Sporting vs Boavista | “Predador” Dost dá caça à Pantera

goalpoint-sporting-boavista-liga-nos-201617-1068x522

Sporting viveu uma noite em cheio na recepção ao Boavista. Num jogo que cedo se notou que seria praticamente de sentido único, os “leões” venceram por 4-0, através de uma exibição plena de autoridade e competência.

O jogo ainda deu a Bas Dost a possibilidade de reforçar a sua candidatura à Bota de Ouro, graças a um “hat-trick”. A equipa de Jorge Jesus está de boa saúde.

O Jogo explicado em Números

  • Três remates do Sporting nos primeiros dez minutos, apenas um enquadrado, 60% de posse de bola, dois cantos. Sinais de um “leão” que entrou na partida empenhado em chegar ao golo cedo.
  • O Boavista parecia querer equilibrar as operações, mas aos 20 minutos, Alan Ruiz voltou a marcar, tirando partido da sua habitual eficácia de remate. Em 20 jogos o argentino fez o seu sexto golo na Liga NOS, no 35º remate, 20º enquadrado. A assistência foi de Schelotto.
  • A ideia de que o jogo estava na mão do Sporting via-se pelos cinco remates, dois enquadrados, e o segundo golo surgiu pelo inevitável Bas Dost aos 29 minutos, a encostar facilmente após um passe de Bruno César.
  • O Sporting mantinha uma posse de bola de cerca de 59% a cerca de cinco minutos do intervalo, para além de sete remates, três enquadrados, para apenas um do Boavista (com boa pontaria, diga-se). Ambas as equipas registavam, porém, eficácias de passe modestas: os “leões” com 77%, o Boavista com 70%.
  • Primeira parte competente de um Sporting dominador e eficaz. Os 57% de posse de bola não são um número avassalador, mas foram o suficiente para evitar lances de perigo do Boavista e ainda criar oito remates, três deles enquadrados, e dois golos. Bas Dost, apesar de não muito em jogo (apenas por 14 vezes a bola passou pelo holandês), chegou ao intervalo na frente do GoalPoint Ratings, com 6.6, graças ao seu golo, aos dois remates e aos três duelos ganhos em cinco. Uma palavra também para Bruno César, autor de uma assistência, três remates (só um com boa direcção) e cinco de sete duelos ganhos.
  • Logo a abrir o segundo tempo o árbitro assinalou falta de Bukia sobre Bruno César na grande área e, aos 48 minutos, Bas Dost bisou, na consequente grande penalidade. Foi o 26º tento do atacante na Liga NOS.
  • Bom controlo da partida por parte dos comandados de Jorge Jesus, com 71% de posse de bola nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, para além de três remates, dois deles enquadrados, e três cantos, tantos quantos em toda a primeira parte.
  • Adivinhava-se o 4-0, que surgiu aos 64 minutos, num lance a papel químico do 2-0. Bruno César a cruzar rasteiro da esquerda e Bas Dost, sozinho, a encostar tranquilamente. Estava consumado o “hat-trick” do holandês.
  • Por volta dos 70 minutos o Sporting somava cerca de 79% de posse na etapa complementar e corrigira a eficácia no passe, para uns excelentes 87% após o descanso. Por esta altura já Adrien Silva entrara em campo, regressado após longa ausência por lesão, para o lugar de Bryan Ruiz – o costa-riquenho destacou-se pelos cinco passes para finalização, mas não fez qualquer remate.
  • Final de jogo totalmente na mão dos “leões”, que terminaram claramente por cima. Quatro golos em 20 remates, dez deles enquadrados, 14 de dentro da grande área boavisteira, 63% de posse de bola e nove cantos. Deu para tudo.

O Homem do Jogo

Bas Dost é um caso sério. O holandês fez mais um “hat-trick” e já vai em 27 golos na Liga NOS. Dois deles foram praticamente iguais, a encostar, outro de penalty, mas a verdade é que o atacante está sempre no sítio certo.

Para além dos três golos, em seis remates (três à baliza), Dost ganhou ainda sete de dez duelos, cinco deles pelo ar (em sete), e fez também dois passes para finalização. Terminou como melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 9.1.

Jogadores em foco

  • Bruno César 7.5 – Excelente jogo do “chuta-chuta”. Fez duas assistências a papel químico para golos de Bas Dost, rematou três vezes, uma enquadrada, e ganhou seis de oito duelos individuais. E ainda sofreu falta para a grande penalidade de Dost.
  • Alan Ruiz 6.5 – Mais uma exibição a confirmar uma segunda volta afirmativa, num jogo em que esteve sempre bem quando em acção. Voltou a marcar e a mostrar grande eficácia de remate, tendo enquadrado três dos quatro remates que realizou.
  • William 6.9 – Teve uma prestação “silenciosa”, mas muito importante. Recuperou a bola 11 vezes, foi quem mais a teve (83 vezes passou pelo “trinco” leonino) e acertou 65 dos 70 passes que realizou, para além de que realizou seis desarmes.
  • Zeegelaar 6.7 – O outro holandês do Sporting esteve em plano de evidência, ao registar oito desarmes, recorde desta 28ª jornada até ao momento e de toda a época do “leão” num só jogo. O lateral teve ainda sucesso em quatro de cinco tentativas de drible, recuperou nove vezes a bola e ganhou 12 de 17 duelos.
  • Mickaël Meira 5.6 – Não sabemos se Mickaël Meira sabe cantar (pelos comentários ao jogo na TV ficámos na dúvida), mas que sabe defender,  isso sabe. Não teve um rating maior pois sofreu quatro golos, mas fez seis defesas ao longo do jogo, três delas a remates dentro da sua área.

Resumo

goalpoint-sporting-boavista-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …