Cientistas desenvolvem spray nasal para tratar e prevenir o Alzheimer

2

Uma equipa de investigadores está a desenvolver um spray nasal que previne e cura a demência e a doença de Alzheimer em ratos. Os cientistas acreditam que funcionará da mesma forma em humanos.

Recentemente, uma equipa de cientistas japoneses criou um spray nasal que pode conter a chave para prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer e da demência neurodegenerativa.

O composto é constituído por rifampicina, um antibiótico genérico de baixo custo, e um suplemento dietético igualmente barato e comprovado, chamado resveratrol.

Segundo o El Confidencial, os investigadores já sabiam que a rifampicina tinha propriedades benéficas para travar a progressão da demência devido à acumulação de oligómeros amilóides, toxinas cerebrais associadas a doenças como o Alzheimer.

Experiências realizadas em laboratório mostraram que este antibiótico é capaz de parar a progressão destas doenças, se aplicado cedo. O senão é que a rifampicina afeta gravemente o fígado, tornando impossível a sua utilização contínua.

Em 2018, a equipa da Universidade Metropolitana de Osaka descobriu uma forma de contrariar este efeito tóxico: alterar o método de administração do medicamento. Em vez de utilizarem a via oral, mudaram para um spray nasal e os resultados foram promissores.

Além de conseguirem reduzir o efeito negativo no fígado, os cientistas também aumentaram o efeito positivo, elevando o nível do composto no cérebro, o que resultou numa melhoria cognitiva mais acentuada.

Para ajudar a contrariar os efeitos nocivos, os cientistas decidiram experimentar o suplemento dietético resveratrol, um polifenol natural.

De acordo com o artigo científico, publicado na Frontiers of Neuroscience, os níveis de enzimas hepáticas permaneceram estáveis durante os testes em animais.

Mas as boas notícias não ficam por aqui: a sinergia dos dois elementos “aumentou os níveis do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e o seu precursor (pró-BDNF), no hipocampo” – isto é, o resveratrol aumentou o efeito benéfico da rifampicina, tornando-a ainda mais eficaz.

Em breve, o spray nasal será testado em ensaios clínicos com humanos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam em todo o mundo 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para os 135.5 milhões.

ZAP //

2 Comments

  1. “Cientistas desenvolvem spray nasal para tratar e previne o Alzheimer”
    Não seria mais correto: “Cientistas desenvolvem spray nasal para tratar e prevenir o Alzheimer” ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.