/

O Spectrum está de volta

O The Spectrum já chegou às lojas. A caminho do Natal de 2024, parece que estamos no Natal de 1982 – mas o load aspas aspas é mais rápido.

Para os leitores mais novos, ou para os mais esquecidos: o ZX Spectrum foi um dos maiores sucessos tecnológicos de toda a década 1980.

O pequeno computador 8-bit, mas com muitos jogos, foi provavelmente o primeiro grande impulsionador dos jogos de consola. Sempre com a cassete como companhia. E também criou uma geração de programadores.

Resolução de 256×192, processador Zilog Z80A de 3,5 MHz, mostrava apenas 8 cores – computador a cores mais barato do mercado – uma pequena coluna e o famoso load aspas aspas à espera de começar a jogar (e muitas vezes passava-se mais tempo à espera e a ver falhas do que propriamente a jogar).

Com tudo isto, foi um grande sucesso em todo o mundo. No máximo seriam vendidas no máximo 400 mil unidades no ano de lançamento (1982). Mas venceu cerca de 6 milhões; a grande maioria no Reino Unido. Até chegou a ser usado em escolas.

42 anos depois, o Spectrum está de volta.

O The Spectrum já começou a ser vendido na semana passada. É uma obra da Retro Games e, por cá, custa 99,99 euros.

O aspecto manteve-se. Sim, o teclado de borracha está lá.

Mas claro que este Spectrum tem melhorias: ligações HDMI e USB (esta permite carregar novos jogos, basta uma pen), interface renovada, permite guardar os jogos – quatro slots – ou recuar até 40 segundos para tentar superar de novo níveis mais difíceis. Ou ainda um filtro para lembrar os tempos das televisões antigas. Este não precisa de leitor de cassetes.

E tem 48 jogos já incorporados: Manic Miner, Horace Goes Skiing e The Hobbit, por exemplo.

E o tempo de load aspas aspas é mais curto.

Os jogos já não custam 250 escudos. E veremos se serão tão fáceis de piratear como naquela altura.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.