José Sena Goulão / LUSA

André Ventura e Luís Montenegro no Parlamento
Nova sondagem foi feita de forma diferente: uma amostra antes e outra depois da comunicação de Luís Montenegro ao país.
Foi divulgada a primeira sondagem após o início da actual crise política, que pode originar eleições antecipadas ainda em 2025.
Mas este inquérito foi feito de forma diferente: a primeira sondagem foi feita antes da comunicação de Luís Montenegro ao país sobre a empresa Spinumviva; a segunda amostra foi recolhida depois desse dia 1 de Março. O trabalho foi feito pela Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN Portugal.
A AD continua na frente. Mas nota-se que estas dúvidas à volta da empresa da família do primeiro-ministro fazem diferença.
A coligação PSD/CDS/PPM tinha 35,6% de intenções de voto antes desta situação – e depois passou para 33,5%.
O segundo lugar vai para o PS, que antes tinha 27,2% e com este contexto subiu ligeiramente para 28,8%.
Ou seja, antes da comunicação ao país de Montenegro e da moção de censura do PCP, a diferença entre AD e PS era 8,4 pontos percentuais – e depois passou para apenas 4,7 pontos percentuais.
Mas é o Chega que desce mais em números absolutos, de uma semana para a outra: de 17,2% de intenções de voto passou para 13,5%. Caiu 3,7 pontos percentuais.
A IL sobe para 6,7%, à frente da CDU (3%) e do BE (2,9%), todos eles com subidas ligeiras.
Se o Chega é quem desce mais em números absolutos, a maior queda proporcional é do Livre: de 4,8% passou para 2,4%. É metade, só de uma semana para a outra.
O PAN sobe ligeiramente e fica agora com 1,9% das intenções de voto.
Votar PSD é o mesmo que votar PS, e vice-versa.
Há 50 Anos que estamos debaixo de uma Ditadura de Intereses, de trafico de influencias, corrupção, e isso não se deve a outros partidos. São eles, e só eles os culpados.
Votarem neles significa que oiu nsão burros, ou fazem parte do gigantesco polvo instalado.
De acordo. E mais burro ainda é ser chegasno e votar em aspirantes a ditador… Não é, Lusitanso?
Que grande embrulhada! O que se pode concluir desta sondagem é que o líder do PS, Pedro Santos , com nova derrota, vai ser corrido da liderança do partido. Realmente o PS merece não ter um radical destes e um “artista” cheio de módoas e fugitivo do governo socialista anterior,
Das sondagens pode-se concluir o que der jeito a cada um concluir.
Da situação que vai levar a eleições é que não restam dúvidas. Montenegro não deve nem pode continuar a ser primeiro ministro e, terminado o seu papel de fantoche transitório, lá arranjou forma, com a história de esconder os rabos de palha que tem, de sair de cena para dar lugar a outra fantochada ainda maior que vai ser um governo de coelhos e aventureiros. Que curiosamente, vão formar governo sem serem eleitos para tal, numa geringonça de extrema direita pós eleitoral.
O tuga é tão pacóvio e facilmente manipulado pela turma do avental que acha que isto é uma guerra PS-PSD, quando na verdade toda esta situação não passa de uma jogada da elite para instalar um governo autoritarista e pró-fascista, como nunca houve desde 74.
Todas as variações dentro da margem de erro (tomando o valor médio). Muita notícia para poucos dados.
A questão será: Consegue o PSD convencer os eleitores da sua narrativa de vítima? Só a campanha o dirá.
A questão não será, antes, mas quem é que acredita na veracidade/validade do voto, quando tivemos uma geringonça de esquerda em que nenhum desses partidos foi o mais votado ou em que um 1o ministro com maioria absoluta abandonou o cargo para ir para um tacho em bruxelas?
Quem é que ainda nao percebeu que Montenegro está a dar o flanco propositadamente para o PS ganhar ao PSD, mas ficando a esquerda em minoria, sobrando como alternativa uma geringonça de extrema direita com o coelho e o ventura a governarem sem que o coelho fosse a eleições??!!
Acordem enquanto é tempo, lorpas!