Sporting está “mais maduro” e com menos “vícios”

Octávio Passos / Lusa

O treinador do Sporting, Jorge Silas, realçou este sábado a vontade de ver a equipa manter o nível da goleada (4-0) ao PSV, para a Liga Europa, na partida contra o Gil Vicente, da I Liga de futebol.

“O nosso grande desafio é conseguir manter o nível exibicional de quinta-feira. Queremos tentar manter o nível de jogo, que tem de vir acompanhado de golos. Acho que temos todas as condições para o conseguir e é esse o nosso foco”, afirmou o técnico leonino na conferência de imprensa de antevisão do desafio da 12ª jornada.

Um dos aspetos de maior destaque no último encontro foi a coesão defensiva que o clube de Alvalade conseguiu demonstrar. Questionado sobre a melhoria dos índices defensivos – sem golos sofridos nos últimos três encontros -, Silas lembrou que os problemas que existiam não estavam concentrados na linha defensiva, mas sim no posicionamento coletivo.

A nossa linha defensiva tem sido o nosso suporte, mas isso não quer dizer que se defenda bem. Defender bem é não consentir ocasiões de golo e neste jogo estivemos muito bem contra uma grande equipa. Tínhamos de melhorar e foi isso que fizemos. O importante para nós é sermos solidários como fomos”, frisou, considerando que a equipa “está mais madura” e com menos “vícios” no seu jogo.

Do outro lado vai estar o Gil Vicente, que ocupa apenas o 10.º lugar, com 13 pontos em 11 jogos, mas para quem o treinador dos leões reservou apenas elogios, sobretudo em relação ao seu homólogo, o experiente Vítor Oliveira.

“Espero uma equipa forte, eles são a quinta melhor equipa em casa. Fecham-se bem e saem também bem em contra-ataque. Têm um treinador que é uma das minhas referências no futebol nacional. Esteja ele onde estiver, será sempre um grande desafio. Esperamos dificuldades, mas somos o Sporting e queremos ganhar. Pode ser um jogo mais difícil do que o desafio com o PSV”, observou.

O onze do Sporting poderá voltar a sofrer alterações, com um eventual regresso do guarda-redes Renan, que já está disponível após falhar o duelo com os holandeses. No entanto, o central Coates e o extremo Jovane Cabral não vão estar disponíveis para o embate deste domingo em Barcelos.

Já sobre uma eventual saída do preponderante capitão Bruno Fernandes na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro, Jorge Silas foi transparente sobre a influência do médio na dinâmica do conjunto, mas garantiu que, se tal acontecer, serão encontradas soluções.

Não ter o Bruno é sempre preocupante, mas teremos de procurar soluções, é para isso que aqui estamos. A preponderância que tem no nosso jogo está à vista de toda a gente. Sou um treinador que procura sempre soluções e, seguramente, vamos encontrar soluções”, finalizou.

O desafio da 12.ª jornada da I Liga de futebol entre o Sporting, quarto classificado, com 20 pontos, e o Gil Vicente, décimo, com 13, está marcado para este domingo, às 20h00, no Estádio Cidade de Barcelos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …