai ser construída no próximo outono, graças ao financiamento da empresa energética sueca Eskilstuna Energy e da Agência Sueca de Proteção Ambiental.

Avatar ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Má tradução… no artigo original… onde suponho que apareceria a palavra “plant”… aqui traduzida para planta… o significado era outro… o de fábrica!… como na expressão “power plant”…

    Verifiquem e corrijam… se assim o entenderem… mas como está, não é lógico…

  2. Sabem que existe uma bactéria, que degrada resíduos nucleares alimentando-se deles? Pois é. Os Americanos bem sabem disso., e só não utilizam esse método, porque não querem, preferindo lança-los no mar ou no solo. Bom seria que os nosso vizinhos, obtassem por esse método, em vez de construírem silos. Mas na verdade, o melhor mesmo, era terminar com esse tipo de energia.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …