Sporting vs Boavista | “Predador” Dost dá caça à Pantera

goalpoint-sporting-boavista-liga-nos-201617-1068x522

Sporting viveu uma noite em cheio na recepção ao Boavista. Num jogo que cedo se notou que seria praticamente de sentido único, os “leões” venceram por 4-0, através de uma exibição plena de autoridade e competência.

O jogo ainda deu a Bas Dost a possibilidade de reforçar a sua candidatura à Bota de Ouro, graças a um “hat-trick”. A equipa de Jorge Jesus está de boa saúde.

O Jogo explicado em Números

  • Três remates do Sporting nos primeiros dez minutos, apenas um enquadrado, 60% de posse de bola, dois cantos. Sinais de um “leão” que entrou na partida empenhado em chegar ao golo cedo.
  • O Boavista parecia querer equilibrar as operações, mas aos 20 minutos, Alan Ruiz voltou a marcar, tirando partido da sua habitual eficácia de remate. Em 20 jogos o argentino fez o seu sexto golo na Liga NOS, no 35º remate, 20º enquadrado. A assistência foi de Schelotto.
  • A ideia de que o jogo estava na mão do Sporting via-se pelos cinco remates, dois enquadrados, e o segundo golo surgiu pelo inevitável Bas Dost aos 29 minutos, a encostar facilmente após um passe de Bruno César.
  • O Sporting mantinha uma posse de bola de cerca de 59% a cerca de cinco minutos do intervalo, para além de sete remates, três enquadrados, para apenas um do Boavista (com boa pontaria, diga-se). Ambas as equipas registavam, porém, eficácias de passe modestas: os “leões” com 77%, o Boavista com 70%.
  • Primeira parte competente de um Sporting dominador e eficaz. Os 57% de posse de bola não são um número avassalador, mas foram o suficiente para evitar lances de perigo do Boavista e ainda criar oito remates, três deles enquadrados, e dois golos. Bas Dost, apesar de não muito em jogo (apenas por 14 vezes a bola passou pelo holandês), chegou ao intervalo na frente do GoalPoint Ratings, com 6.6, graças ao seu golo, aos dois remates e aos três duelos ganhos em cinco. Uma palavra também para Bruno César, autor de uma assistência, três remates (só um com boa direcção) e cinco de sete duelos ganhos.
  • Logo a abrir o segundo tempo o árbitro assinalou falta de Bukia sobre Bruno César na grande área e, aos 48 minutos, Bas Dost bisou, na consequente grande penalidade. Foi o 26º tento do atacante na Liga NOS.
  • Bom controlo da partida por parte dos comandados de Jorge Jesus, com 71% de posse de bola nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, para além de três remates, dois deles enquadrados, e três cantos, tantos quantos em toda a primeira parte.
  • Adivinhava-se o 4-0, que surgiu aos 64 minutos, num lance a papel químico do 2-0. Bruno César a cruzar rasteiro da esquerda e Bas Dost, sozinho, a encostar tranquilamente. Estava consumado o “hat-trick” do holandês.
  • Por volta dos 70 minutos o Sporting somava cerca de 79% de posse na etapa complementar e corrigira a eficácia no passe, para uns excelentes 87% após o descanso. Por esta altura já Adrien Silva entrara em campo, regressado após longa ausência por lesão, para o lugar de Bryan Ruiz – o costa-riquenho destacou-se pelos cinco passes para finalização, mas não fez qualquer remate.
  • Final de jogo totalmente na mão dos “leões”, que terminaram claramente por cima. Quatro golos em 20 remates, dez deles enquadrados, 14 de dentro da grande área boavisteira, 63% de posse de bola e nove cantos. Deu para tudo.

O Homem do Jogo

Bas Dost é um caso sério. O holandês fez mais um “hat-trick” e já vai em 27 golos na Liga NOS. Dois deles foram praticamente iguais, a encostar, outro de penalty, mas a verdade é que o atacante está sempre no sítio certo.

Para além dos três golos, em seis remates (três à baliza), Dost ganhou ainda sete de dez duelos, cinco deles pelo ar (em sete), e fez também dois passes para finalização. Terminou como melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 9.1.

Jogadores em foco

  • Bruno César 7.5 – Excelente jogo do “chuta-chuta”. Fez duas assistências a papel químico para golos de Bas Dost, rematou três vezes, uma enquadrada, e ganhou seis de oito duelos individuais. E ainda sofreu falta para a grande penalidade de Dost.
  • Alan Ruiz 6.5 – Mais uma exibição a confirmar uma segunda volta afirmativa, num jogo em que esteve sempre bem quando em acção. Voltou a marcar e a mostrar grande eficácia de remate, tendo enquadrado três dos quatro remates que realizou.
  • William 6.9 – Teve uma prestação “silenciosa”, mas muito importante. Recuperou a bola 11 vezes, foi quem mais a teve (83 vezes passou pelo “trinco” leonino) e acertou 65 dos 70 passes que realizou, para além de que realizou seis desarmes.
  • Zeegelaar 6.7 – O outro holandês do Sporting esteve em plano de evidência, ao registar oito desarmes, recorde desta 28ª jornada até ao momento e de toda a época do “leão” num só jogo. O lateral teve ainda sucesso em quatro de cinco tentativas de drible, recuperou nove vezes a bola e ganhou 12 de 17 duelos.
  • Mickaël Meira 5.6 – Não sabemos se Mickaël Meira sabe cantar (pelos comentários ao jogo na TV ficámos na dúvida), mas que sabe defender,  isso sabe. Não teve um rating maior pois sofreu quatro golos, mas fez seis defesas ao longo do jogo, três delas a remates dentro da sua área.

Resumo

goalpoint-sporting-boavista-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …