Sismo na Turquia: Números oficiais podem estar errados. Fala-se em 100 mil mortos

Erdem Sahin / EPA

Embora o mais recente balanço fale 24 mil mortos, ONGs e pessoas no terreno acreditam que o número real ronde os 100 mil.

Mais de 24 mil pessoas morreram em consequência do violento sismo que abalou na segunda-feira o sul da Turquia e a Síria, segundo balanços oficiais divulgados hoje.

De acordo com a Afad, organismo de socorro turco, 20.665 cadáveres foram, até agora, retirados dos escombros na Turquia, e 3.553 corpos foram contabilizados na Síria, indica um balanço também oficial.

Estes números elevam para 24.218 o total de mortos nos dois países atingidos por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Equipas de emergência resgataram hoje várias pessoas que estiveram soterradas sob escombros, em diferentes cidades da Turquia, durante mais de 120 horas.

“Hoje [sexta-feira], até às 10h, segundo os dados oficiais, havia 18.342 pessoas mortas e 74.242 feridas e os prédios desmoronados eram 6.644. Estes são números confirmados”, sublinhou Fatih Sanli, da organização não-governamental Syrian Network for Human Rights.

“Mas se contabilizarmos todas as chamadas para os serviços de emergência a dar conta de prédios desmoronados chegamos aos 11.302 edifícios”, acrescentou, citado pelo Público.

No que toca ao número de mortes, os relatos oficiais podem estar ainda mais errados: “As ONG e as pessoas que estão a trabalhar no terreno, espalhadas pelas zonas atingidas, acreditam que o número de mortos pode chegar aos 100 mil”.

Segundo Sanli, 100 mil pode ser o número dos que permanecem soterrados, só na Turquia.

Mulher esteve soterrada durante 122 horas

Masallah Çiçek, uma mulher de 55 anos, foi resgatada com vida esta madrugada das ruínas do seu apartamento em Diyarbakir, no sudeste da Turquia, 122 horas após o terremoto.

A agência de notícias oficial turca Anadolu disse que a mulher estava ferida e foi hospitalizada, enquanto as equipas de resgate continuaram os trabalhos em busca de um outro possível sobrevivente sob os escombros do mesmo prédio.

Outro resgate foi transmitido ao vivo pelos canais de televisão turcos de madrugada, quando uma outra mulher, Violet Tabak, de 70 anos, foi retirada com vida de um prédio desabado em Kahramanmaras, no sul do país, 121 horas após o sismo.

No entanto, as esperanças de encontrar mais sobreviventes vão diminuindo a cada minuto que passa e os trabalhos de resgate já pararam em algumas áreas, com as equipas a começarem a remover os escombros.

A Afad, sob a tutela do Ministério do Interior da Turquia, indicou que cerca de 160 mil membros de equipas de busca e salvamento – incluindo equipas internacionais e ONG – estão a trabalhar nas áreas afetadas.

A equipa portuguesa de 53 elementos enviada para a Turquia já está a operar nas missões de busca e salvamento no país, avançou na sexta-feira o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

O subsecretário-geral para os Assuntos Humanitários e Coordenador de Socorro de Emergência, Martin Griffiths, anunciou hoje uma doação especial de 25 milhões de dólares (23,3 milhões de euros) para reforçar os esforços de socorro na Síria.

Os recursos, provenientes do Fundo Central de Resposta a Emergências das Nações Unidas, vão tentar responder às necessidades mais urgentes das centenas de milhares de pessoas afetadas pelos terremotos, disse a ONU num comunicado.

Griffiths está em Gaziantep, no sul da Turquia, e desloca-se no domingo a Aleppo, no noroeste da Síria.

O Governo sírio anunciou na sexta-feira que vai aceitar ajuda internacional que será enviada para zonas controladas por forças rebeldes a partir de áreas sob o seu controlo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.