Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade.

A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense afoito e chegou ao intervalo a vencer, graças a um golo madrugador de Bruno Fernandes.

Após o intervalo, os algarvios ainda tentaram discutir o resultado, mas a expulsão de Hackman fez pender a balança para o lado do Sporting, com Bas Dost a selar a vitória com mais um golo.

O Jogo explicado em Números

  • Excelente início dos “leões”, recompensado com o golo aos nove minutos, por Bruno Fernandes (7º na Liga), na sequência de um passe magistral de Daniel Podence, que, logo a abrir, rematara para boa defesa de Ricardo Ferreira. A equipa da casa fechou o primeiro quarto-de-hora com uns claros 68% de posse e 90% de eficácia de passe (contra 63% do adversário).
  • Aos 25 minutos, Bruno Fernandes somava já 32 passes, o máximo da sua equipa e o dobro do número de entregas de Rúben Fernandes, o jogador dos algarvios que liderava esta variável.
  • Pouco depois da meia-hora de jogo, Shoya Nakajima teve nos pés a possibilidade de fazer o 1-1, mas não conseguiu bater Rui Patrício no um-para-um. Era o primeiro remate em dez minutos da partida, o que demonstrava alguma quebra de ritmo no relvado de Alvalade. Ainda assim, o domínio dos “leões” permanecia inquestionável: 66% de posse e 89%de eficácia de passe.
  • À entrada para os derradeiros cinco minutos da primeira parte, Podence e Bruno Fernandes somavam ambos três passes para finalização – tantos quanto a equipa inteira do Portimonense. O jovem extremo sportinguista apresentava o mesmo número de faltas sofridas, todas elas em zona de perigo.
  • Vantagem perfeitamente justificada ao intervalo pelo que se presenciou em campo ao longo da primeira parte, embora tivesse ficado a ideia de que pecava por escassez, tal havia sido o domínio dos “leões”, que eram superiores em todos os domínios.
  • Bruno Fernandes era o jogador que surgia à cabeça dos GoalPoint Ratings, com nota 7.4, em grande parte devido ao golo apontado, a que somava ainda três passes para finalização e sete bolas colocadas na área adversária. O melhor do Portimonense era mesmo o guarda-redes, Ricardo Ferreira, com 6.2, graças às duas defesas efectuadas.
  • Início de segunda parte marcado pela expulsão do lateral-direito do Portimonense, Emmanuel Hackman, depois de uma falta dura sobre Acuña, numa altura em que os algarvios até pressionavam a equipa da casa, com 47% de posse de bola e 82% de eficácia na distribuição.
  • E foi então que surgiu o golo que deu tranquilidade às hostes leoninas, apontado pelo inevitável Bas Dost após um toque providencial de Bruno Fernandes, que desviou um cruzamento rasteiro de Gelson Martins. O golo, o 13.º do holandês no campeonato, reflectia a quebra de ritmo na equipa do Portimonense após a expulsão, tendo visto a sua posse de bola cair para 40% desde a expulsão de Hackman.
  • Aos 70 minutos, Bas Dost continuava apenas com um duelo aéreo disputado – um número bem abaixo da média do holandês no campeonato, que se situava nos 6,3. O jogador do Sporting com mais duelos pelo ar era Coates, com quatro, três deles vitoriosos.
  • Boa exibição do lateral-esquerdo Agbenyenu, do Portimonense, o titular com maior eficácia de passe (97%) e mais recuperações de bola (13) aos 85 minutos, contabilizando ainda seis acções defensivas, distribuídas de igual forma entre desarmes, alívios e intercepções.

O Homem do Jogo

Bruno Fernandes desde cedo começou a construir uma grande exibição, marcando o golo que abriu caminho para a vitória da sua equipa, logo aos nove minutos, num dos três disparos à baliza de que foi autor.

Esteve também ligado ao 2-0 com um toque precioso que acabou por servir Bas Dost. Ao todo, o médio português, contabilizou 68 passes, quatro deles para finalização, 90 toques e 11 bolas colocadas na área contrária. Embora tenha sido também líder em número de passes falhados (16) e perdas de posse (27), Bruno Fernandes foi o homem do jogo nos GoalPoint Ratings, com nota 8.3.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/942457562628345856

Jogadores em foco

  • Podence 7.1 – Excelente exibição do avançado português, coroada com a assistência para o 1-0 numa grande jogada individual. Criou duas ocasiões flagrantes de golo e somou cinco passes para finalização, mas não foi feliz em nenhuma das suas duas tentativas de drible.
  • Piccini 6.2 – Foi o jogador com mais dribles eficazes (cinco) da partida, vencendo ainda 11 dos 17 duelos que disputou. Conseguiu ainda um passe para finalização e três desarmes.
  • Lucas P. 6.0 – Dois dos três remates do Portimonense foram da sua autoria. Somou dez acções defensivas, uma delas um desarme ao último homem, e provocou dois foras-de-jogo.
  • Bas Dost 5.6 – O golo apontado não disfarçou uma exibição menos conseguida. Rematou três vezes, duas delas de forma enquadrada, mas desperdiçou uma ocasião flagrante, não somou qualquer passe para finalização e disputou quatro duelos, vencendo dois. Foi ainda apanhado três vezes em fora-de-jogo.
  • Nakajima 4.9 – O criativo japonês contabilizou três passes para finalização mas não se livrou de uma nota baixa, devido em grande parte à ocasião flagrante desperdiçada, num dos dois remates desenquadrados que fez.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …