Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava “do lado certo”)

Andre Kosters / Lusa

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador lembra que o clube já teve equipas melhores.

Depois de ter derrotado o Santa Clara por 2-1 em jogo da Jornada 22 do campeonato, Ruben Amorim salienta que os seus jogadores têm “sido muito competentes”. Mas “não acho que seja uma equipa fora de série“, aponta também.

A vitória frente aos açorianos levou o Sporting de Ruben Amorim a bater o recorde de invencibilidade que pertencia à equipa de Malcolm Allison na temporada 1981/1982.

Apesar de ser “um motivo de orgulho” com resultados que ficam “na história”, como vinca Ruben Amorim, é preciso perceber que tudo “pode mudar” e que há “muito a melhorar”.

“Lembro-me de o Sporting ter tido equipas muito mais fortes do que nós somos, mas muito mais fortes”, salienta o treinador.

Lembro-me do 6-3. Não estaria do lado certo, digamos assim”, refere ainda entre risos o ex-jogador do Benfica, recordando a pesada derrota sofrida pelos leões, em Alvalade, frente ao rival da Luz na época 1993/1994.

“A equipa era o Paulo Sousa, o Figo e o Balakov“, nota Ruben Amorim, frisando que no Sporting de Malcolm Allison “jogavam Manuel Fernandes, Jordão e António Oliveira na frente”. “Acho que não há comparação”, conclui.

“Gosto muito dos meus jogadores e não os trocava por nada. Mas da mesma forma em que os treinadores dessas equipas eram melhores, os jogadores dessas alturas eram melhores”, diz ainda Ruben Amorim, com humildade.

Os actuais jogadores “podem crescer, chegar a um patamar muito elevado e há muito talento”, considera também, realçando que “em termos de equipa”, o seu plantel não tem “a qualidade que essas equipas tinham”.

“Se tivesse um Paulo Futre, eramos candidato”

“Temos muito mérito pela competência que tivemos, fomos justos vencedores na maioria dos jogos e há que continuar”, prossegue o técnico, lembrando que o Sporting não perde desde a primeira jornada.

Apesar disso e de liderar o campeonato com vantagem confortável sobre o segundo, hesita em considerar o Sporting como candidata ao título.

Se tivesse um Paulo Futre na equipa, certamente eramos candidatos ao título”, “mas não temos” e, por isso, “somos candidatos a vencer o Tondela e depois logo se vê”, aponta.

Espreite outras declarações de Ruben Amorim após a vitória sobre o Santa Clara que mantém o Sporting no primeiro lugar do campeonato com 58 pontos, mais 12 do que o Braga, mais 13 do que o FC Porto e mais 16 do que o Benfica, com estas três equipas a terem menos um jogo realizado.

 

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …

Para eliminar "veneração do Ocidente", China quer retirar livros de Bill Gates e Steve Jobs das listas de leitura

Este mês, as autoridades chinesas ordenaram que os livros "que veneram as ideias ocidentais" e "abraçam todas as coisas estrangeiras" fossem removidos das listas de leitura e das bibliotecas nas escolas primárias e secundárias.  De acordo …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Covid-19. Ensaio clínico promove reinfeção de adultos para estudar imunidade

Cientistas da Universidade de Oxford pretendem reinfetar dezenas de pacientes adultos com a covid-19, num estudo que visa perceber os limites da imunidade e os efeitos do novo coronavírus sobre o corpo a partir do …