SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de “X” e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho.

A bicicleta é um meio de transporte escolhido por muitos, não só por ser mais prático, mas também por ser obviamente mais barato do que conduzir um carro. Agora levá-la para qualquer lado que formos torna-se ainda mais fácil com a nova SIVRAC, uma bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo.

A ideia partiu da empresa taiwanesa iMiró, que está à procura de financiamento na plataforma de crowdfunding Kickstarter. Com um inovador quadro em forma de “X”, o velocípede consegue dobrar-se para ficar com dimensões de 120cm por 92cm. Feita em alumínio, tem um peso de 22 quilogramas.

Fundada em 2013, a marca de bicicleta elétricas quer apresentar uma resposta ao estilo de vida metropolitano, apresentando “um design estético e funções práticas”.

A empresa criadora quer 30 mil dólares para colocá-la em produção. Com sensivelmente um mês até ao fim do prazo, a ideia conseguiu quatro investidores que contribuíram com cerca de 4.500 dólares. Ainda longe do objetivo, a SIVRAC tem muito que pedalar. A correr tudo bem, será lançada em março do próximo ano.

De acordo com o New Atlas, a bicicleta tem um motor de 250W/36V e oferece assistência no pedalar até uma velocidade de 25 quilómetros por hora. Além disso, a bateria de 36V pode ser carregada no quadro da bicicleta ou pode ser retirada e carregada em qualquer lado.

Associada à tecnologia e acompanhando as necessidades dos seus utilizadores, a SIVRAC permite emparelhar com o telemóvel para controlar a iluminação da bicicleta, ajudar na navegação e verificar a localização através do GPS.

Equipada com travões de disco, pedais dobráveis e uma transmissão Shimano com seis mudanças, a nova bicicleta tem ainda um pequeno ecrã que permite consultar informações como a bateria disponível, a velocidade, a distância percorrida, etc.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …