Sismo de magnitude 7,1 registado ao largo de Fukushima

Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter foi registado este sábado ao largo da costa de Fukushima, indicou a Agência Meteorológica do Japão.

O Japão foi abalado este sábado por um sismo de magnitude de 7,1. O sismo terá sido sentido pelas 23h07 locais (14h07 em Portugal continental), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.

Segundo a Bloomberg, o epicentro do terramoto foi na costa de Fukushima, cerca de 220 quilómetros a norte de em Tóquio. O forte terremoto foi sentido amplamente em todo o Japão, incluindo o tremor de 4 na escala de 7 pontos na capital japonesa.

O terramoto foi sentido ao largo de Fukushima, onde se encontra a central nuclear que em 2011 foi apanhada por um tsunami. Desta vez, não houve ameaça de tsunami devido ao terramoto e nenhum relato imediato de grandes danos. Porém, de acordo com a Tokyo Electric Power Co., mais de 800 mil residências foram atingidas por apagões.

De acordo com o Japan Times, a população mais próxima das áreas costeiras foi aconselhada a deslocar-se para zonas mais altas como precaução.

O gabinete do primeiro-ministro japonês e a Tepco (Tokyo Electric Power Company), que opera nas centrais nucleares, encontram-se a monitorizar as mesmas para assegurar-se de que não há fugas radiativas.

Há dez anos, Fukushima sofreu um abalo de magnitude 9, acompanhado por um tsunami, que ocasionou 15 mil mortes e arrasou com a central nuclear próxima da cidade.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …