Só mais uma coisa: a Apple está a trabalhar no seu “Apple GPT”

Monica Davey / EPA

O CEO da Apple, Tim Cook, durante a apresentação de novos produtos Apple de 9 de Setembro 2015

A Apple estará silenciosamente a criar o seu próprio modelo de linguagem para desafiar outros já estabelecidos no mercado como ChatGPT da Open AI, o Bert e LaMDA da Google e o LLaMa da Meta.

Uma das revelações mais aguardadas para os mais atentos à evolução da Inteligência Artificial pode estar aí à porta.

Após ter ficado para trás no campo da Inteligência Artificial, a criadora do iPhone, Apple já terá criado um chatbot semelhante ao afamado ChatGPT.

Ainda sem nome, os membros da empresa chamar-lhe-ão “Apple GPT”, nova ‘bomba’ que, segundo relatório da Bloomberg, corre numa estrutura de LLM (Modelo de Linguagem Grande) chamado “Ajax”, projeto que já terá pernas desde o ano passado.

Atualmente a ser usado apenas internamente, o chatbot executará tarefas semelhantes ao ChatGPT — desde resumos de texto a resposta a perguntas com base na informação que “engoliu”.

Segundo o mesmo relatório, a empresa fundada por Steve Jobs estará a concentrar grandes esforços no projeto que irá abraçar o futuro da tecnologia, com equipas lideradas pelo líder de IA e de aprendizagem automática da empresa, John Giannandrea e pelo maior engenheiro de software executivo, Craig Federighi.

O CEO da Apple, Tim Cook, deixou uma pequena pista no mês de maio, quando referiu entrelinhas que a empresa iria “tecer IA em futuros produtos”, algo que já tem acontecido com a introdução da deteção de queda nos relógios da marca ou deteção de acidente em alguns modelos do iPhone e Apple Watch.

A multinacional — que se tem resguardado no que toca à implementação de IA, ao contrário da competição — estará ainda, segundo o Interesting Engineering, a trabalhar em melhorias da perspetiva do consumidor, nomeadamente relacionadas com preocupações de privacidade.

Não houve ainda qualquer declaração oficial da Apple relativamente a qualquer desenvolvimento, mas devem chegar notícias relevantes já em 2024, segundo o relatório divulgado.

Ficamos então à espera de que num próximo keynote, Tim Cook guarde o melhor para o fim — e, à maneira de Steve Jobs, dispare um “ah! só mais uma coisa…” para anunciar a próxima revolução com a marca da maçã.

ZAP //

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