Sobrinho de JFK é candidato independente às presidenciais de 2024 e irrita republicanos

Flickr/Gage Skidmore

Robert F. Kennedy Jr

O ativista antivacinas Robert F. Kennedy Jr. estará na corrida à presidência dos EUA. A decisão não foi bem recebida pelos republicanos, que acreditam que o sobrinho de JFK irá dividir o voto conservador e “dar um empurrão” a Biden.

Robert F. Kennedy Jr. (RFK), advogado e sobrinho do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy (JFK), declarou esta semana a sua intenção de concorrer à presidência dos EUA como candidato independente.

O anúncio foi imediatamente alvo de críticas por parte do Comité Nacional Republicano (RNC), com a presidente, Ronna McDaniel, a rotular Kennedy como “apenas mais um democrata radical de extrema-esquerda“.

“Não se enganem — um democrata com roupa de independente continua a ser um democrata. RFK Jr. não pode esconder-se do seu histórico de apoio a Hillary e ao Green New Deal, da luta contra o oleoduto Keystone e dos elogios que teceu aos aumentos fiscais da AOC — ele é o típico liberal elitista e os eleitores não serão enganados,” disse McDaniel, segundo o The Washington Post, em declaração.

O partido acredita que a candidatura de Kennedy irá dividir o voto conservador, ajudando assim o atual presidente democrata Joe Biden nas próximas eleições.

Steven Cheung, porta-voz da campanha do ex-Presidente Donald Trump, também emitiu um comunicado em que considera a candidatura de Kennedy como um “projeto de vaidade”, afirmando que os eleitores não devem ser enganados por alguém que afirma — mas que não tem — ter valores conservadores.

“Os eleitores não devem ser enganados por alguém que finge ter valores conservadores,” disse: “A candidatura do RFK não é mais do que um projeto de vaidade para um Kennedy liberal capitalizar o nome da sua família.”

O RNC divulgou um conjunto de pontos de discussão destinados a minar a credibilidade de Kennedy entre os eleitores conservadores, citando o seu apoio passado a Hillary Clinton, ao Green New Deal e à sua posição contra o oleoduto Keystone.

Discurso próximo ao de Trump

Do lado democrático, os estrategas do partido parecem relativamente despreocupados com a candidatura independente de Kennedy.

O apoio a Kennedy entre os democratas diminuiu em sondagens recentes, e inquéritos nacionais atuais indicam que o novo candidato independente tem maior aprovação entre os republicanos do que entre os democratas. No entanto, membros da sua família denunciaram a sua decisão de concorrer de forma independente, considerando-a “perigosa para o país”.

Kennedy lançou a sua campanha num comício ao ar livre em Filadélfia, na tentativa de perturbar o atual panorama político.

Insistindo nos temas conspiratórios e populistas da sua campanha, alegando que os líderes americanos em política, média e negócios têm estado a enganar o público, Kennedy sublinhou ser o único capaz de expor tais falsidades, argumentando que as divisões na sociedade americana são intencionalmente orquestradas.

Kennedy falou sobre os eleitores americanos que foram “deixados para trás” e “menosprezados por uma elite arrogante que manipulou o jogo a seu favor” — um discurso que os analistas encaram como próximo ao de Donald Trump, apesar de Kennedy se declarar contra o ex-presidente dos EUA.

“Os americanos estão cautelosos e cansados da guerra cultural, dos slogans falsos, dos políticos que usam o jogo de culpas partidário,” disse: “E as pessoas acreditam que as divisões são propositadamente orquestradas e fazer-nos odiar uns aos outros faz parte da farsa.”

O novo candidato independente é conhecido pelas suas afirmações polémicas. Em 2021, o ativista antivacinas chegou a ser banido da rede social Instagram por partilhar informações falsas sobre a covid-19, mais especificamente sobre o nível de segurança das vacinas para combater a pandemia.

Em janeiro de 2022, fez uma comparação polémica entre a vacinação obrigatória contra a covid-19 e o regime da Alemanha Nazi: “até na Alemanha de Hitler, as pessoas podiam fugir para a Suíça, pelos Alpes, ou podiam esconder-se num sótão, como fez Anne Frank“, afirmou num discurso no Lincoln Memorial.

“Temos de atacá-lo”

O advogado junta-se a Cornel West como o segundo grande candidato independente na corrida. No entanto, nenhum deles fez progressos significativos na qualificação para os boletins de voto estaduais.

De acordo com as regras estabelecidas pela Comissão de Debates Presidenciais, ambos os candidatos independentes devem registar pelo menos 15% de apoio em sondagens nacionais para participar nos debates das eleições gerais.

Inicialmente, os republicanos tinham recebido de braços abertos a campanha de Kennedy como democrata, esperando que ela fosse prejudicial às hipóteses de reeleição de Biden. Kennedy criticou a política externa de Biden, nomeadamente em relação à guerra na Ucrânia, e acusou os democratas de comprometerem a liberdade de expressão e o estado regulador federal.

No entanto, após a sua decisão de concorrer como independente, os estrategas do GOP mudaram de opinião, enfatizando a necessidade de “atacá-lo” para evitar que a sua candidatura prejudique o seu próprio nomeado.

“Temos de atacá-lo,” disse um republicano familiarizado com a estratégia do partido, que falou ao jornal de Washington sob a condição de anonimato para descrever deliberações privadas. “Ele prejudicaria o candidato eventual.”

A mudança nas atitudes republicanas indica que a candidatura independente de Kennedy perturbou a dinâmica tradicional das próximas eleições, forçando ambos os partidos a reconsiderar as suas estratégias.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.