Spotify enfrenta processo de 150 milhões por não pagar direitos de autor

A aplicação está a ser processada porque alegadamente não terá pago os direitos de autor da banda Camper Van Beethoven.

O líder da banda Camper Van Beethoven, David Lowery, pôs um processo ao Spotify por alegadamente o famoso serviço de streaming estar a violar alguns direitos de autor.

O processo foi aberto esta segunda-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, sendo que o vocalista da banda de rock evoca uma compensação no valor de 150 milhões de dólares, quase 138 milhões de euros.

Segundo a alegação, o Spotify distribuiu, com conhecimento de causa, o reportório musical da banda sem que esta tivesse cedido esses direitos de reprodução.

Lowery solicitou ao tribunal que se abra um recurso especial, visto não ser conhecido o verdadeiro número de prejudicados pelo serviço de streaming e por não se saber ao certo quantas pessoas ouviram as músicas.

De acordo com o vocalista, quatro músicas, entre elas “Almond Grove”, “Get On Down the Road”, “King of Bakersfield” e “Tonight I Cross the Border”, foram reproduzidas de forma ilegal pelo Spotify, para um público com cerca de 75 milhões de utilizadores distribuídos por todo o mundo.

O Spotify já reagiu à acusação, afirmando que paga tudo o que deve a todos os artistas mas que, especialmente nos Estados Unidos, confirmar se uma determinada obra possui direitos de autor é um processo bastante difícil, já que os dados são, por vezes, incompletos, incorretos ou até mesmo inexistentes.

Jonathan Prince, porta-voz da aplicação, afirmou que a empresa está a trabalhar em conjunto com autoridades responsáveis para encontrar uma melhor forma de assegurar que todos os artistas são pagos pelos seus direitos de autor.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …