Skinny jeans são um perigo para a saúde

levis.portugal / Facebook

-

Médicos australianos advertiram esta segunda-feira que as calças ‘skinny’ podem representar um risco para a saúde, depois de uma mulher ter temporariamente deixado de sentir as pernas após utilizar aquela peça de vestuário durante várias horas.

A mulher, de 35 anos, desmaiou e teve de ser hospitalizada depois de ter estado várias horas agachada a arrumar armários quando ajudava um familiar a mudar de casa.

O caso foi relatado no Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry, uma publicação britânica especializada na área da neurologia.

“A senhora estava a usar ‘skinny’ jeans e recordou que com o passar do dia se sentia cada vez mais apertada e desconfortável”, relata a publicação.

Segundo o jornal, ao fim do dia, a mulher sentiu dormência nos pés e dificuldades em andar, tendo acabado por cair. Como não se conseguiu levantar, esteve várias horas deitada até ser encontrada.

As pernas ficaram tão inchadas que as calças tiveram de ser cortadas no hospital para serem removidas, segundo consta no relatório médico, que acrescenta que a mulher não conseguia mexer os tornozelos e os pés e tinha deixado de sentir as pernas e os pés.

A mulher foi posta a soro e só conseguiu andar normalmente quatro dias depois.

Os médicos do Royal Adelaide Hospital, no sul da Austrália, afirmaram que as calças, combinadas com o agachamento, reduziram o fornecimento de sangue aos músculos das pernas.

Ao mesmo tempo, as fibras nervosas que ligam a parte inferior da perna foram danificadas devido à compressão prolongada, o que explica o entorpecimento e perda de controlo.

“Este caso prova que vestir jeans apertados traz complicações neurológicas”, acrescenta a publicação.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas a senhora devia ter umas calças 10 números abaixo do seu, não?!
    Toda a gente sabe que calças apertadas fazem mal, tudo o que é demais também não presta, senso comum.

RESPONDER

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …