Sporting perde em Leverkusen e está fora da Liga Europa

O Sporting foi hoje eliminado da Liga Europa de futebol, depois de perder por 3-1 no campo do Bayer Leverkusen, num jogo da segunda mão dos 16 avos de final em que os ‘leões’ podia e deviam ter feito mais.

Na Bay Arena, um golo de Bellarabi, aos 65 minutos, acabou por ser determinante na decisão da eliminatória, numa altura em que o resultado estava empatado e o Sporting estava em ‘cima’ do jogo.

O avançado alemão, que já tinha marcado o único golo da primeira mão em Alvalade, abriu a contagem para o Leverkusen, aos 29 minutos, e o turco Calhanoglu fechou a contagem, aos 87, numa altura em que a formação de Jorge Jesus já tinha praticamente desistido do encontro.

João Mário ainda deu esperança à formação lisboeta, aos 38. Na Alemanha, o Sporting fez o mais difícil, que foi reentrar na eliminatória depois da desvantagem (1-0) trazida de Lisboa, mas acabou por pagar caro a falta de eficácia junto da baliza germânica, enquanto do outro lado encontrou um Bellarabi ‘letal’ na altura de bater Rui Patrício.

O Sporting, que voltou a poupar figuras importantes como Slimani e Bryan Ruiz e não pôde contar com Adrien, lesionado, regressa a Lisboa com a sensação de que a passagem aos oitavos de final poderia ser uma realidade e que, em condições normais e com outros níveis de confiança, sobretudo na concretização, podia ter ultrapassado o Bayer Leverkusen.

Além do resultado, que deixa os ‘leões’ com apenas o campeonato para disputar, o encontro ficou também marcado pela marca de Rui Patrício, que passou a ser o futebolista do clube com mais jogos nas competições europeias, com 73 presenças, mais uma do que Anderson Polga.

Contudo, o guardião português esteve azarado no lance do primeiro golo do Bayer, aos 29 minutos, quando o remate de Bellarabi tabelou nas suas pernas e seguiu para as redes, num lance de contra-ataque dos germânicos.

Até esse momento, o jogo até estava equilibrado, com o Sporting a ter alguma facilidade em chegar à área do Leverkusen, falhando apenas no último passe, com Carlos Mané e Teo Gutiérrez a decidirem quase sempre mal.

João Mário foi um dos melhores em campo do lado da equipa de Jesus e relançou o Sporting na eliminatória, quando aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta do guardião germânico, aos 38 minutos.

A partir daí, os ‘leões’ tomaram conta da partida, controlaram o Bayer e a possibilidade de marcar um segundo golo estevem bem ‘viva’, mas novamente Mané e Teo voltaram a complicar o que parecia fácil.

Tal como tem acontecido nos últimos jogos, o avançado colombiano voltou a mostrar que está muito longe da melhor forma, com perdas de bola infantis e exagero nos lances individuais, enquanto o extremo português embrulhou-se quase sempre com a bola na altura de atirar a baliza.

O lance mais evidente aconteceu no arranque no segunda parte, com Mané a aparecer completamente solto frente a Leno, após bom passe de Bruno César, mas a preferir assistir Teo, acabando a defensiva germânica por afastar a bola.

Não marcou o Sporting, marcou o Bayer, que na concretização foi sempre mais decisivo e muito menos tímido que o rival lisboeta. Bellarabi pegou na bola, e à entrada da área, disferiu um excelente remate, que não deu quaisquer hipóteses de Patrício, aos 65 minutos.

O Sporting foi ao chão com o tento do avançado alemão e nunca mais se levantou, acabando por sofrer novo golo aos 87 minutos, desta vez pelo turco Calhanoglu, que aproveitou a completa e inexplicável apatia dos centrais Naldo e Ewerton.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”

Um estudo europeu chamou aos carros híbridos plug-in um "desastre ambiental" - as emissões de dióxido de carbono destes carros encontrar-se-ão acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios …

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …