Sismo e tsunami atingiram a Grécia

Konstantinos Synetos / EPA

Estragos na ilha de Zakynthos, na Grécia, após o tremor de terra desta sexta-feira

Um sismo de 6,8 atingiu a Grécia na madrugada desta sexta-feira tendo ocorrido, de seguida, um pequeno tsunami não se registando qualquer vítima.

Na madrugada desta sexta-feira um forte sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter atingiu a Grécia tendo sido sentido na capital grega (Atenas) e ainda em Itália, Albânia, Turquia, Macedónia, Bulgária e Líbia.

O epicentro do sismo foi detetado pelo Instituto Geodinâmico no Mar Jónico, a 133 quilómetros a sudoeste da cidade de Patras, a terceira maior cidade do país, e a 50 quilómetros a sul da ilha de Zakynthos.

Quanto ao hipocentro do abalo, localizou-se a 16 quilómetros da superfície – a pouca profundidade tende para amplificar os efeitos sísmicos. De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo, o sismo terá gerado um pequeno tsunami, mas sem potencial para causar estragos e áreas alargadas.

O sismo foi sentido com maior intensidade em Zakynthos e a localidade de Ambelokipoi, com cerca de dois mil habitantes, foi a que mais sentiu o sismo, com uma intensidade “muito forte” – VII na escala de Mercali modificada.

A cidade de Patras sentiu um “sismo leve“, de nível III na mesma escala.

 

“Danos extensivos foram evitados porque Zakynthos, local propenso a terremotos, adotou proteções sísmicas na construção de edifícios”, disse Efthymios Lekkas, chefe da Organização de Proteção e Planeamento de Terremotos da Grécia.

O sismo foi precedido por um abalo de intensidade média, cerca de 30 minutos antes e registou-se uma forte réplica 15 minutos depois. Estes três abalos foram sentidos entre as 22h22 e as 23h09.

O primeiro abalo foi de magnitude 5 com um epicentro a 10 quilómetros de profundidade e a 30 quilómetros de Lithakia. A réplica, de magnitude 5,6, aconteceu a 56 quilómetros da costa e a dez quilómetros de profundidade.

A réplica mais forte deixou a ilha temporariamente sem eletricidade.

Citada pela Reuters, uma fonte dos bombeiros afirmou não se ter registado qualquer vítima ou estragos graves resultantes do sismo – apenas três pessoas terão sido transportadas para o Hospital com ferimentos ligeiros.

“Não estamos a enfrentar grandes problemas. A calma está restabelecida”, afirmou o presidente da câmara, Pavlos Koloktsas à Reuters.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …