Sorrir é bom para a saúde mental. Mesmo que seja a fingir

Uma nova investigação conduzida por especialistas da Universidade do Sul da Austrália sugere que um sorriso – mesmo que falso – é bom para a saúde mental.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Experimental Psychology, demonstrou que segurar um lápis com os dentes, fazendo com que o rosto esboce um sorriso é bom para a saúde mental, uma vez que faz com que a mente avalie os gestos e os movimentos de outras pessoas de forma positiva.

Quando os seus músculos dizem que estás feliz, é mais provável que vejas o mundo à tua volta de forma mais positiva”, disse o autor principal do estudo, Fernando Marmolejo-Ramos, em comunicado citado pelo portal Eureka Alert.

Face a estes resultados, os cientistas acreditam que o estudo pode ter implicações importantes para a saúde mental, principalmente agora, num momento em que a pandemia e crise económica estão a “alimentar” a ansiedade e a depressão, escreve o ABC.

“Descobrimos que quando praticamos sorrisos forçados, estimulamos a amígdala – um dos centros das emoções do cérebro -, libertando neurotransmissores que aumentando um estado emocional positivo”, explicou ainda o cientista.

Desta forma, acreditam os cientistas, um sorriso – mesmo que falso ou fingido – pode ser utilizado para melhorar a saúde mental.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas pediram a alguns voluntários que avaliassem quão felizes eram determinadas imagens enquanto estes seguravam um lápis entre os dentes apoiado nos cantos dos lábios.

“Em suma, os sistemas sensoriais e motores estão interligados quando se trata de estímulos do processamento emocional (…) Por isso, a abordagem ‘finge até que o consigas’ pode ser mais verdadeira do que esperávamos”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 684 casos e 8 mortos. Incidência da doença a subir

O boletim epidemiológico desta quarta-feira indica que Portugal registou nas últimas 24 horas, 684 novos casos de covid-19 e mais 8 óbitos. Segundo o boletim da DGS o país tem 447 doentes com covid-19 internados, dos …

Acesso ao Ensino Superior terá as mesmas exceções do ano passado

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse, esta terça-feira, que o acesso ao Ensino Superior terá, este ano, as mesmas medidas excecionais implementadas no ano passado devido à pandemia da covid-19. "Olhar para a …

Europa vai receber mais 50 milhões de vacinas da Pfizer ainda este mês

Depois de se saber que a UE não vai renovar os contratos com a Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano, a Comissão Europeia anunciou que a Pfizer vai fornecer 50 milhões de doses …

Agente que matou Daunte Wright e chefe da polícia demitiram-se. Mas os protestos continuam

A polícia que matou a tiro um jovem afro-americano em Brooklyn Center, nos Estados Unidos, no domingo, e o chefe da polícia local demitiram-se. Mas os protestos continuam na cidade. Mike Elliott, mayor de Brooklyn Center, …

Família de Ihor pondera recorrer se inspetores não forem condenados por homicídio

A família de Ihor Homenyuk está a ponderar recorrer se os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) forem condenados por ofensas à integridade física agravada e não por homicídio qualificado. A notícia é …

"Sofagate". Michel pede desculpa a Von der Leyen por falta de reação a incidente em Ancara

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu esta terça-feira solenemente desculpa à líder da Comissão Europeia (UE) pela falta de reação ao "desplante diplomático" protagonizado por Ancara na semana passada. Von der Leyen destacou …

Altice Portugal acredita que "SIRESP vai acabar a 30 de junho"

O presidente da Altice Portugal disse que a empresa não teve "qualquer tipo de contacto por parte do SIRESP" sobre a continuidade do contrato, pelo lhe parece que a rede de emergência "vai acabar no …

Polícia do Capitólio foi avisada do ataque mas ordenada a não agir agressivamente

A Polícia do Capitólio dos Estados Unidos foi avisada antecipadamente sobre a violência dos atacantes do dia 6 de janeiro, mas os seus comandantes ordenaram aos oficiais que não usassem as suas táticas "mais agressivas" …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou um …