Steven Spielberg revelou as primeiras sequências do seu novo filme de ficção científica, “Ready Player One”, numa apresentação perante milhares de fãs, reunidos durante este fim de semana na Comic Com de San Diego.
Baseado no romance homónimo de Ernest Cline, “Ready Player One” relata a história de um adolescente que começa uma caça ao tesouro num jogo de realidade virtual, num mundo afetado por uma crise energética, em 2045.
A apresentação começa com o jovem Wade, representado por Tye Sheridan, a equipar-se com o seu capacete e as suas luvas para jogar, antes de ser transportado para o mundo virtual de Oasis.
“Nasci em 2025, mas queria ter crescido nos anos 1980, como todos os meus heróis”, diz Wade, no segmento apresentado no Centro de Convenções de San Diego, na Califórnia.
Steven Spielberg recebeu uma enorme ovação ao entrar na sala de 6.500 lugares do centro de convenções de San Diego, acompanhado pelo autor Ernest Cline.
O realizador do “E.T.” descreveu o livro em que baseia o filme como “o ‘flashback’ e ao mesmo tempo o ‘flash-forward’ mais incrível” sobre uma década em que esteve “muito envolvido, os anos 1980”.
O protagonista cruza-se com Freddy Krueger, o monstro de “Pesadelo em Elm Street”, de Wes Craven, viaja no DeLorean de “Regresso ao Futuro”, de Robert Zemeckis, e confronta-se com um mundo sombrio de 2045, com recursos esgotados. O universo criado para o filme é “o futuro que nos espera, quer queiramos, quer não“, salientou o cineasta.
Spielberg disse ao público da Comic Con ter chegado a pensar que “um realizador mais jovem” estaria mais bem adaptado para dirigir o projeto, apesar das diversas referências aos seus próprios filmes que existem no livro. Mas optou por o dirigir.
“Cresci a ver e a estudar os filmes deste homem“, disse Ernest Cline, na sua intervenção, referindo-se a Spielberg. Escritor e argumentista, Ernest Cline nasceu há 44 anos em Ashland, Ohio, e tem em “Ready Player One”, de 2010, o seu romance de estreia, a que se sucedeu “Amanda”, em 2015. Um novo título foi anunciado para 2018.
“Este filme vai expor muito as pessoas ao conceito de realidade virtual, e penso que isso vai alterar a rapidez da adoção” deste instrumento, acrescentou o escritor.
A estreia de “Ready Player One” nas salas de cinema dos Estados Unidos está marcada para 30 de março de 2018.
// Lusa