Sporting vs Guimarães | Mathieu atira leões para a liderança

O Sporting assumiu o comando da Liga NOS, com 50 pontos, mais um que o FC Porto, que tem um jogo a menos.

A formação “leonina” sentiu muitas dificuldades para bater um V. Guimarães muito fechado, por 1-0, e só marcou nos derradeiros dez minutos da partida, por Mathieu. Entretanto, dominou muito, rematou bastante, mas sem a melhor eficácia, e foi o defesa-central francês a resolver o problema.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque intenso do Sporting, à procura da vantagem madrugadora, expresso em 68% de posse de bola, mas apenas um remate nos primeiros dez minutos, e desenquadrado. Vitória, porém, com nove duelos ganhos em 14.
  • Vitorianos muito perigosos no contra-ataque, com transições rápidas a garantirem dois remates dentro dos primeiros 20 minutos, um deles enquadrado, contra três disparos dos homens da casa, sem a melhor direcção.
  • Raphinha, alvo do Sporting, estava a ser o melhor em campo por volta da meia-hora, com um rating de 5.8, fruto de um remate, um drible eficaz dentro da grande área leonina, três desarmes e cinco recuperações de posse.
  • Domínio absoluto do “leão”, a registar 72% de posse aos 40 minutos, mas somente quatro remates, todos desenquadrados, contra cinco do Vitória (dois com boa direcção). Notava-se a ausência de Gelson Martins na tendência de Bruno Fernandes em flectir para o meio, afunilando o jogo leonino perante o muro defensivo minhoto.
  • Nulo ao descanso a premiar a organização defensiva do Vitória, fechado em zona central e a dar o flanco direito ao Sporting, órfão de Gelson Martins. Domínio intenso da equipa de Jorge Jesus, com 74% de posse de bola mas sem espaços para realizar o último passe em condições e com Bas Dost muito desamparado na frente.
  • O melhor no primeiro tempo foi Bruno Fernandes, que, encostado à direita, não conseguiu abrir o jogo leonino, apesar dos quatro cruzamentos (sem eficácia), mas registou um remate, um passe para finalização, dois dribles eficazes e 60 interacções com bola, o jogador mais interventivo na partida – GoalPoint Rating de 6.1.
  • Jesus percebeu que precisava de alguém mais na área para libertar Bas Dost, e lançou Fredy Montero para o lugar de Rúben Ribeiro. Porém, aos 47 minutos, o holandês saiu lesionado, sendo lançado também Seydou Doumbia para fazer dupla com o colombiano.
  • A mobilidade dos dois pontas-de-lança leoninos acabou por abrir espaços, que Doumbia quase aproveitou aos 59 minutos, não conseguindo, isolado, bater Douglas. Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, aliás, os “leões” registaram cinco remates, embora apenas um enquadrado, contra apenas um (enquadrado) do Vitória, e ainda 76% de posse de bola.
  • Sem os cruzamentos de Gelson, era Marcos Acuña quem tinha a despesa dos centros, registando aos 70 minutos oito tentativas, o máximo da partida, duas delas eficazes, mas também três passes para finalização e cinco tentativas de drible, com sucesso em três.
  • Aos 73 minutos, Bruno César acertou no poste, na sequência de um cruzamento de Fábio Coentrão da esquerda. E nesta altura os “leões” somavam dez remates só na segunda parte, mas só um com a melhor direcção. A eficácia de remate não estava em Alvalade.
  • Por volta dos 80 minutos, os “leões” registavam 74% de posse de bola e um total de 16 remates, 12 deles de dentro da área contrária, embora apenas dois enquadrados com a baliza de Douglas, para além de sete cantos contra dois.
  • Marcos Acuña teve o golo nos pés aos 83 minutos, com um remate praticamente de costas para a baliza, após um mau alívio da equipa vimaranense, forçando Douglas a realizar a defesa da noite. E, aos 84 minutos, Mathieu abriu, finalmente, a contagem, a finalizar após cruzamento (mais um) de Acuña. Estava feito o resultado.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Marcos Acuña. Sem Gelson Martins, recaiu sobre o argentino a tarefa de servir os avançados do Sporting com os seus cruzamentos tensos e perigosos. E foi precisamente de um dos centros do médio-esquerdo que o Sporting marcou.

Acuña terminou, assim, com uma assistência em quatro passes para finalização, quatro remates (um enquadrado), dez cruzamentos, sendo três deles eficazes, e ainda registou quatro dribles eficazes em oito tentativas, 14 duelos ganhos em 28 e cinco faltas cometidas sobre ele. O GoalPoint Rating de 7.7 faz jus a uma prestação de grande qualidade.

Jogadores em foco

  • William Carvalho 6.7 – O “trinco” leonino foi o segundo jogador com mais acções com bola (106), e esteve muito bem no passe, com três para finalização, um deles para ocasião flagrante, desperdiçada por Doumbia. E ainda recuperou oito vezes a bola.
  • Jubal 6.5 – O defesa-central foi o melhor de entre os vitorianos. Perante o caudal ofensivo dos “leões”, Jubal terminou a partida com 11 alívios, quatro intercepções, dois desarmes e ainda dois bloqueios de remate.
  • Bruno Fernandes 6.4 – O criativo começou a partida descaído para o lado direito, mas sempre com tendência para flectir para o meio. Não fez esquecer Gelson, mas teve uma prestação de qualidade, com dois remates (desenquadrados), dois passes para finalização, nove cruzamentos (sem eficácia), três dribles certos em cinco e o número mais elevado de acções com bola: 107.
  • Mathieu 6.2 – Perante a quase inexistência de ameaça atacante vitoriana no segundo tempo, o francês assumiu também a responsabilidade de atacar, acabando mesmo por marcar o único golo da partida.
  • Fábio Coentrão 5.8 – Jogo esforçado de Coentrão, a quem apenas faltou um passe decisivo que desse em golo. Ainda assim, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, teve sucesso em cinco de seis tentativas de drible e ganhou dez de 18 duelos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …

SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar "um circo com fins eleitorais". Depois de no domingo o Sindicato Nacional …

Taxa das bebidas açucaradas subiu preços (mas não reduziu hábitos de consumo)

Apesar dos aumentos de preço impostos aos refrigerantes, devido à taxa introduzida pelo Governo em 2017, não foram registadas menos vendas. O objetivo da medida, que pretendia incentivar a redução do consumo de bebidas açucaradas, parece …

Caos, fronteiras fechadas e falta de combustível, comida e medicamentos. Eis os efeitos do Brexit sem acordo

Documentos oficiais divulgados este domingo pelo jornal Sunday Times alertam que uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo vai implicar um período de escassez de combustível, alimentos e medicamentos e o …

A NASA já escolheu os lugares de pouso no “Asteróide do Apocalipse”

Depois de mais de oito meses a explorar o asteróide Bennu, também conhecido como o "Asteróide do Apocalipse", a NASA já escolheu quatro áreas na sua superfície onde a nave espacial da missão OSIRIS-REx irá …