Aos 11 anos, Sky Brown pode tornar-se uma das atletas olímpicas mais novas de sempre

Sky Brown tem 11 anos, é filha de mãe japonesa e pai inglês, anda de skate desde os três anos e, em Tóquio, pode tornar-se numa das atletas olímpicas mais jovens de sempre.

Ver uma criança de 11 anos andar de skate não é propriamente estranho, mas ver uma menina dessa idade estar perto de representar o seu país nos Jogos Olímpicos, não é todos os dias. Este é o caso de Sky Brown, a filha de mãe japonesa e pai britânico, que poderá representar o Reino Unido em Tóquio e tornar-se numa das atletas olímpicas mais novas de sempre.

Surf, escalada e skate vão ser as três modalidades estreantes em Jogos Olímpicos já no ano que se avizinha. É nesta última que Sky Brown promete fazer história no próximo verão. Apesar de só ter 11 anos de idade, Brown já tem muita experiência em cima da tábua. Aos três anos, influenciada pelo pai, começou a dar as primeiras voltas no skate.

“Eu devia ter três anos quando comecei. Via o meu pai no skate dele a toda a hora, andava sempre atrás dele e assim que pude, fui para cima de um skate. Queria copiá-lo. Acho que comecei a levar as coisas a sério logo aos três anos. Não me lembro de não fazer skate por isso devo ter começado mesmo muito nova”, explicou, numa entrevista ao Telegraph.

Apesar de ter vivido toda a sua vida no Japão, o país natal da sua mãe, é o Reino Unido que quer representar nos Jogos Olímpicos.

Ela que é a mais jovem atleta patrocinada pela Nike e que pretende provar uma causa bastante nobre: “Quero mostrar às raparigas do mundo inteiro que é possível”, disse, citada pelo Observador.

“Fazer skate é divertido, só penso nisso. Ainda não acho que seja uma coisa séria. Só adoro. Fazer skate é o meu lugar feliz. Quando estou no skate, estou a fazer tudo aquilo que quero fazer. A parte mais importante de fazer qualquer desporto, não só skate, é aproveitar”, explicou a jovem.

Atualmente no nono lugar do ranking mundial, se conseguir ficar entre as 12 primeiras até ao fim das qualificações, ficará automaticamente apurada para Tóquio 2020.

“Eu adoro o skate, é a minha paixão, mas o meu conselho é que as pessoas experimentem muitos desportos diferentes, não apenas um, e encontrem aquele que adoram. Se quisermos melhorar num desporto, temos de o adorar porque assim não nos preocupamos com o treino todo. Sejam corajosos e experimentem coisas”, acrescentou.

Na altura dos Jogos Olímpicos já terá 12 anos, mas a concretizar-se a sua presença na competição entrará num lote muito restrito dos atletas mais jovens de sempre. Marjorie Gestring é tida como a mais jovem medalhista de ouro de sempre, quando nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, venceu a prova de trampolim de três metros com apenas 13 anos e 268 dias.

O mais jovem atleta olímpico de sempre crê-se que seja um menino de sete anos, chamado Marcell Depallé, que substituiu um dos atletas da equipa holandesa de remo, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos de Paris, em 1900. Contudo, não se sabe até que ponto esta informação é verídica. De acordo com os registos oficiais, o mais jovem vencedor foi o alemão Klaus Zerta, também ele campeão de remo com 13 anos de idade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …