A Polícia Judiciária suspeita de vários casos de subornos na Parque Escolar. A Unidade Nacional de Combate à Corrupção fez dezenas de buscas a casas particulares e empresas.
Na edição desta quarta-feira, o Correio da Manhã avança que vários empreiteiros terão pago ‘luvas’ a altos responsáveis da empresa pública criada por José Sócrates para a modernização de 332 escolas.
Na terça-feira, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção fez dezenas de buscas em empresas e casas particulares de coordenadores e antigos coordenadores da empresa pública, e de responsáveis por empresas de construção civil.
A operação levada a cabo pela Polícia Judiciária acabou com várias pessoas a serem constituídas arguidas: umas por corrupção passiva (os decisores públicos) e outras por corrupção ativa (empreiteiros), tendo em conta a forma como se concertaram para viciar as regras de contratação pública, lucrando milhões de euros à margem da lei, em prejuízo de construtoras concorrentes e do erário público.
Segundo o CM, está em causa a comissão de análise de propostas de vários concursos públicos para remodelação de escolas, entre elas o liceu Passos Manuel, em Lisboa, escola onde se registou a maior derrapagem do orçamento inicial de obra, de 18 para 23 milhões.
Neste estabelecimento de ensino foram usados materiais de luxo, como mais de 70 aparelhos de ar condicionado que não são utilizados uma vez que a escola não tem orçamento para suportar o seu funcionamento, avança o jornal.
A Parque Escolar foi criada, em 2007, no primeiro governo do ex-primeiro ministro José Sócrates, para modernizar 332 escolas secundárias do país.
Isto deve fazer tudo parte da festa em que transformou a parque escolar, segundo informação da lurdinhas, ministra do 44. A PJ ainda tem dúvidas?
Estávamos todos felizes e lá tinha de vir o Passos Coelho estragar a festa, com a sua mania de rigor e sentimento de missão.
Vá lá que agora temos novamente a geringonça no poder e podemos divertirmos novamente… temos é de o fazer com mais cuidado, mas para isso também temos agora bons artistas e por isso as coisas vão correndo bem.
“lá tinha de vir o Passos Coelho estragar a festa, com a sua mania de rigor e sentimento de missão.”
Hahahaaa!…
Muito bom; a ironia não é para todos…
Ah! Ah! Ah!
E continua a festa, hein?!
Os artistas vão-se orientando, verdade?
E nós por cá vamos pagando para a festa! Ou estou enganado?
Nesta altura ainda com dúvidas! Vamos ter “festa” durante muito tempo.
A triste realidade tem estranhas semelhanças com sátira humorística do corneteiro dos cruzados que no cerco de Lisboa (1147) «tocou a saque», e morreu durante o festim da pilhagem! Mais ninguém conhecia a música do toque de «cessar o saque» e ele continua até aos nossos dias.
Quando o MFA praticou a traição de assinar o infame «pacto com os partidos» deixou-os com «toda a liberdade» para elaborarem uma magna carta que consagrasse uma OLIGARQUIA, em que o cartel dos directórios partidários, faz com que os cidadãos, VOTANDO (mesmo que seja «em branco» ou «voto nulo») estejam a «legitimar» o regímen que assim cria TOTAL DESIGUALDADE entre «eles» e o próprio cidadão/votante e os mais descarados privilégios para os membros dos gangs do poder, que culminam em roubalheiras impensáveis, com todos os obstáculos ao funcionamento da Justiça que os investigue o possa punir.
SÓ COM UMA ENORME CONSCIÊNCIA CÍVICA é que conseguiremos UMA ABSTENÇÃO MACIÇA* que invalide democraticamente estas farsas eleitorais e permita a substituição do método de Hondt por CÍRCULOS UNINOMINAIS em cada cidadão um eleja um seu representante, que efectivamente represente a sua opinião e, caso cometa a traição de não o fazer, possa ser punido pelo eleitor, não voltando a votar nele!
*Para quem gostar gostar de tomar decisões fundamentadas, vale a pena ler 2 textos de José Saramago: «Ensaio sobre a lucidez» e «Verdade e ilusão democrática» (aceder por http://expresso.sapo.pt/cultura/2015-06-18-Ensaio-de-Saramago-Verdade-e-ilusao-democratica )
Então mas não era uma “festa”… Paga Zé!
Gatunos a mais e Justiça a menos num pântano criado por políticos e outras seitas de malfeitores organizados.
De facto, parece não ter fim esta vergonha nacional da corrupção e, parece também, que ela é tão vasta, que abrangerá mesmo as entidades responsáveis por acabar com ela.
Costumo votar na Escola Clara de Resende no Porto e, há uns anos atrás, ao depositar o meu voto, reparei que havia grandes quantidades de pinturas, candeeiros, secretárias e outros objectos que agora já não recordo e perguntei a mim mesmo: porque precisará uma escola de material tão sofisticado e aparentemente caro, para funcionar?
Os anos passaram, mas não me esqueci de tão descarada aplicação de dinheiros públicos, em bens absolutamente dispensáveis num estabelecimento de ensino, até ler esta notícia que, por certo, se reportará a acontecimentos já com bastantes anos.
Confirmo o meu espanto inicial, porque, naquele momento, foi exactamente o que pensei: alguém anda a pagar luvas de pelica, a outro alguém que as recebe.
Parece que não me enganei muito.
Assim, podem vir muitos turistas. A nossa selecção pode ganhar muito dinheiro. O país, pode continuar a receber milhões da UE, mas Portugal, não irá para a frente. E não é por causa dos cidadãos que se levantam todos os dias para ir trabalhar. Esses, não têm tempo nem vida para andar a pagar luvas aqui e ali.
Os grandes males estão identificados. Falta aparecer o verdadeiro justiceiro, com eles no sítio e devidamente apoiado e acompanhado, para pôr lei e ordem neste país de alguns.
josé santos: óptimo comentário!
…e os candeeiros caríssimos “Siza Vieira!” , colocados em algumas dessas escolas ?!!!
Erra um fartar vilanagem!
Este empolamento de milhões, acontecia …e Sócrates que papel tinha, no meio desta roubalheira ?!!!!
Sócrates não tem nada a ver com isso. Ele foi um político sério e sempre se preocupou, e apenas, com o desenvolvimento do país… Comentários da má língua para engordar a ‘cabala’… Coitadinho, é apenas uma vítima. Ele e toda a corja que o rodeou e continua a rodear…
E mais uma vez o Sócrates! Poderão estar tranquilos os fanáticos do dito senhor que nada acontecerá antes da sua morte tal como nada acontecerá ao Benfica antes de ser campeão europeu de futebol, democracia infestada de corrupção parece estar a desiludir até os mais crentes.
TODO O “PULHÍTICO É CORRUPTO….. ATÉ PROVA AO CONTRÁRIO!!!!. QUARENTA E QUATRO ANOS DE ROUBALHEIRA NACIONAL….. E AINDA CHAMAM A ISTO DEMOCRACIA!!!!!. O NOME CORRECTO É CLEPTOCRACIA!