/

Veteranos dos EUA encontram esqueleto de guerreiro saxão do século VI

(dr) Wessex Archaeology

Restos mortais do soldado saxão do século VI encontrado na Inglaterra

Um veterano dos Estados Unidos descobriu o túmulo de um antigo guerreiro – um soldado saxão do século VI enterrado com uma espada, uma lança e uma faca -, na planície de Salisbury, na Inglaterra. 

Ao que parece, a descoberta arqueológica ocorreu exatamente no momento certo: um grupo de texugos ameaçava os terrenos onde o soldado estava sepultado, que não só datam da Idade do Bronze, como estão localizados sobre um assentamento neolítico ainda mais antigo, que foi reutilizado como um cemitério saxão, explica o The Guardian.

Um grupo de arqueólogos juntou-se aos militares da Operação Nightingale para ajudar a desenterrar as antigas sepulturas antes dos texugos, revelou Richard Osgood, arqueólogo da Defense Infrastructure Organization, do Reino Unido.

A Operação Nightingale é uma iniciativa militar que junta investigadores e militares que foram recentemente feridos em serviço, especialmente no Afeganistão.

Desde o começo da iniciativa, em 2011, centenas de militares já foram treinados por arqueólogos profissionais. Vários soldados já entraram mesmo em campo, depois de terem obtido os seus diplomas em Arqueologia, disse Osgood.

De acordo com o arqueólogo, os investigadores fizeram uma “descoberta espetacular” no momento em que o projeto já estava para terminar.

No último dia de escavações, um dos veteranos dos notou, através de uma varredura final do local que recorreu a um detetor de metais, que havia sinais estranhos perto de algumas árvores caídas. Uma investigação no local encontrou o antigo guerreiro.

As escavações realizadas no local, em parceria com a empresa Wessex Archaeology, desenterraram não só as ossadas do antigo soldado, mas também uma lança de ferro, uma espada e uma faca. Os investigadores questionam-se também sobre que tipo de material é que os Saxões utilizavam para fazer as bainhas das espadas, nota Osgood. Os arqueólogos planeiam ainda estudar a madeira utilizada para fazer o eixo da lança.

Arqueólogos examinam a espada encontrada junto ao soldado saxão

Um exame posterior confirmará o sexo do indivíduo – que será provavelmente um homem, tendo em conta o seu tamanho e os artefactos encontrados-, idade e altura, e se os restos mortais apontam para quaisquer lesões visíveis ou problemas de saúde.

O local onde o guerreiro foi sepultado esta localizado em Barrow Clump, um sítio arqueológico a cerca de 80 quilómetros a norte do Stonehenge. Apesar da distância, “o soldado encontrado tinha, quase de certeza, conhecimento do círculo de pedras, mesmo que não estivesse familiarizado com as tradições e os rituais do local”.

Na verdade, os Saxões eram conhecidos por reinterpretarem lugares antigos e venerados. E, o esqueleto encontrado – colocado perto do monte de pedras da Idade do Bronze – pode enfatizar essa mesma característica, acrescentou Osgood.

No entanto, muitos dos sepultamentos de soldados antigos vão ser alterados ou perdidos, caso os texugos não abandonem o local. “Os texugos gostam de cavar no solo macio das sepulturas”, disse, concluindo que “estes animais misturam os restos e os depósitos, destruindo assim a integridade arqueológica e a estratigrafia do local”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.