Sporting está “mais maduro” e com menos “vícios”

Octávio Passos / Lusa

O treinador do Sporting, Jorge Silas, realçou este sábado a vontade de ver a equipa manter o nível da goleada (4-0) ao PSV, para a Liga Europa, na partida contra o Gil Vicente, da I Liga de futebol.

“O nosso grande desafio é conseguir manter o nível exibicional de quinta-feira. Queremos tentar manter o nível de jogo, que tem de vir acompanhado de golos. Acho que temos todas as condições para o conseguir e é esse o nosso foco”, afirmou o técnico leonino na conferência de imprensa de antevisão do desafio da 12ª jornada.

Um dos aspetos de maior destaque no último encontro foi a coesão defensiva que o clube de Alvalade conseguiu demonstrar. Questionado sobre a melhoria dos índices defensivos – sem golos sofridos nos últimos três encontros -, Silas lembrou que os problemas que existiam não estavam concentrados na linha defensiva, mas sim no posicionamento coletivo.

A nossa linha defensiva tem sido o nosso suporte, mas isso não quer dizer que se defenda bem. Defender bem é não consentir ocasiões de golo e neste jogo estivemos muito bem contra uma grande equipa. Tínhamos de melhorar e foi isso que fizemos. O importante para nós é sermos solidários como fomos”, frisou, considerando que a equipa “está mais madura” e com menos “vícios” no seu jogo.

Do outro lado vai estar o Gil Vicente, que ocupa apenas o 10.º lugar, com 13 pontos em 11 jogos, mas para quem o treinador dos leões reservou apenas elogios, sobretudo em relação ao seu homólogo, o experiente Vítor Oliveira.

“Espero uma equipa forte, eles são a quinta melhor equipa em casa. Fecham-se bem e saem também bem em contra-ataque. Têm um treinador que é uma das minhas referências no futebol nacional. Esteja ele onde estiver, será sempre um grande desafio. Esperamos dificuldades, mas somos o Sporting e queremos ganhar. Pode ser um jogo mais difícil do que o desafio com o PSV”, observou.

O onze do Sporting poderá voltar a sofrer alterações, com um eventual regresso do guarda-redes Renan, que já está disponível após falhar o duelo com os holandeses. No entanto, o central Coates e o extremo Jovane Cabral não vão estar disponíveis para o embate deste domingo em Barcelos.

Já sobre uma eventual saída do preponderante capitão Bruno Fernandes na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro, Jorge Silas foi transparente sobre a influência do médio na dinâmica do conjunto, mas garantiu que, se tal acontecer, serão encontradas soluções.

Não ter o Bruno é sempre preocupante, mas teremos de procurar soluções, é para isso que aqui estamos. A preponderância que tem no nosso jogo está à vista de toda a gente. Sou um treinador que procura sempre soluções e, seguramente, vamos encontrar soluções”, finalizou.

O desafio da 12.ª jornada da I Liga de futebol entre o Sporting, quarto classificado, com 20 pontos, e o Gil Vicente, décimo, com 13, está marcado para este domingo, às 20h00, no Estádio Cidade de Barcelos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …