O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

ESO

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência.

Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a presença de matéria escura no nosso Universo, uma constante que permite o crescimento infinito do Espaço de forma acelerada. Agora, um novo estudo pode alterar de forma significativa esta teoria e surpreender a comunidade científica.

De acordo com o Futurism, uma equipa internacional de cientistas descobriu evidências da “quintessência“, um quinto elemento responsável pela expansão do Universo, mas também pela sua possível diminuição em determinada fase.

Ao contrário da matéria escura, a quintessência não é uma constante cosmológica, uma vez que possui uma densidade que pode abrandar ao longo do tempo. Isto significa que a ideia de que o Universo continua a crescer de forma ininterrupta poderia ser refutada.

No entanto, neste cenário, apareceria uma outra possibilidade preocupante: a determinado o momento, o Espaço poderia começar a diminuir de tamanho e nós acabaríamos como uma “lata de refrigerante amassada”. “Estamos de volta a uma situação em que não temos ideia de como o Universo vai acabar”, disse Sean Carroll, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

Uma equipa de cientistas do High Energy Accelerator Research Organization (KEK), no Japão, e do Instituto Max Planck, na Alemanha, observou mapas do Fundo Cósmico de Microondas (CMB), que possui a radiação eletromagnética que sobrou dos primeiros estágios do Universo, de modo a provar a existência da quintessência.

Os especialistas procuraram assinaturas específicas de luz, com a esperança de que estes sinais mostrassem campos elétricos de luz polarizada a “balançar” de maneira direcionada, em vez de irem para qualquer direção – e foi exatamente o que encontraram.

No fundo, a luz residual sofre uma “torção” conforme viaja pelo Universo. Por sua vez, a polarização da luz só pode ser explicada pelo meio no qual as ondas viajam – ou seja, a quintessência, ou o quinto elemento.

Os resultados ainda são preliminares, mas foi o mais perto que qualquer cientista conseguiu chegar de ressuscitar o “éter” desde a publicação da Teoria da Relatividade Geral, em 1905.

De acordo com a Nature, se esta teoria for confirmada por investigações futuras, pode ter consequências drásticas para a compreensão do Universo. Se a energia escura fosse, de facto, quintessência, a expansão poderia realmente desacelerar e eventualmente desaparecer completamente.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Esta ideia de que o espaço se expande ou encolhe, causa-me alergia. Penso que os cientistas gostam de complicar quando as coisas podem ser mais simples. Mas qual é o problema em pensar que o espaço é feito de absolutamente nada e é infinito? O nada não se expande nem se encolhe, apenas existe infinitamente. É apenas o meio que é sucessivamente ocupado e desocupado pelos corpos feitos de absolutamente alguma coisa, ou seja, os corpos materiais movem-se através do nada que é o próprio espaço.

    • Boa noite, Sr Joaquim,
      Esta a esquecer-se que o espaço não é só espaço, mas sim Espaço Tempo (tempo de velocidade a que os segundos andam, que não é igual em todo o lado! Einstein. O nosso universo está dentro do EspaçoTempo, nele estão todas as milhares de milhares de galáxias, numa das quais, a Terra está, VIA Lactea. Fora do Universo de EspaçoTempo está outro, esse sim vazio. Vazio até do fenómeno tempo. O nosso universo expande-se (assim todas as medições o indicam) tomando esse vazio. O tempo, o passar do tempo só existe dentro do universo, o BigBang, nos estamos dentro dessa bolha inicial. O BigBang é como se ainda estivesse a ocorrer, mas estamos dentro dele. Só seria possível vê-lo de fora do universo, do não tempo, um lugar estranho, o da não existência total, ou assim parece, ninguém sabe de verdade ainda. O que estiver fora está acima até do próprio tempo.
      Muito para falar sobre isto!
      Cumprimentos,
      Ricardo

      • penso que na verdade tudo tende para o seu fim…o universo tb obviamente…pela lei da termodinâmica só isso pode ser a resposta…o entropismo domina a existência…

  2. Defendemos a teoria da expansão e da diminuição do universo desde há muito. Este ciclo não terá fim. Pelo que a conjugação da partícula atómicas também ela será infinita. Sendo assim, tudo é passível de ser imaginado.

  3. Defendemos a teoria da expansão e da diminuição do universo desde há muito. Este ciclo não terá fim. Pelo que a conjugação da partícula atómicas também ela será infinita. Sendo assim, tudo é passível de ser imaginado.

    C C

  4. Estas equações todas, suposições, teorias, observações cosmológicas vindas das mentes brilhantes dos Humanos seriam todas resolvidas se nessas equações se pusessem uma única premissa: DEUS!!!

    Ficaria assim tudo resolvido…. com isto não quero dizer que não se continuasse a estudar e a conjecturar e a analisar… mas ficaria tudo mais simples!!!!

    Manuel Gomez

    • Venha, então, Deus e que diga à humanidade qual é a verdade das coisas. Acabávamos com todas as dúvidas, teorias e suposições. Desta forma, tudo seria muito mais simples. Por algum motivo, quiçá, óbvio, não é assim.

    • Uma maneira fácil de explicar as coisas e a sua origem. Se o big-bang parece também uma explicação “simplista”, podendo-se sempre perguntar o que existia antes, os que acreditam em Deus expliquem lá como é que ele surgiu. Sempre existiu? Então porque não, considerar que o universo sempre existiu?

    • Quando se tem estudos tenta-se descobrir a origem, as causas… conhecimento.
      Quando não se tem estudos explicam que … foi Deus!
      É muito importante ir à escola

RESPONDER

Os sete planetas do tamanho da Terra da estranha estrela TRAPPIST-1 podem ser feitos de material semelhante

O sistema estelar TRAPPIST-1 é o lar do maior lote de planetas aproximadamente do tamanho da Terra já encontrado fora do nosso Sistema Solar. Descobertos em 2016 a cerca de 40 anos-luz de distância, estes …

Sem nuvens ou neblina. Descoberto o primeiro planeta semelhante a Júpiter com uma atmosfera límpida

Foi descoberto o primeiro planeta semelhante a Júpiter sem nuvens ou neblina, que é também o segundo mundo já identificado de atmosfera límpida, segundo uma nova investigação levada a cabo por astrónomos do do Harvard-Smithsonian …

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …