Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade.

A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense afoito e chegou ao intervalo a vencer, graças a um golo madrugador de Bruno Fernandes.

Após o intervalo, os algarvios ainda tentaram discutir o resultado, mas a expulsão de Hackman fez pender a balança para o lado do Sporting, com Bas Dost a selar a vitória com mais um golo.

O Jogo explicado em Números

  • Excelente início dos “leões”, recompensado com o golo aos nove minutos, por Bruno Fernandes (7º na Liga), na sequência de um passe magistral de Daniel Podence, que, logo a abrir, rematara para boa defesa de Ricardo Ferreira. A equipa da casa fechou o primeiro quarto-de-hora com uns claros 68% de posse e 90% de eficácia de passe (contra 63% do adversário).
  • Aos 25 minutos, Bruno Fernandes somava já 32 passes, o máximo da sua equipa e o dobro do número de entregas de Rúben Fernandes, o jogador dos algarvios que liderava esta variável.
  • Pouco depois da meia-hora de jogo, Shoya Nakajima teve nos pés a possibilidade de fazer o 1-1, mas não conseguiu bater Rui Patrício no um-para-um. Era o primeiro remate em dez minutos da partida, o que demonstrava alguma quebra de ritmo no relvado de Alvalade. Ainda assim, o domínio dos “leões” permanecia inquestionável: 66% de posse e 89%de eficácia de passe.
  • À entrada para os derradeiros cinco minutos da primeira parte, Podence e Bruno Fernandes somavam ambos três passes para finalização – tantos quanto a equipa inteira do Portimonense. O jovem extremo sportinguista apresentava o mesmo número de faltas sofridas, todas elas em zona de perigo.
  • Vantagem perfeitamente justificada ao intervalo pelo que se presenciou em campo ao longo da primeira parte, embora tivesse ficado a ideia de que pecava por escassez, tal havia sido o domínio dos “leões”, que eram superiores em todos os domínios.
  • Bruno Fernandes era o jogador que surgia à cabeça dos GoalPoint Ratings, com nota 7.4, em grande parte devido ao golo apontado, a que somava ainda três passes para finalização e sete bolas colocadas na área adversária. O melhor do Portimonense era mesmo o guarda-redes, Ricardo Ferreira, com 6.2, graças às duas defesas efectuadas.
  • Início de segunda parte marcado pela expulsão do lateral-direito do Portimonense, Emmanuel Hackman, depois de uma falta dura sobre Acuña, numa altura em que os algarvios até pressionavam a equipa da casa, com 47% de posse de bola e 82% de eficácia na distribuição.
  • E foi então que surgiu o golo que deu tranquilidade às hostes leoninas, apontado pelo inevitável Bas Dost após um toque providencial de Bruno Fernandes, que desviou um cruzamento rasteiro de Gelson Martins. O golo, o 13.º do holandês no campeonato, reflectia a quebra de ritmo na equipa do Portimonense após a expulsão, tendo visto a sua posse de bola cair para 40% desde a expulsão de Hackman.
  • Aos 70 minutos, Bas Dost continuava apenas com um duelo aéreo disputado – um número bem abaixo da média do holandês no campeonato, que se situava nos 6,3. O jogador do Sporting com mais duelos pelo ar era Coates, com quatro, três deles vitoriosos.
  • Boa exibição do lateral-esquerdo Agbenyenu, do Portimonense, o titular com maior eficácia de passe (97%) e mais recuperações de bola (13) aos 85 minutos, contabilizando ainda seis acções defensivas, distribuídas de igual forma entre desarmes, alívios e intercepções.

O Homem do Jogo

Bruno Fernandes desde cedo começou a construir uma grande exibição, marcando o golo que abriu caminho para a vitória da sua equipa, logo aos nove minutos, num dos três disparos à baliza de que foi autor.

Esteve também ligado ao 2-0 com um toque precioso que acabou por servir Bas Dost. Ao todo, o médio português, contabilizou 68 passes, quatro deles para finalização, 90 toques e 11 bolas colocadas na área contrária. Embora tenha sido também líder em número de passes falhados (16) e perdas de posse (27), Bruno Fernandes foi o homem do jogo nos GoalPoint Ratings, com nota 8.3.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/942457562628345856

Jogadores em foco

  • Podence 7.1 – Excelente exibição do avançado português, coroada com a assistência para o 1-0 numa grande jogada individual. Criou duas ocasiões flagrantes de golo e somou cinco passes para finalização, mas não foi feliz em nenhuma das suas duas tentativas de drible.
  • Piccini 6.2 – Foi o jogador com mais dribles eficazes (cinco) da partida, vencendo ainda 11 dos 17 duelos que disputou. Conseguiu ainda um passe para finalização e três desarmes.
  • Lucas P. 6.0 – Dois dos três remates do Portimonense foram da sua autoria. Somou dez acções defensivas, uma delas um desarme ao último homem, e provocou dois foras-de-jogo.
  • Bas Dost 5.6 – O golo apontado não disfarçou uma exibição menos conseguida. Rematou três vezes, duas delas de forma enquadrada, mas desperdiçou uma ocasião flagrante, não somou qualquer passe para finalização e disputou quatro duelos, vencendo dois. Foi ainda apanhado três vezes em fora-de-jogo.
  • Nakajima 4.9 – O criativo japonês contabilizou três passes para finalização mas não se livrou de uma nota baixa, devido em grande parte à ocasião flagrante desperdiçada, num dos dois remates desenquadrados que fez.

Resumo

  // GoalPoint

PARTILHAR

RESPONDER

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …