Um novo sismo, de magnitude 5,2 na Escala de Richter, fez-se sentir na Turquia, cerca de três semanas depois dos primeiros abalos.
A Turquia voltou a tremer esta segunda-feira, por volta das 12h04, hora local (9h04 em Portugal Continental), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O sismo também foi confirmado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM).
O novo abalo, de magnitude 5,2 na Escala de Richter, acontece três semanas depois dos grandes sismos que mataram mais de 50 mil pessoas na Turquia e na Síria.
Segundo a Reuters, os primeiros dados apontavam para um sismo de 5,7, mas o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico eventualmente corrigiu a informação. Também os serviços turcos dão conta de que a magnitude do sismo foi de 5,6.
AFAD, saat 12.04’te merkez üssü Malatya’nın Yeşilyurt ilçesi olan 5,6 büyüklüğünde deprem meydana geldiğini açıkladı. pic.twitter.com/F42UNlAtF8
— ANADOLU AJANSI (@anadoluajansi) February 27, 2023
O epicentro, localizado no leste da Turquia e a uma profundidade de apenas cinco quilómetros, ocorreu a 11 quilómetros a sul da cidade turca de Malatya e a 128 quilómetros a nor-noroeste de Şanlıurfa.
O abalo foi fortemente sentido por populações na Turquia, Síria e Líbano. Não há registo de danos consideráveis ou de vítimas.
Depois dos primeiros sismos, dois abalos de magnitude 6,4 e 5,8 atingiram a província turca de Hatay no dia 20 de fevereiro.