Sinais de água em três exoplanetas apontam para possível existência de vida extraterrestre

NASA / JPL-Caltech

Ilustração do possível aspeto do sistema TRAPPIST-1 a partir de um ponto de vista próximo do planeta TRAPPIST-1f (direita).

O telescópio espacial Hubble encontrou água em três dos exoplanetas a orbitar a estrela Trappist-1, a apenas 40 anos-luz de distância do nosso Sol.

Segundo o The Mirror, que cita os atrónomos, três exoplanetas do tamanho da Terra noutro sistema solar têm provalvelmente “susbtanciais” quantidades de água. A descoberta feita pelo telescópio espacial Hubble aumenta a possibilidade de existência de vida nos planetas a orbitar a estrela Trappist-1, que fica a 40 anos-luz de distância do sol.

Cada uma das órbitas do planeta na “zona habitável” da estrela, o corredor estreito onde as temperaturas são suaves o suficiente para permitir que corpos de água superficial como lagos e oceanos sobrevivam.

Acredita-se que um total de sete planetas de tamanho semelhante ao da Terra orbite a estrela Trappist-1.

A nova pesquisa aponta para que, apesar de enormes perdas de água, os exoplanetas conseguem ainda possuir e armazenar grandes quantidades, apesar da poderosa radiação da estrela.

O Dr Amaury Triaud, membro da equipa internacional da Universidade de Birmingham, disse que “as observações do Hubble são de grande importância. Informam-nos sobre o ambiente irradiador dos planetas à volta da Trappist-1, e principalmente se podem permanecer habitáveis durante milhões de anos, como a Terra”.

“No entanto, algumas das conclusões sobre a habitabilidade dos sete planetas de Trappist-1 são atenuadas pelo nosso conhecimento difuso sobre as massas dos planetas. Obtemos observações cruciais, capazes de refinar as massas planetárias, enquanto escrevemos”.

A radiação ultravioleta de uma estrela pode fazer com que os planetas sequem através de um processo chamado desassociação que faz com que as moléculas de água se separem.

Os astrónomos estudaram os níveis de radiação UV emitidos pelo Trappist-1, que sugerem que os planetas internos poderiam ter perdido 20 vezes mais água nos últimos oito mil milhões de anos do que todos os oceanos terrestres combinados.

Mas os exoplanetas do sistema – incluindo os três na zona habitável – podem ter perdido menos de três mares terrestres no valor da água. Isso significa que os planetas poderiam ter mantido quantidades “substanciais” de água nas superfícies, disseram os cientistas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …