Aos 11 anos, Sky Brown pode tornar-se uma das atletas olímpicas mais novas de sempre

Sky Brown tem 11 anos, é filha de mãe japonesa e pai inglês, anda de skate desde os três anos e, em Tóquio, pode tornar-se numa das atletas olímpicas mais jovens de sempre.

Ver uma criança de 11 anos andar de skate não é propriamente estranho, mas ver uma menina dessa idade estar perto de representar o seu país nos Jogos Olímpicos, não é todos os dias. Este é o caso de Sky Brown, a filha de mãe japonesa e pai britânico, que poderá representar o Reino Unido em Tóquio e tornar-se numa das atletas olímpicas mais novas de sempre.

Surf, escalada e skate vão ser as três modalidades estreantes em Jogos Olímpicos já no ano que se avizinha. É nesta última que Sky Brown promete fazer história no próximo verão. Apesar de só ter 11 anos de idade, Brown já tem muita experiência em cima da tábua. Aos três anos, influenciada pelo pai, começou a dar as primeiras voltas no skate.

“Eu devia ter três anos quando comecei. Via o meu pai no skate dele a toda a hora, andava sempre atrás dele e assim que pude, fui para cima de um skate. Queria copiá-lo. Acho que comecei a levar as coisas a sério logo aos três anos. Não me lembro de não fazer skate por isso devo ter começado mesmo muito nova”, explicou, numa entrevista ao Telegraph.

Apesar de ter vivido toda a sua vida no Japão, o país natal da sua mãe, é o Reino Unido que quer representar nos Jogos Olímpicos.

Ela que é a mais jovem atleta patrocinada pela Nike e que pretende provar uma causa bastante nobre: “Quero mostrar às raparigas do mundo inteiro que é possível”, disse, citada pelo Observador.

“Fazer skate é divertido, só penso nisso. Ainda não acho que seja uma coisa séria. Só adoro. Fazer skate é o meu lugar feliz. Quando estou no skate, estou a fazer tudo aquilo que quero fazer. A parte mais importante de fazer qualquer desporto, não só skate, é aproveitar”, explicou a jovem.

Atualmente no nono lugar do ranking mundial, se conseguir ficar entre as 12 primeiras até ao fim das qualificações, ficará automaticamente apurada para Tóquio 2020.

“Eu adoro o skate, é a minha paixão, mas o meu conselho é que as pessoas experimentem muitos desportos diferentes, não apenas um, e encontrem aquele que adoram. Se quisermos melhorar num desporto, temos de o adorar porque assim não nos preocupamos com o treino todo. Sejam corajosos e experimentem coisas”, acrescentou.

Na altura dos Jogos Olímpicos já terá 12 anos, mas a concretizar-se a sua presença na competição entrará num lote muito restrito dos atletas mais jovens de sempre. Marjorie Gestring é tida como a mais jovem medalhista de ouro de sempre, quando nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, venceu a prova de trampolim de três metros com apenas 13 anos e 268 dias.

O mais jovem atleta olímpico de sempre crê-se que seja um menino de sete anos, chamado Marcell Depallé, que substituiu um dos atletas da equipa holandesa de remo, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos de Paris, em 1900. Contudo, não se sabe até que ponto esta informação é verídica. De acordo com os registos oficiais, o mais jovem vencedor foi o alemão Klaus Zerta, também ele campeão de remo com 13 anos de idade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …