Sismo de magnitude 6,0 atinge ilha grega de Creta

Um forte terramoto com uma magnitude preliminar de 6.0 na escala de Richter atingiu esta quarta-feira a costa grega de Creta.

Um forte sismo de 6 graus na escala de Richter fez-se sentir na Grécia, desde a ilha de Creta até à Península do Peloponeso, passando ainda pela região central de Atica, a região de Atenas, a 265 quilómetros do epicentro.

O abalo aconteceu às 9h23 locais (8h23 em Lisboa) a 74 quilómetros de Chania, a segunda maior cidade da ilha. Até ao momento, de acordo com o jornal grego Kathimerini, não há registo de danos ou ferimentos. Alguns edifícios terão sido evacuados. O terramoto foi sentido nas penínsulas de Peloponeso e Ática.

Em declarações aos media locais, o sismólogo Efthymios Lekkas disse que o abalo não está relacionado com o terramoto que atingiu a Albânia na véspera.

Pelo menos seis pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter que atingiu a Albânia na madrugada de terça-feira. O epicentro foi registado no Mar Adriático, a 34 quilómetros a noroeste da capital do país, Tirana, a uma profundidade de 10 quilómetros, de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

Um hotel de três andares em Durres, uma das mais importantes cidades do país, desabou enquanto outro prédio no centro da cidade ficou seriamente danificado. Pelo menos três prédios de apartamentos e a estação de distribuição de energia foram danificados em Thumane.

Este sismo foi seguido alguns minutos depois por vários tremores secundários, incluindo um de magnitude 5,3, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.