Lançado sistema para preservar as catacumbas mais famosas de Alexandria

O Egito anunciou a conclusão de um projeto que visa salvar as catacumbas de Kom al-Shogafa, com dois mil anos, que se encontram na cidade de Alexandria. Desde a sua descoberta que as catacumbas têm sido ameaçadas pela água.

Considerado “um programa único que combina a arqueologia e a engenharia civil”, nas palavras de Thomas Nichols, um dos engenheiros envolvidos no projeto, a restauração das catacumbas começou no final de 2017, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID) que doou 5,3 milhões de euros para o desenvolvimento do projeto, segundo a Reuters.

O ministro de Antiguidades, Khaled al-Anani afirmou que o projeto acabou com “problemas que ameaçam a área há mais de 100 anos“, pois apesar de vários projetos e tentativas de eliminar a água, até este programa, nunca se obteve um resultado eficaz, visto a água estar sempre a voltar.

Em 1985, as autoridades egípcias lançaram um programa de drenagem das águas subterrâneas através de um sistema permanente de bombeamento. Em 2015, a USAID concordou financiar o programa de modernização.

As catacumbas já foram danificadas por águas de terras agrícolas, pela água de um canal e também por água do esgoto.

Usadas entre os séculos I e IV da Era Cristã, é considerada por arqueólogos como o maior local de enterro greco-romano no Egito. As catacumbas de Kom al-Shogafa são também famosas pela mistura entre estilos egípcios e greco-romanos.

Vários outros sítios arqueológicos egípcios estão ameaçados pelo aumento das águas subterrâneas, que debilitam a sua fundação, incluindo o Templo de Karnak, em Luxor, e a Esfinge de Gizé.

O aumento no nível de água subterrânea está ligado a vários fatores, incluindo um sistema de irrigação, urbanização, vazamentos de esgoto, o aumento do nível do mar devido às alterações climáticas ou barragens artificiais.

Nos últimos anos, o Egito tem procurado promover a indústria do turismo, que teve uma forte diminuição depois da revolta de 2011 que derrubou Hosni Mubarak e a situação acabou por se agravar depois de terem ocorrido ataques militares a turistas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os humanos estão a criar condições que podem iniciar uma nova pandemia

Os humanos estão a criar condições ambientais que podem levar a novas pandemias, indica um novo estudo da Universidade de Sydney. O novo estudo da Sydney School of Veterinary Science sugere que a pressão sobre os …

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …