/

Sorrir é bom para a saúde mental. Mesmo que seja a fingir

Uma nova investigação conduzida por especialistas da Universidade do Sul da Austrália sugere que um sorriso – mesmo que falso – é bom para a saúde mental.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Experimental Psychology, demonstrou que segurar um lápis com os dentes, fazendo com que o rosto esboce um sorriso é bom para a saúde mental, uma vez que faz com que a mente avalie os gestos e os movimentos de outras pessoas de forma positiva.

Quando os seus músculos dizem que estás feliz, é mais provável que vejas o mundo à tua volta de forma mais positiva”, disse o autor principal do estudo, Fernando Marmolejo-Ramos, em comunicado citado pelo portal Eureka Alert.

Face a estes resultados, os cientistas acreditam que o estudo pode ter implicações importantes para a saúde mental, principalmente agora, num momento em que a pandemia e crise económica estão a “alimentar” a ansiedade e a depressão, escreve o ABC.

“Descobrimos que quando praticamos sorrisos forçados, estimulamos a amígdala – um dos centros das emoções do cérebro -, libertando neurotransmissores que aumentando um estado emocional positivo”, explicou ainda o cientista.

Desta forma, acreditam os cientistas, um sorriso – mesmo que falso ou fingido – pode ser utilizado para melhorar a saúde mental.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas pediram a alguns voluntários que avaliassem quão felizes eram determinadas imagens enquanto estes seguravam um lápis entre os dentes apoiado nos cantos dos lábios.

“Em suma, os sistemas sensoriais e motores estão interligados quando se trata de estímulos do processamento emocional (…) Por isso, a abordagem ‘finge até que o consigas’ pode ser mais verdadeira do que esperávamos”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.