Sistema de banco turco fica inativo por mais de 24 horas

O Akbank, o sétimo maior banco da Turquia e o quarto maior credor privado em ativos, esteve fora de serviço desde o início de 06 de julho até ao dia seguinte, não permitindo que os seus clientes acessassem as suas contas.

Segundo noticiou o Daily Sabah na quarta-feira, citado pelo Interesting Engineering, o Akbank tem 5,7 milhões de clientes e, até às 12:00 de quarta-feira, estes ainda não conseguiam fazer transações ou usar o sistema digital do banco. Alguns alegaram que caixas eletrónicos também não estavam a funcionar.

Num comunicado partilhado no Twitter na manhã de quarta-feira, o banco informou que a interrupção deveu-se a problemas técnicos no computador principal. “Os esforços para resolver o problema estão em andamento. Os nossos clientes podem ter acesso às precauções que adotamos no nosso site”, escreveu o Akbank.

Os clientes afetados pela interrupção expressaram a sua insatisfação nas redes sociais, com muitos a temer um ataque cibernético, que poderia colocar em risco os seus ativos e os seus dados. Em dezembro de 2016, ‘hackers’ usaram o sistema de transferência de dinheiro global SWIFT para atacar o banco.

“As notícias de que a desaceleração e as interrupções no sistema do nosso banco devem-se a ataques cibernéticos não refletem a verdade. Não há violações de segurança”, referiu ainda a entidade bancária na nota.

A 17 de junho, um problema com o provedor de serviços Akamai Technologies causou interrupções em companhias aéreas globais, bancos – incluindo no Akbank – e bolsas de valores, principalmente na Austrália. De acordo com a empresa, não se tratava de um ataque cibernético.

Nove dias antes, um problema de configuração de serviço no provedor de entrega de conteúdo Fastly causou uma interrupção global da Internet que afetou o Reddit, o Twitch, páginas do governo do Reino Unido, bem como vários órgãos de comunicação, como a CNN e o New York Times.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …