Sismo e tsunami atingiram a Grécia

Konstantinos Synetos / EPA

Estragos na ilha de Zakynthos, na Grécia, após o tremor de terra desta sexta-feira

Um sismo de 6,8 atingiu a Grécia na madrugada desta sexta-feira tendo ocorrido, de seguida, um pequeno tsunami não se registando qualquer vítima.

Na madrugada desta sexta-feira um forte sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter atingiu a Grécia tendo sido sentido na capital grega (Atenas) e ainda em Itália, Albânia, Turquia, Macedónia, Bulgária e Líbia.

O epicentro do sismo foi detetado pelo Instituto Geodinâmico no Mar Jónico, a 133 quilómetros a sudoeste da cidade de Patras, a terceira maior cidade do país, e a 50 quilómetros a sul da ilha de Zakynthos.

Quanto ao hipocentro do abalo, localizou-se a 16 quilómetros da superfície – a pouca profundidade tende para amplificar os efeitos sísmicos. De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo, o sismo terá gerado um pequeno tsunami, mas sem potencial para causar estragos e áreas alargadas.

O sismo foi sentido com maior intensidade em Zakynthos e a localidade de Ambelokipoi, com cerca de dois mil habitantes, foi a que mais sentiu o sismo, com uma intensidade “muito forte” – VII na escala de Mercali modificada.

A cidade de Patras sentiu um “sismo leve“, de nível III na mesma escala.

 

“Danos extensivos foram evitados porque Zakynthos, local propenso a terremotos, adotou proteções sísmicas na construção de edifícios”, disse Efthymios Lekkas, chefe da Organização de Proteção e Planeamento de Terremotos da Grécia.

O sismo foi precedido por um abalo de intensidade média, cerca de 30 minutos antes e registou-se uma forte réplica 15 minutos depois. Estes três abalos foram sentidos entre as 22h22 e as 23h09.

O primeiro abalo foi de magnitude 5 com um epicentro a 10 quilómetros de profundidade e a 30 quilómetros de Lithakia. A réplica, de magnitude 5,6, aconteceu a 56 quilómetros da costa e a dez quilómetros de profundidade.

A réplica mais forte deixou a ilha temporariamente sem eletricidade.

Citada pela Reuters, uma fonte dos bombeiros afirmou não se ter registado qualquer vítima ou estragos graves resultantes do sismo – apenas três pessoas terão sido transportadas para o Hospital com ferimentos ligeiros.

“Não estamos a enfrentar grandes problemas. A calma está restabelecida”, afirmou o presidente da câmara, Pavlos Koloktsas à Reuters.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fim das taxas moderadoras custa mais de cem milhões de euros por ano

O diploma aprovado, na última semana, no Parlamento para acabar com a maioria das taxas moderadoras vai custar ao Estado mais de cem milhões de euros por ano. O projeto de lei do Bloco do Esquerda …

Tancos. Detetada discrepância na listagem de lança-granadas

O CDS alega diferenças entre as listas comunicadas pelo Exército e entregues pela Polícia Judiciária Militar ao Ministério Público e quer alterar relatório final sobre Tancos. O CDS alegou existir uma diferença de 80 lança-granadas …

Rio defende inocência de Álvaro Amaro e critica julgamentos na praça pública

O presidente do PSD defendeu esta segunda-feira, em Viana do Castelo, o respeito pelo princípio de presunção de inocência para todos os portugueses e criticou julgamentos "na praça pública", referindo-se ao processo que envolve o …

Campanha para ajudar Miguel Duarte já angariou mais de 30 mil euros

A campanha de crowdfunding para ajudar Miguel Duarte, acusado pela justiça italiana de auxílio à imigração ilegal, já angariou quase 30 mil euros. Para surpresa de Miguel Duarte, o objetivo inicial da campanha de crowdfunding lançada no …

Misteriosas ilhas artificiais na Escócia são mais antigas que Stonehenge

Arqueólogos da Universidade de Southampton, que trabalharam com colegas da Universidade de Reading e com o arqueólogo local Chris Murray, descobriram que alguns "crannogs" escoceses datam do período neolítico - muito mais antigos do que …

Greves da Soflusa e Transtejo desconvocadas

A secretária-geral e responsável pela comunicação da Soflusa, Margarida Perdigão, confirmou esta segunda-feira que as greves da empresa de transportes foram desconvocadas. As greves tinham início marcado para terça-feira. Os sindicatos assinaram um protocolo que vai …

ONG pede investigação sobre a morte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi

A organização não-governamental Human Rights Watch pediu uma investigação sobre o acesso à assistência médica e aos alegados maus tratos sofridos ao longo dos anos por parte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi, que morreu …

Os golfinhos formam amizades porque partilham os mesmos interesses

No que diz respeito a criar laços de amizade, parece que os golfinhos são mais parecidos connosco do que imaginávamos. O comportamento homófilo desempenha um papel central na formação das amizades humanas, uma vez que os …

Neozelandês que partilhou vídeo do massacre de Christchurch condenado a 21 anos de prisão

Um neozelandês foi esta terça-feira condenado a 21 meses de prisão por ter partilhado o vídeo que o alegado autor do ataque em março contra duas mesquitas de Christchurch, que fez 51 mortos, transmitiu em …

Michel Platini detido por suspeitas de corrupção

Michel Platini foi detido, esta terça-feira, em Nanterre, nos subúrbios de Paris, pela polícia judiciária durante investigação sobre alegada corrupção na organização do Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar. De acordo com a Mediapro, o …