Sinais de água em três exoplanetas apontam para possível existência de vida extraterrestre

NASA / JPL-Caltech

Ilustração do possível aspeto do sistema TRAPPIST-1 a partir de um ponto de vista próximo do planeta TRAPPIST-1f (direita).

O telescópio espacial Hubble encontrou água em três dos exoplanetas a orbitar a estrela Trappist-1, a apenas 40 anos-luz de distância do nosso Sol.

Segundo o The Mirror, que cita os atrónomos, três exoplanetas do tamanho da Terra noutro sistema solar têm provalvelmente “susbtanciais” quantidades de água. A descoberta feita pelo telescópio espacial Hubble aumenta a possibilidade de existência de vida nos planetas a orbitar a estrela Trappist-1, que fica a 40 anos-luz de distância do sol.

Cada uma das órbitas do planeta na “zona habitável” da estrela, o corredor estreito onde as temperaturas são suaves o suficiente para permitir que corpos de água superficial como lagos e oceanos sobrevivam.

Acredita-se que um total de sete planetas de tamanho semelhante ao da Terra orbite a estrela Trappist-1.

A nova pesquisa aponta para que, apesar de enormes perdas de água, os exoplanetas conseguem ainda possuir e armazenar grandes quantidades, apesar da poderosa radiação da estrela.

O Dr Amaury Triaud, membro da equipa internacional da Universidade de Birmingham, disse que “as observações do Hubble são de grande importância. Informam-nos sobre o ambiente irradiador dos planetas à volta da Trappist-1, e principalmente se podem permanecer habitáveis durante milhões de anos, como a Terra”.

“No entanto, algumas das conclusões sobre a habitabilidade dos sete planetas de Trappist-1 são atenuadas pelo nosso conhecimento difuso sobre as massas dos planetas. Obtemos observações cruciais, capazes de refinar as massas planetárias, enquanto escrevemos”.

A radiação ultravioleta de uma estrela pode fazer com que os planetas sequem através de um processo chamado desassociação que faz com que as moléculas de água se separem.

Os astrónomos estudaram os níveis de radiação UV emitidos pelo Trappist-1, que sugerem que os planetas internos poderiam ter perdido 20 vezes mais água nos últimos oito mil milhões de anos do que todos os oceanos terrestres combinados.

Mas os exoplanetas do sistema – incluindo os três na zona habitável – podem ter perdido menos de três mares terrestres no valor da água. Isso significa que os planetas poderiam ter mantido quantidades “substanciais” de água nas superfícies, disseram os cientistas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …