As órbitas matematicamente perfeitas dos planetas do sistema HD 110067 estão a deixar os cientistas intrigados. Será obra de tecnologia alienígena?
Uma equipa de astrónomos descobriu um intrigante sistema estelar, a apenas 100 anos-luz de distância, contendo seis planetas sub-Netuno com órbitas matematicamente perfeitas ao redor de sua estrela hospedeira.
O sistema, denominado HD 110067 e descrito num novo estudo publicado na Research Notes of the AAS, chamou a atenção de cientistas em busca de tecnossignaturas — evidências de tecnologia alienígena que indicariam vida avançada além da Terra.
Embora nenhuma evidência deste tipo tenha sido encontrada até agora, a pesquisa ainda não foi concluída, mantendo HD 110067 como um alvo promissor para futuras observações.
Da Terra, HD 110067 é observado de lado, permitindo-nos ver os seis planetas no plano do seu sistema — uma perspectiva que aumenta as probabilidades de detetar sinais tecnológicos, se existirem.
Utilizando o Green Bank Telescope (GBT) na Virgínia Ocidental — o maior telescópio totalmente orientável do mundo —, a equipa procurou sinais de tecnologia alienígena.
Estes sinais seriam constantes quando o telescópio estivesse apontado para o sistema e ausentes quando direcionado para outro lado. Contudo, diferenciar tais sinais de fontes naturais de ondas de rádio e da interferência tecnológica humana é um desafio significativo, ressalva o Live Science.
A pesquisa não descarta a existência de tecnossignaturas no sistema, mas indica que nenhum sinal foi dirigido à Terra durante as observações.
Entretanto, a equipa está a aprimorar os dados sobre os raios e as massas dos seis planetas detetados, o que poderá fornecer mais informações sobre a composição química do sistema.
Isso pode ajudar a “reverter a engenharia” da evolução do sistema e dos seus planetas para aprendermos mais sobre os seus mecanismos de formação.
Embora as probabilidades de sucesso nos próximos 10 anos sejam incertas, as probabilidades de encontrarmos sinais de tecnologia alien são melhores do que eram na década anterior devido ao avanço das tecnologias de busca.