Sporting perde em Leverkusen e está fora da Liga Europa

O Sporting foi hoje eliminado da Liga Europa de futebol, depois de perder por 3-1 no campo do Bayer Leverkusen, num jogo da segunda mão dos 16 avos de final em que os ‘leões’ podia e deviam ter feito mais.

Na Bay Arena, um golo de Bellarabi, aos 65 minutos, acabou por ser determinante na decisão da eliminatória, numa altura em que o resultado estava empatado e o Sporting estava em ‘cima’ do jogo.

O avançado alemão, que já tinha marcado o único golo da primeira mão em Alvalade, abriu a contagem para o Leverkusen, aos 29 minutos, e o turco Calhanoglu fechou a contagem, aos 87, numa altura em que a formação de Jorge Jesus já tinha praticamente desistido do encontro.

João Mário ainda deu esperança à formação lisboeta, aos 38. Na Alemanha, o Sporting fez o mais difícil, que foi reentrar na eliminatória depois da desvantagem (1-0) trazida de Lisboa, mas acabou por pagar caro a falta de eficácia junto da baliza germânica, enquanto do outro lado encontrou um Bellarabi ‘letal’ na altura de bater Rui Patrício.

O Sporting, que voltou a poupar figuras importantes como Slimani e Bryan Ruiz e não pôde contar com Adrien, lesionado, regressa a Lisboa com a sensação de que a passagem aos oitavos de final poderia ser uma realidade e que, em condições normais e com outros níveis de confiança, sobretudo na concretização, podia ter ultrapassado o Bayer Leverkusen.

Além do resultado, que deixa os ‘leões’ com apenas o campeonato para disputar, o encontro ficou também marcado pela marca de Rui Patrício, que passou a ser o futebolista do clube com mais jogos nas competições europeias, com 73 presenças, mais uma do que Anderson Polga.

Contudo, o guardião português esteve azarado no lance do primeiro golo do Bayer, aos 29 minutos, quando o remate de Bellarabi tabelou nas suas pernas e seguiu para as redes, num lance de contra-ataque dos germânicos.

Até esse momento, o jogo até estava equilibrado, com o Sporting a ter alguma facilidade em chegar à área do Leverkusen, falhando apenas no último passe, com Carlos Mané e Teo Gutiérrez a decidirem quase sempre mal.

João Mário foi um dos melhores em campo do lado da equipa de Jesus e relançou o Sporting na eliminatória, quando aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta do guardião germânico, aos 38 minutos.

A partir daí, os ‘leões’ tomaram conta da partida, controlaram o Bayer e a possibilidade de marcar um segundo golo estevem bem ‘viva’, mas novamente Mané e Teo voltaram a complicar o que parecia fácil.

Tal como tem acontecido nos últimos jogos, o avançado colombiano voltou a mostrar que está muito longe da melhor forma, com perdas de bola infantis e exagero nos lances individuais, enquanto o extremo português embrulhou-se quase sempre com a bola na altura de atirar a baliza.

O lance mais evidente aconteceu no arranque no segunda parte, com Mané a aparecer completamente solto frente a Leno, após bom passe de Bruno César, mas a preferir assistir Teo, acabando a defensiva germânica por afastar a bola.

Não marcou o Sporting, marcou o Bayer, que na concretização foi sempre mais decisivo e muito menos tímido que o rival lisboeta. Bellarabi pegou na bola, e à entrada da área, disferiu um excelente remate, que não deu quaisquer hipóteses de Patrício, aos 65 minutos.

O Sporting foi ao chão com o tento do avançado alemão e nunca mais se levantou, acabando por sofrer novo golo aos 87 minutos, desta vez pelo turco Calhanoglu, que aproveitou a completa e inexplicável apatia dos centrais Naldo e Ewerton.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …