Sismo e tsunami atingiram a Grécia

Konstantinos Synetos / EPA

Estragos na ilha de Zakynthos, na Grécia, após o tremor de terra desta sexta-feira

Um sismo de 6,8 atingiu a Grécia na madrugada desta sexta-feira tendo ocorrido, de seguida, um pequeno tsunami não se registando qualquer vítima.

Na madrugada desta sexta-feira um forte sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter atingiu a Grécia tendo sido sentido na capital grega (Atenas) e ainda em Itália, Albânia, Turquia, Macedónia, Bulgária e Líbia.

O epicentro do sismo foi detetado pelo Instituto Geodinâmico no Mar Jónico, a 133 quilómetros a sudoeste da cidade de Patras, a terceira maior cidade do país, e a 50 quilómetros a sul da ilha de Zakynthos.

Quanto ao hipocentro do abalo, localizou-se a 16 quilómetros da superfície – a pouca profundidade tende para amplificar os efeitos sísmicos. De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo, o sismo terá gerado um pequeno tsunami, mas sem potencial para causar estragos e áreas alargadas.

O sismo foi sentido com maior intensidade em Zakynthos e a localidade de Ambelokipoi, com cerca de dois mil habitantes, foi a que mais sentiu o sismo, com uma intensidade “muito forte” – VII na escala de Mercali modificada.

A cidade de Patras sentiu um “sismo leve“, de nível III na mesma escala.

 

“Danos extensivos foram evitados porque Zakynthos, local propenso a terremotos, adotou proteções sísmicas na construção de edifícios”, disse Efthymios Lekkas, chefe da Organização de Proteção e Planeamento de Terremotos da Grécia.

O sismo foi precedido por um abalo de intensidade média, cerca de 30 minutos antes e registou-se uma forte réplica 15 minutos depois. Estes três abalos foram sentidos entre as 22h22 e as 23h09.

O primeiro abalo foi de magnitude 5 com um epicentro a 10 quilómetros de profundidade e a 30 quilómetros de Lithakia. A réplica, de magnitude 5,6, aconteceu a 56 quilómetros da costa e a dez quilómetros de profundidade.

A réplica mais forte deixou a ilha temporariamente sem eletricidade.

Citada pela Reuters, uma fonte dos bombeiros afirmou não se ter registado qualquer vítima ou estragos graves resultantes do sismo – apenas três pessoas terão sido transportadas para o Hospital com ferimentos ligeiros.

“Não estamos a enfrentar grandes problemas. A calma está restabelecida”, afirmou o presidente da câmara, Pavlos Koloktsas à Reuters.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …