Aos 11 anos, Sky Brown pode tornar-se uma das atletas olímpicas mais novas de sempre

Sky Brown tem 11 anos, é filha de mãe japonesa e pai inglês, anda de skate desde os três anos e, em Tóquio, pode tornar-se numa das atletas olímpicas mais jovens de sempre.

Ver uma criança de 11 anos andar de skate não é propriamente estranho, mas ver uma menina dessa idade estar perto de representar o seu país nos Jogos Olímpicos, não é todos os dias. Este é o caso de Sky Brown, a filha de mãe japonesa e pai britânico, que poderá representar o Reino Unido em Tóquio e tornar-se numa das atletas olímpicas mais novas de sempre.

Surf, escalada e skate vão ser as três modalidades estreantes em Jogos Olímpicos já no ano que se avizinha. É nesta última que Sky Brown promete fazer história no próximo verão. Apesar de só ter 11 anos de idade, Brown já tem muita experiência em cima da tábua. Aos três anos, influenciada pelo pai, começou a dar as primeiras voltas no skate.

“Eu devia ter três anos quando comecei. Via o meu pai no skate dele a toda a hora, andava sempre atrás dele e assim que pude, fui para cima de um skate. Queria copiá-lo. Acho que comecei a levar as coisas a sério logo aos três anos. Não me lembro de não fazer skate por isso devo ter começado mesmo muito nova”, explicou, numa entrevista ao Telegraph.

Apesar de ter vivido toda a sua vida no Japão, o país natal da sua mãe, é o Reino Unido que quer representar nos Jogos Olímpicos.

Ela que é a mais jovem atleta patrocinada pela Nike e que pretende provar uma causa bastante nobre: “Quero mostrar às raparigas do mundo inteiro que é possível”, disse, citada pelo Observador.

“Fazer skate é divertido, só penso nisso. Ainda não acho que seja uma coisa séria. Só adoro. Fazer skate é o meu lugar feliz. Quando estou no skate, estou a fazer tudo aquilo que quero fazer. A parte mais importante de fazer qualquer desporto, não só skate, é aproveitar”, explicou a jovem.

Atualmente no nono lugar do ranking mundial, se conseguir ficar entre as 12 primeiras até ao fim das qualificações, ficará automaticamente apurada para Tóquio 2020.

“Eu adoro o skate, é a minha paixão, mas o meu conselho é que as pessoas experimentem muitos desportos diferentes, não apenas um, e encontrem aquele que adoram. Se quisermos melhorar num desporto, temos de o adorar porque assim não nos preocupamos com o treino todo. Sejam corajosos e experimentem coisas”, acrescentou.

Na altura dos Jogos Olímpicos já terá 12 anos, mas a concretizar-se a sua presença na competição entrará num lote muito restrito dos atletas mais jovens de sempre. Marjorie Gestring é tida como a mais jovem medalhista de ouro de sempre, quando nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, venceu a prova de trampolim de três metros com apenas 13 anos e 268 dias.

O mais jovem atleta olímpico de sempre crê-se que seja um menino de sete anos, chamado Marcell Depallé, que substituiu um dos atletas da equipa holandesa de remo, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos de Paris, em 1900. Contudo, não se sabe até que ponto esta informação é verídica. De acordo com os registos oficiais, o mais jovem vencedor foi o alemão Klaus Zerta, também ele campeão de remo com 13 anos de idade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …