Sismo de magnitude 5,2 volta a abalar a Turquia

Erdem Sahin / EPA

Um novo sismo, de magnitude 5,2 na Escala de Richter, fez-se sentir na Turquia, cerca de três semanas depois dos primeiros abalos.

A Turquia voltou a tremer esta segunda-feira, por volta das 12h04, hora local (9h04 em Portugal Continental), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O sismo também foi confirmado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM).

O novo abalo, de magnitude 5,2 na Escala de Richter, acontece três semanas depois dos grandes sismos que mataram mais de 50 mil pessoas na Turquia e na Síria.

Segundo a Reuters, os primeiros dados apontavam para um sismo de 5,7, mas o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico eventualmente corrigiu a informação. Também os serviços turcos dão conta de que a magnitude do sismo foi de 5,6.

O epicentro, localizado no leste da Turquia e a uma profundidade de apenas cinco quilómetros, ocorreu a 11 quilómetros a sul da cidade turca de Malatya e a 128 quilómetros a nor-noroeste de Şanlıurfa.

O abalo foi fortemente sentido por populações na Turquia, Síria e Líbano. Não há registo de danos consideráveis ou de vítimas.

Depois dos primeiros sismos, dois abalos de magnitude 6,4 e 5,8 atingiram a província turca de Hatay no dia 20 de fevereiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.