Um Sol cheio de “fogueiras” nas primeiras imagens da Solar Orbiter

(dr) ESA

As primeiras imagens da Solar Orbiter revelaram explosões solares em miniatura no Sol, muito próximas à superfície da estrela.

Ver fenómenos que, até agora, permaneciam desconhecidos já apontam para o enorme potencial da sonda Solar Orbiter. “Estas são apenas as primeiras imagens e já podemos ver fenómenos interessantes”, disse Daniel Müller, cientista do projeto ESA Solar Orbiter, em comunicado.

Não esperávamos resultados tão bons. Além disso, podemos ver como se complementam os dez instrumentos científicos, que, em conjunto, fornecem uma imagem holística do Sol e do ambiente ao redor”, acrescentou o investigador, citado pelo EuropaPress.

A Solar Orbiter, lançada a 10 de fevereiro, tem seis telescópios a bordo que capturam imagens do Sol e quatro instrumentos no local que monitorizam o ambiente em torno da sonda. Ao comparar os dados de ambos os conjuntos de instrumentos, os cientistas obterão informações sobre o vento solar, o fluxo de partículas carregadas que influencia todo o Sistema Solar.

As explosões solares em miniatura, que os cientistas batizaram de “fogueiras“, foram capturadas pelo Imager Ultravioleta Extrema (EUI) do primeiro periélio da Solar Orbiter, o ponto na sua órbita elíptica mais próxima do Sol. Na altura, a sonda estava a apenas 77 milhões de quilómetros da nossa estrela, cerca da metade da distância da Terra ao Sol.

“As fogueiras são pequenos parentes das explosões solares que podemos observar da Terra, milhões ou milhares de milhões de vezes mais pequenas”, explicou David Berghmans, do Observatório Real da Bélgica (ROB).

“O Sol pode parecer calmo à primeira vista, mas quando olhamos de perto, podemos ver aquelas labaredas em miniatura em todos os lugares.”

Os astrónomos ainda não sabem se as fogueiras são apenas pequenas versões de grandes explosões ou se são movidas por diferentes mecanismos. No entanto, já existem teorias que sugerem que estas explosões em miniatura podem estar a contribuir para um dos fenómenos mais misteriosos do Sol: o aquecimento coronal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ela fez-nos a vida negra". Sobrinha de Sócrates exige parte da herança da avó

"Vou lutar por aquilo que é da minha filha por direito." As palavras são da viúva do irmão de José Sócrates, António Pinto de Sousa, que faleceu em 2011 depois de o ex-primeiro-ministro ter assumido, …

Portugal com mais uma morte e 506 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta sexta-feira, mais uma morte e 506 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 506 …

Com novo máximo mundial de casos, Índia encontra-se com falta de oxigénio nos hospitais

Enquanto na Europa o número de mortes e de novos casos começa a estabilizar, alguns dos países mais pobres do mundo continuam a encurralados. A Índia está a passar por uma crise de oxigénio nos …

Braço de ferro continua. Oposição aprova medidas para os professores à revelia do Governo

A oposição aprovou medidas de alteração às regras nas carreiras docentes, depois de os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República terem aprovado mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de …

Quase um mês depois, Navalny anuncia o fim da greve de fome

O opositor russo, preso desde janeiro, anunciou esta sexta-feira o fim da greve de fome que iniciou há 24 dias para denunciar as condições da sua detenção. "Não retiro a exigência de ver o médico que …

Vieira pede adiamento de audição sobre Novo Banco devido a consulta médica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pediu o adiamento da audição na comissão de inquérito ao Novo Banco devido a uma consulta médica, inquirição que ocorrerá por ser um grande devedor do banco através …

Líder do CDS/Madeira omitiu empréstimo ao TC

Rui Barreto, líder do CDS Madeira, não declarou o empréstimo feito por César do Paço, a título individual, nas vésperas da campanha eleitoral para as legislativas regionais de 2019. O líder do CDS Madeira não declarou …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Fez-se história em Marte. Perseverance transformou CO2 em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …