Sporting vence Setúbal e regressa às vitórias na I Liga

sportingclubedeportugal / Instagram

-

Jefferson, Montero, Slimani

O Sporting, com um “bis” de Slimani, recebeu e venceu hoje o Vitória de Setúbal, por 3-0, e subiu provisoriamente ao sexto lugar da I Liga de futebol, num jogo da 11.ª jornada demasiado “fácil” para os “leões”.

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, o avançado argelino Islam Slimani abriu a contagem aos 62 minutos e já nos descontos, aos 90+4, fez o seu segundo golo. Pelo meio, Fredy Montero, aos 63, protagonizou o golo mais bonito do encontro, com um remate certeiro a quase 30 metros da baliza dos sadinos.

Montero e Slimani apareceram pela primeira vez esta temporada juntos no “onze” inicial do Sporting e acabaram por ser determinantes no regresso aos triunfos no campeonato, depois de dois jogos sem vencer – derrota em Guimarães e empate com o Paços de Ferreira.

Mesmo sem grande brilhantismo, a equipa de Marco Silva poderia ter chegado à goleada, face às inúmeras oportunidade para marcar que criou durante toda a partida, frente a um Vitória de Setúbal demasiado “macio” na defesa e inofensivo no ataque.

Este triunfo deixa o Sporting provisoriamente no sexto lugar, a cinco pontos do Benfica, que só entra em campo no domingo no terreno da Académica, e a seis do Vitória de Guimarães, que está provisoriamente na liderança.

A única alteração na equipa inicial foi mesmo a inclusão de Montero no lugar de João Mário, num jogo de completo domínio do Sporting e que não teve números mais expressivos devido ao guarda-redes Ricardo Batista.

O guardião sadino, que já vestiu no passado a camisola “leonina”, fez em Alvalade uma grande exibição e, em dois lances também com a ajuda dos postes, retardou ao máximo o primeiro golo do Sporting, que acabou por aparecer apenas na segunda parte.

Instantes depois de Carrillo e João Mário entrarem em campo, para os lugares dos apagados Carlos Mané e Adrien, o Sporting chegou finalmente à mais do que merecida vantagem, com Slimani a desviar com sucesso um excelente centro de Jefferson na esquerda, aos 62 minutos.

Quando os adeptos “leoninos” ainda festejavam o tento do argelino, João Mário ganhou a bola a meio campo e serviu Montero, que, com uma “bomba” ainda bem fora da grande área dos forasteiros, aumentou a vantagem da sua equipa, tendo beneficiado de um pequeno desvio de um defesa dos sadinos.

Num minuto, e depois de mais de uma dezena de oportunidades de golo, o Sporting ganhou tranquilidade no marcador e por isso mesmo baixou e muito o ritmo de jogo, perante um Vitória de Setúbal que o máximo que conseguiu em Alvalade foi um remate rasteiro fraco de Miguel Pedro à figura do guarda-redes Rui Patrício, a meio da segunda parte.

Mesmo em poupança de esforço, talvez devido ao encontro frente ao Maribor (3-1) para a Liga dos Campeões durante a semana, o Sporting continuou dono e senhor do encontro e já nos minutos finais viu Diego Capel protagonizar o lance mais caricato do jogo.

A poucos metros da baliza e já sem guarda-redes pela frente, o extremo espanhol acertou inexplicavelmente na barra, quando era mais do que certo o terceiro golo dos “leões”.

Não aconteceu nesse lance, aconteceu já nos descontos, aos 90+4 minutos, mas por Slimani. O peruano Carrillo centrou da direita e, completamente sozinho, o avançado argelino cabeceou com sucesso para as redes de Ricardo Batista.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …