Sporting perde em Leverkusen e está fora da Liga Europa

O Sporting foi hoje eliminado da Liga Europa de futebol, depois de perder por 3-1 no campo do Bayer Leverkusen, num jogo da segunda mão dos 16 avos de final em que os ‘leões’ podia e deviam ter feito mais.

Na Bay Arena, um golo de Bellarabi, aos 65 minutos, acabou por ser determinante na decisão da eliminatória, numa altura em que o resultado estava empatado e o Sporting estava em ‘cima’ do jogo.

O avançado alemão, que já tinha marcado o único golo da primeira mão em Alvalade, abriu a contagem para o Leverkusen, aos 29 minutos, e o turco Calhanoglu fechou a contagem, aos 87, numa altura em que a formação de Jorge Jesus já tinha praticamente desistido do encontro.

João Mário ainda deu esperança à formação lisboeta, aos 38. Na Alemanha, o Sporting fez o mais difícil, que foi reentrar na eliminatória depois da desvantagem (1-0) trazida de Lisboa, mas acabou por pagar caro a falta de eficácia junto da baliza germânica, enquanto do outro lado encontrou um Bellarabi ‘letal’ na altura de bater Rui Patrício.

O Sporting, que voltou a poupar figuras importantes como Slimani e Bryan Ruiz e não pôde contar com Adrien, lesionado, regressa a Lisboa com a sensação de que a passagem aos oitavos de final poderia ser uma realidade e que, em condições normais e com outros níveis de confiança, sobretudo na concretização, podia ter ultrapassado o Bayer Leverkusen.

Além do resultado, que deixa os ‘leões’ com apenas o campeonato para disputar, o encontro ficou também marcado pela marca de Rui Patrício, que passou a ser o futebolista do clube com mais jogos nas competições europeias, com 73 presenças, mais uma do que Anderson Polga.

Contudo, o guardião português esteve azarado no lance do primeiro golo do Bayer, aos 29 minutos, quando o remate de Bellarabi tabelou nas suas pernas e seguiu para as redes, num lance de contra-ataque dos germânicos.

Até esse momento, o jogo até estava equilibrado, com o Sporting a ter alguma facilidade em chegar à área do Leverkusen, falhando apenas no último passe, com Carlos Mané e Teo Gutiérrez a decidirem quase sempre mal.

João Mário foi um dos melhores em campo do lado da equipa de Jesus e relançou o Sporting na eliminatória, quando aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta do guardião germânico, aos 38 minutos.

A partir daí, os ‘leões’ tomaram conta da partida, controlaram o Bayer e a possibilidade de marcar um segundo golo estevem bem ‘viva’, mas novamente Mané e Teo voltaram a complicar o que parecia fácil.

Tal como tem acontecido nos últimos jogos, o avançado colombiano voltou a mostrar que está muito longe da melhor forma, com perdas de bola infantis e exagero nos lances individuais, enquanto o extremo português embrulhou-se quase sempre com a bola na altura de atirar a baliza.

O lance mais evidente aconteceu no arranque no segunda parte, com Mané a aparecer completamente solto frente a Leno, após bom passe de Bruno César, mas a preferir assistir Teo, acabando a defensiva germânica por afastar a bola.

Não marcou o Sporting, marcou o Bayer, que na concretização foi sempre mais decisivo e muito menos tímido que o rival lisboeta. Bellarabi pegou na bola, e à entrada da área, disferiu um excelente remate, que não deu quaisquer hipóteses de Patrício, aos 65 minutos.

O Sporting foi ao chão com o tento do avançado alemão e nunca mais se levantou, acabando por sofrer novo golo aos 87 minutos, desta vez pelo turco Calhanoglu, que aproveitou a completa e inexplicável apatia dos centrais Naldo e Ewerton.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …

UEFA anuncia sanções para nove dos 12 fundadores da Superliga. Real Madrid, Barcelona e Juventus denunciam "pressões e ameaças"

O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus - os clubes fundadores da Superliga que ainda resistem - emitiram um comunicado conjunto em que reafirmam a necessidade da prova, assegurando que os clubes "receberam - …

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Conselho Europeu admite debater “proposta concreta” de suspensão de patentes. Farmacêuticas já perdem na bolsa

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …