Sismo de magnitude 7,3 provocou a queda de pontes, aluimentos de terras e múltiplos danos em edifícios. Alerta para ondas de tsunami.
Um sismo de magnitude 7,3 atingiu esta terça-feira a costa de Vanuatu, no Pacífico, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), pelas 12:47 (01:47 em Lisboa).
O abalo ocorreu a uma profundidade de 57 quilómetros, perto de Porto Vila, capital da nação insular, e foi seguido de uma réplica de magnitude 5,5 no mesmo local.
CCTV footage of 7.4 Earthquake in Port Vila, Vanuatu
December 17, 2024 #earthquake #Vanuatu #terremoto #sismo pic.twitter.com/0MJWyhepga— Disasters Daily (@DisastersAndI) December 17, 2024
O USGS alertou para a possibilidade de ondas de tsunami em algumas áreas costeiras do grupo de 80 ilhas, onde vivem cerca de 330 mil pessoas.
O desastre já provocou a queda de pontes, aluimentos de terras e múltiplos danos em edifícios. Uma testemunha relatou a existência de mortos na rua, em Porto Vila.
Massive landslides near our international shipping terminal. A lot of digging out ahead. This is going to impact our ability to respond. pic.twitter.com/dpgyK8tcpf
— Dan McGarry (@VanuatuDan) December 17, 2024
EUA fecham embaixada
O edifício que alberga as embaixadas de França e dos Estados Unidos desabou, disse à agência de notícias France-Presse o residente local Michael Thompson, depois de ter publicado imagens dos danos nas redes sociais.
7.3 earthquake has hit Vanuatu, an island east of Australia.
In this video is the American Embassy. It collapsed with people inside.
The island has suffered massive damage.
Pray for the victims and their families.
— Paul A. Szypula 🇺🇸 (@Bubblebathgirl) December 17, 2024
Os Estados Unidos encerraram a embaixada “até nova ordem”, depois de o sismo ter causado “danos consideráveis” no edifício.
“A embaixada dos Estados Unidos em Porto Vila sofreu danos consideráveis e está encerrada até nova ordem”, escreveu a missão diplomática na Papua Nova Guiné, em mensagem divulgada na rede social X.
Na mesma nota, a embaixada aconselhou os cidadãos norte-americanos em Vanuatu a contactar a representação diplomática dos Estados Unidos na Papua-Nova Guiné “se precisarem de assistência”.
Os portais online do Governo de Vanuatu também foram afetados na sequência do terramoto.
Ilhas estão no perigoso Anel de Fogo do Pacífico
Os sismos são comuns em Vanuatu, um grupo de 80 ilhas onde vivem cerca de 300 mil pessoas e que se situa no chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona de intensa atividade sísmica e vulcânica que se estende do Sudeste Asiático à bacia do Pacífico.
A famosa área é um arco de linhas de falhas na Bacia do Pacífico com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos. A região regista cerca de sete mil terramotos por ano, na sua grande maioria moderados. Neste caso, na Escala de Richter, o terramoto que atingiu Vanuatu é considerado grande, à frente de “forte” e apenas atrás das descrições “importante”, “excecional” e “extremo”.
Vanuatu está classificado entre os países mais vulneráveis a catástrofes naturais, como sismos, tempestades, inundações e tsunamis, de acordo com o relatório anual Global Risks Report.
ZAP // Lusa