Sismo e tsunami atingiram a Grécia

Konstantinos Synetos / EPA

Estragos na ilha de Zakynthos, na Grécia, após o tremor de terra desta sexta-feira

Um sismo de 6,8 atingiu a Grécia na madrugada desta sexta-feira tendo ocorrido, de seguida, um pequeno tsunami não se registando qualquer vítima.

Na madrugada desta sexta-feira um forte sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter atingiu a Grécia tendo sido sentido na capital grega (Atenas) e ainda em Itália, Albânia, Turquia, Macedónia, Bulgária e Líbia.

O epicentro do sismo foi detetado pelo Instituto Geodinâmico no Mar Jónico, a 133 quilómetros a sudoeste da cidade de Patras, a terceira maior cidade do país, e a 50 quilómetros a sul da ilha de Zakynthos.

Quanto ao hipocentro do abalo, localizou-se a 16 quilómetros da superfície – a pouca profundidade tende para amplificar os efeitos sísmicos. De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo, o sismo terá gerado um pequeno tsunami, mas sem potencial para causar estragos e áreas alargadas.

O sismo foi sentido com maior intensidade em Zakynthos e a localidade de Ambelokipoi, com cerca de dois mil habitantes, foi a que mais sentiu o sismo, com uma intensidade “muito forte” – VII na escala de Mercali modificada.

A cidade de Patras sentiu um “sismo leve“, de nível III na mesma escala.

 

“Danos extensivos foram evitados porque Zakynthos, local propenso a terremotos, adotou proteções sísmicas na construção de edifícios”, disse Efthymios Lekkas, chefe da Organização de Proteção e Planeamento de Terremotos da Grécia.

O sismo foi precedido por um abalo de intensidade média, cerca de 30 minutos antes e registou-se uma forte réplica 15 minutos depois. Estes três abalos foram sentidos entre as 22h22 e as 23h09.

O primeiro abalo foi de magnitude 5 com um epicentro a 10 quilómetros de profundidade e a 30 quilómetros de Lithakia. A réplica, de magnitude 5,6, aconteceu a 56 quilómetros da costa e a dez quilómetros de profundidade.

A réplica mais forte deixou a ilha temporariamente sem eletricidade.

Citada pela Reuters, uma fonte dos bombeiros afirmou não se ter registado qualquer vítima ou estragos graves resultantes do sismo – apenas três pessoas terão sido transportadas para o Hospital com ferimentos ligeiros.

“Não estamos a enfrentar grandes problemas. A calma está restabelecida”, afirmou o presidente da câmara, Pavlos Koloktsas à Reuters.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.