Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Otto Erich / Wikimedia

Wolfgang Amadeus Mozart, por Barbara Krafft (1764–1825)

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação.

Os resultados também sugerem que as respostas emocionais positivas à K448 podem contribuir para os seus efeitos terapêuticos. As conclusões são de um novo estudo publicado na revista Scientific Reports.

Um estudo anterior já mencionava as qualidades terapêuticos desta sonata, mas não se sabia o impacto da duração da música e as razões que justificam este fenómeno, escreve o Medical Xpress.



Em 1993, investigadores já tinham relatado que depois de estudantes universitários ouvirem esta sonata de Mozart durante dez minutos, eles mostraram melhores habilidade de raciocínio espacial do que depois de ouvir instruções de relaxamento destinadas a baixar a tensão arterial.

O QI destes estudantes também aumentou em oito ou nove pontos. Isto ficou conhecido como o “Efeito Mozart”.

Agora, uma equipa de investigadores analisou a hipótese de que ouvir a K448 por apenas 30 segundos poderia ativar redes neurais associadas a respostas emocionais positivas à música.

A obra foi composta por Mozart em 1781, quando ele tinha 25 anos. É escrita em forma de sonata-allegro, com três movimentos. A K448 foi composta para um espetáculo onde Mozart ia atuar juntamente com a pianista Josepha Auernhammer. É uma das suas poucas composições escritas para dois pianos.

Nos 16 pacientes do estudo, os picos de atividade elétrica caíram dois terços em todo o cérebro, mas baixaram mais nos córtices frontais esquerdo e direito, onde as respostas emocionais são reguladas.

A epilepsia refratária é conhecida por ser resistente à medicação. Em Portugal, embora não existam dados concretos sobre a sua incidência, estima-se que a epilepsia afete entre 20 a 90 mil pessoas. Destas, cerca de um terço desenvolve um quadro de doença refratária. Isto significa que, independentemente de estarem medicadas nunca vão deixar de ter crises, explica o Atlas da Saúde.

Apesar dos resultados serem encorajadores, o autor principal do estudo, Robert Quon, diz que a sua equipa mantém um “ceticismo saudável”.

“Tocamos essencialmente nove estímulos musicais diferentes. Um deles foi Mozart. Testamos músicas de diferentes géneros e, de seguida, os pacientes selecionaram a música de que mais gostaram”, explicou ao portal STAT.

Entre as escolhas musicais estão ainda Wagner, Buddy Holly, Judas Priest e Nickelback.

“Estávamos realmente à espera que uma dessas peças preferidas, quando modulamos as frequências, resultasse em efeitos terapêuticos significativos. Mas, infelizmente, apenas a composição original de Mozart apresentou uma resposta significativa. Isso levou-nos a investigar mais a fundo quais propriedades podem ser responsáveis por isso”, acrescentou Quon.

Mas, afinal, o que há de especial com a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior, de Mozart?

“Quando as pessoas desenvolvem expectativas sobre uma peça musical e quando as expectativas são repentinamente violadas — você tem a mesma batida ou ritmo na música e, de seguida, uma violação repentina dessa expectativa no seu cérebro — isso está associado a respostas emocionais positivas”, começou por explicar o investigador.

“Usamos uma técnica de machine learning e uma técnica de recuperação de informação musical para desconstruir esta música em segmentos. E previmos que as transições desses segmentos mais longos estariam correlacionadas com maior poder nas redes emocionais do cérebro. E isso é exatamente o que descobrimos com a nossa análise”, prosseguiu.

Ainda assim, até ao momento, as propriedades específicas que impulsionam o “Efeito Mozart” permanecem desconhecidas.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …

UE aprova pacote de mil milhões de euros para ajuda à população do Afeganistão

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira uma verba de mil milhões de euros para ajuda humanitária combinada com a prestação de apoio direcionado às necessidades básicas, em benefício direto do povo afegão e dos …