Encontrada solução de problema da física que em 2.000 anos nem Newton conseguiu resolver

Um cientista mexicano conseguiu resolver um problema físico com 2.000 anos. Trata-se de um fenómeno ótico conhecido como aberração esférica, que faz com que a imagem formada por uma lente seja distorcida ou fique turva.

Isaac Newton tentou, mas sem sucesso. Só agora, em 2019, foi encontrada a solução para o misterioso fenómeno ótico que surgiu há mais de 2.000 anos, confundindo muitos cientistas ao longo do tempo.

O cientista mexicano Rafael González, do Instituto Tecnológico de Monterrey, encontrou a equação matemática que resolve o problema da aberração esférica, como é conhecido o fenómeno ótico que faz com que uma imagem formada por uma lente seja distorcida ou fique turva.

De acordo com a Russia Today, o problema da aberração esférica acontece em câmaras, telescópios, binóculos e microscópios.

https://twitter.com/TecdeMonterrey/status/1145826381521199116

As lentes e os espelhos curvos deste tipo de dispositivos são feitos com superfícies esféricas, uma vez que esta forma é mais fácil de obter do que superfícies curvas não-esféricas. No entanto, introduz um desvio que reduz a qualidade das imagens produzidas pelo equipamento ótico.

Na equação proposta por Rafael González e por Alejandro Chaparro, da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), descobriu-se de que forma a segunda superfície asférica de uma determinada lente deve receber uma primeira superfície, que é fornecida pela pessoa que manuseia a câmara, bem como a distância entre objeto e imagem.

Uma lente asférica é uma lente cujas superfícies não são parte de uma esfera, mas têm uma forma mais livre, por exemplo, a lente de uma câmara fotográfica. Uma lente deste tipo pode reduzir ou eliminar a aberração esférica e também reduzir outras aberrações óticas, como o astigmatismo, em comparação com uma lente esférica simples.

Uma única lente asférica pode substituir um sistema de lente múltipla muito mais complexo. O dispositivo resultante é menor e mais leve, e às vezes mais barato do que o design atual de múltiplas lentes.

A segunda superfície é tal que corrige toda a aberração esférica gerada pela primeira. “Durante a investigação, calculamos a eficiência de 500 feixes, e a satisfação média de todos os exemplos foi de 99,99999999999%“, disse González, em comunicado.

Segundo o cientista mexicano, a descoberta permitirá a produção de lentes com maior qualidade de imagem a qualquer distância, espessura e com diferentes materiais.

  ZAP // RT

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A notícia tem algo de errado!
    A explicação é conhecida desde o século 19 e há maneiras de minimizar nas lentes esféricas. Quanto às asféricas já existem há anos para resolver o problema.
    Possivelmente encontraram um algoritmo mais rápido para calcular a forma da lente asférica e a notícia sai assim!

    • A descoberta realmente foi o algoritmo (a “equação”) com uma correção mais rápida e mais precisa (e não uma uma associação de calculos para cada desvio)! O resto já era conhecido.

    • Pra você que não entendeu nada mesmo!
      Mas pro pessoal que vai olhar no microscópio pra procurar a tua doença ou pro agrimensor, vai ficar melhor e nada abstrato.

RESPONDER

Cerca de metade dos recuperados apresentam sintomas de "covid longa"

Cerca de metade dos mais de 236 milhões de pessoas que foram infetadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV-2 apresentarão sintomas persistentes pós-covid seis meses depois a infeção, sugere um estudo divulgado esta quarta-feira. Segundo …

Nasceu a PlakTak, uma pastilha elástica que combate a placa bacteriana - e a sua origem é curiosa

Criada inicialmente pelo exército norte-americano para garantir a saúde oral dos seus soldados, a PlakTak pode estar a caminho das prateleiras das lojas. Há muitos avanços tecnológicos que começam no exército e acabam por ser usados …

Futuro subaquático. Várias cidades em todo o mundo ficarão submersas

O aquecimento global está a provocar a subida do nível médio da água do mar. E já existem imagens que mostram o cenário vivido em várias cidades costeiras no futuro. Secas históricas, inundações mortíferas e degelo: …

Chama-se Robin, é um robô e visita hospitais para ajudar as crianças a sentirem-se melhores

Uma simples visita de um robô controlado por humanos encoraja uma perspetiva positiva e melhora as interações médicas das crianças hospitalizadas. Robin é um robô que se move, fala e brinca com as crianças enquanto é …

Pinturas destruídas de Gustav Klimt foram reconstruídas com recurso a Inteligência Artificial

O pintor austríaco Gustav Klimt criou algumas das suas obras mais conhecidas durante a chamada Fase Dourada - que se manteve viva durante a primeira década do século XX. Durante o seu período mais inspirador, o …

É turca, tem 24 anos e mede mais de dois metros. Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo

Aos 24 anos, Rumeysa Gelgi foi confirmada como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. A jovem turca mede cerca de 2,15 metros. A sua altura surpreendente deve-se a uma condição chamada síndrome …

Princesa Amalia, sucessora ao trono holandês, poderá ser rainha se casar com uma mulher

Nos Países Baixos, os casamentos reais precisam da aprovação do Parlamento, mas Mark Rutte já deixou claro que a união homossexual não é um entrave no acesso ao trono. Longe vão os tempos em que os …

Homem armado com arco e flecha mata e fere várias pessoas na Noruega

O homem foi detido pelas autoridades norueguesas. O incidente aconteceu na cidade de Kongsberg, no sudeste da Noruega. Um homem armado de arco e flecha matou hoje várias pessoas e feriu outras na cidade de Kongsberg, …

EUA preparam-se para vacinar crianças a partir dos cinco anos em novembro

A Casa Branca pediu aos governadores estaduais dos EUA para se prepararem para vacinar crianças com idades entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19. O plano pode começar a ser executado já …

Governo prevê que em 2022 todas as pensões deverão aumentar

As pensões vão aumentar entre 0,15% e 0,9% no próximo ano, por via da atualização regular, abrangendo 2,6 milhões de pensionistas disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Esta atualização …