Sporting vs Guimarães | Mathieu atira leões para a liderança

O Sporting assumiu o comando da Liga NOS, com 50 pontos, mais um que o FC Porto, que tem um jogo a menos.

A formação “leonina” sentiu muitas dificuldades para bater um V. Guimarães muito fechado, por 1-0, e só marcou nos derradeiros dez minutos da partida, por Mathieu. Entretanto, dominou muito, rematou bastante, mas sem a melhor eficácia, e foi o defesa-central francês a resolver o problema.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque intenso do Sporting, à procura da vantagem madrugadora, expresso em 68% de posse de bola, mas apenas um remate nos primeiros dez minutos, e desenquadrado. Vitória, porém, com nove duelos ganhos em 14.
  • Vitorianos muito perigosos no contra-ataque, com transições rápidas a garantirem dois remates dentro dos primeiros 20 minutos, um deles enquadrado, contra três disparos dos homens da casa, sem a melhor direcção.
  • Raphinha, alvo do Sporting, estava a ser o melhor em campo por volta da meia-hora, com um rating de 5.8, fruto de um remate, um drible eficaz dentro da grande área leonina, três desarmes e cinco recuperações de posse.
  • Domínio absoluto do “leão”, a registar 72% de posse aos 40 minutos, mas somente quatro remates, todos desenquadrados, contra cinco do Vitória (dois com boa direcção). Notava-se a ausência de Gelson Martins na tendência de Bruno Fernandes em flectir para o meio, afunilando o jogo leonino perante o muro defensivo minhoto.
  • Nulo ao descanso a premiar a organização defensiva do Vitória, fechado em zona central e a dar o flanco direito ao Sporting, órfão de Gelson Martins. Domínio intenso da equipa de Jorge Jesus, com 74% de posse de bola mas sem espaços para realizar o último passe em condições e com Bas Dost muito desamparado na frente.
  • O melhor no primeiro tempo foi Bruno Fernandes, que, encostado à direita, não conseguiu abrir o jogo leonino, apesar dos quatro cruzamentos (sem eficácia), mas registou um remate, um passe para finalização, dois dribles eficazes e 60 interacções com bola, o jogador mais interventivo na partida – GoalPoint Rating de 6.1.
  • Jesus percebeu que precisava de alguém mais na área para libertar Bas Dost, e lançou Fredy Montero para o lugar de Rúben Ribeiro. Porém, aos 47 minutos, o holandês saiu lesionado, sendo lançado também Seydou Doumbia para fazer dupla com o colombiano.
  • A mobilidade dos dois pontas-de-lança leoninos acabou por abrir espaços, que Doumbia quase aproveitou aos 59 minutos, não conseguindo, isolado, bater Douglas. Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, aliás, os “leões” registaram cinco remates, embora apenas um enquadrado, contra apenas um (enquadrado) do Vitória, e ainda 76% de posse de bola.
  • Sem os cruzamentos de Gelson, era Marcos Acuña quem tinha a despesa dos centros, registando aos 70 minutos oito tentativas, o máximo da partida, duas delas eficazes, mas também três passes para finalização e cinco tentativas de drible, com sucesso em três.
  • Aos 73 minutos, Bruno César acertou no poste, na sequência de um cruzamento de Fábio Coentrão da esquerda. E nesta altura os “leões” somavam dez remates só na segunda parte, mas só um com a melhor direcção. A eficácia de remate não estava em Alvalade.
  • Por volta dos 80 minutos, os “leões” registavam 74% de posse de bola e um total de 16 remates, 12 deles de dentro da área contrária, embora apenas dois enquadrados com a baliza de Douglas, para além de sete cantos contra dois.
  • Marcos Acuña teve o golo nos pés aos 83 minutos, com um remate praticamente de costas para a baliza, após um mau alívio da equipa vimaranense, forçando Douglas a realizar a defesa da noite. E, aos 84 minutos, Mathieu abriu, finalmente, a contagem, a finalizar após cruzamento (mais um) de Acuña. Estava feito o resultado.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Marcos Acuña. Sem Gelson Martins, recaiu sobre o argentino a tarefa de servir os avançados do Sporting com os seus cruzamentos tensos e perigosos. E foi precisamente de um dos centros do médio-esquerdo que o Sporting marcou.

Acuña terminou, assim, com uma assistência em quatro passes para finalização, quatro remates (um enquadrado), dez cruzamentos, sendo três deles eficazes, e ainda registou quatro dribles eficazes em oito tentativas, 14 duelos ganhos em 28 e cinco faltas cometidas sobre ele. O GoalPoint Rating de 7.7 faz jus a uma prestação de grande qualidade.

Jogadores em foco

  • William Carvalho 6.7 – O “trinco” leonino foi o segundo jogador com mais acções com bola (106), e esteve muito bem no passe, com três para finalização, um deles para ocasião flagrante, desperdiçada por Doumbia. E ainda recuperou oito vezes a bola.
  • Jubal 6.5 – O defesa-central foi o melhor de entre os vitorianos. Perante o caudal ofensivo dos “leões”, Jubal terminou a partida com 11 alívios, quatro intercepções, dois desarmes e ainda dois bloqueios de remate.
  • Bruno Fernandes 6.4 – O criativo começou a partida descaído para o lado direito, mas sempre com tendência para flectir para o meio. Não fez esquecer Gelson, mas teve uma prestação de qualidade, com dois remates (desenquadrados), dois passes para finalização, nove cruzamentos (sem eficácia), três dribles certos em cinco e o número mais elevado de acções com bola: 107.
  • Mathieu 6.2 – Perante a quase inexistência de ameaça atacante vitoriana no segundo tempo, o francês assumiu também a responsabilidade de atacar, acabando mesmo por marcar o único golo da partida.
  • Fábio Coentrão 5.8 – Jogo esforçado de Coentrão, a quem apenas faltou um passe decisivo que desse em golo. Ainda assim, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, teve sucesso em cinco de seis tentativas de drible e ganhou dez de 18 duelos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …