Sporting vs Guimarães | Mathieu atira leões para a liderança

O Sporting assumiu o comando da Liga NOS, com 50 pontos, mais um que o FC Porto, que tem um jogo a menos.

A formação “leonina” sentiu muitas dificuldades para bater um V. Guimarães muito fechado, por 1-0, e só marcou nos derradeiros dez minutos da partida, por Mathieu. Entretanto, dominou muito, rematou bastante, mas sem a melhor eficácia, e foi o defesa-central francês a resolver o problema.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque intenso do Sporting, à procura da vantagem madrugadora, expresso em 68% de posse de bola, mas apenas um remate nos primeiros dez minutos, e desenquadrado. Vitória, porém, com nove duelos ganhos em 14.
  • Vitorianos muito perigosos no contra-ataque, com transições rápidas a garantirem dois remates dentro dos primeiros 20 minutos, um deles enquadrado, contra três disparos dos homens da casa, sem a melhor direcção.
  • Raphinha, alvo do Sporting, estava a ser o melhor em campo por volta da meia-hora, com um rating de 5.8, fruto de um remate, um drible eficaz dentro da grande área leonina, três desarmes e cinco recuperações de posse.
  • Domínio absoluto do “leão”, a registar 72% de posse aos 40 minutos, mas somente quatro remates, todos desenquadrados, contra cinco do Vitória (dois com boa direcção). Notava-se a ausência de Gelson Martins na tendência de Bruno Fernandes em flectir para o meio, afunilando o jogo leonino perante o muro defensivo minhoto.
  • Nulo ao descanso a premiar a organização defensiva do Vitória, fechado em zona central e a dar o flanco direito ao Sporting, órfão de Gelson Martins. Domínio intenso da equipa de Jorge Jesus, com 74% de posse de bola mas sem espaços para realizar o último passe em condições e com Bas Dost muito desamparado na frente.
  • O melhor no primeiro tempo foi Bruno Fernandes, que, encostado à direita, não conseguiu abrir o jogo leonino, apesar dos quatro cruzamentos (sem eficácia), mas registou um remate, um passe para finalização, dois dribles eficazes e 60 interacções com bola, o jogador mais interventivo na partida – GoalPoint Rating de 6.1.
  • Jesus percebeu que precisava de alguém mais na área para libertar Bas Dost, e lançou Fredy Montero para o lugar de Rúben Ribeiro. Porém, aos 47 minutos, o holandês saiu lesionado, sendo lançado também Seydou Doumbia para fazer dupla com o colombiano.
  • A mobilidade dos dois pontas-de-lança leoninos acabou por abrir espaços, que Doumbia quase aproveitou aos 59 minutos, não conseguindo, isolado, bater Douglas. Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, aliás, os “leões” registaram cinco remates, embora apenas um enquadrado, contra apenas um (enquadrado) do Vitória, e ainda 76% de posse de bola.
  • Sem os cruzamentos de Gelson, era Marcos Acuña quem tinha a despesa dos centros, registando aos 70 minutos oito tentativas, o máximo da partida, duas delas eficazes, mas também três passes para finalização e cinco tentativas de drible, com sucesso em três.
  • Aos 73 minutos, Bruno César acertou no poste, na sequência de um cruzamento de Fábio Coentrão da esquerda. E nesta altura os “leões” somavam dez remates só na segunda parte, mas só um com a melhor direcção. A eficácia de remate não estava em Alvalade.
  • Por volta dos 80 minutos, os “leões” registavam 74% de posse de bola e um total de 16 remates, 12 deles de dentro da área contrária, embora apenas dois enquadrados com a baliza de Douglas, para além de sete cantos contra dois.
  • Marcos Acuña teve o golo nos pés aos 83 minutos, com um remate praticamente de costas para a baliza, após um mau alívio da equipa vimaranense, forçando Douglas a realizar a defesa da noite. E, aos 84 minutos, Mathieu abriu, finalmente, a contagem, a finalizar após cruzamento (mais um) de Acuña. Estava feito o resultado.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Marcos Acuña. Sem Gelson Martins, recaiu sobre o argentino a tarefa de servir os avançados do Sporting com os seus cruzamentos tensos e perigosos. E foi precisamente de um dos centros do médio-esquerdo que o Sporting marcou.

Acuña terminou, assim, com uma assistência em quatro passes para finalização, quatro remates (um enquadrado), dez cruzamentos, sendo três deles eficazes, e ainda registou quatro dribles eficazes em oito tentativas, 14 duelos ganhos em 28 e cinco faltas cometidas sobre ele. O GoalPoint Rating de 7.7 faz jus a uma prestação de grande qualidade.

Jogadores em foco

  • William Carvalho 6.7 – O “trinco” leonino foi o segundo jogador com mais acções com bola (106), e esteve muito bem no passe, com três para finalização, um deles para ocasião flagrante, desperdiçada por Doumbia. E ainda recuperou oito vezes a bola.
  • Jubal 6.5 – O defesa-central foi o melhor de entre os vitorianos. Perante o caudal ofensivo dos “leões”, Jubal terminou a partida com 11 alívios, quatro intercepções, dois desarmes e ainda dois bloqueios de remate.
  • Bruno Fernandes 6.4 – O criativo começou a partida descaído para o lado direito, mas sempre com tendência para flectir para o meio. Não fez esquecer Gelson, mas teve uma prestação de qualidade, com dois remates (desenquadrados), dois passes para finalização, nove cruzamentos (sem eficácia), três dribles certos em cinco e o número mais elevado de acções com bola: 107.
  • Mathieu 6.2 – Perante a quase inexistência de ameaça atacante vitoriana no segundo tempo, o francês assumiu também a responsabilidade de atacar, acabando mesmo por marcar o único golo da partida.
  • Fábio Coentrão 5.8 – Jogo esforçado de Coentrão, a quem apenas faltou um passe decisivo que desse em golo. Ainda assim, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, teve sucesso em cinco de seis tentativas de drible e ganhou dez de 18 duelos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …