Sinais de água em três exoplanetas apontam para possível existência de vida extraterrestre

NASA / JPL-Caltech

Ilustração do possível aspeto do sistema TRAPPIST-1 a partir de um ponto de vista próximo do planeta TRAPPIST-1f (direita).

O telescópio espacial Hubble encontrou água em três dos exoplanetas a orbitar a estrela Trappist-1, a apenas 40 anos-luz de distância do nosso Sol.

Segundo o The Mirror, que cita os atrónomos, três exoplanetas do tamanho da Terra noutro sistema solar têm provalvelmente “susbtanciais” quantidades de água. A descoberta feita pelo telescópio espacial Hubble aumenta a possibilidade de existência de vida nos planetas a orbitar a estrela Trappist-1, que fica a 40 anos-luz de distância do sol.

Cada uma das órbitas do planeta na “zona habitável” da estrela, o corredor estreito onde as temperaturas são suaves o suficiente para permitir que corpos de água superficial como lagos e oceanos sobrevivam.

Acredita-se que um total de sete planetas de tamanho semelhante ao da Terra orbite a estrela Trappist-1.

A nova pesquisa aponta para que, apesar de enormes perdas de água, os exoplanetas conseguem ainda possuir e armazenar grandes quantidades, apesar da poderosa radiação da estrela.

O Dr Amaury Triaud, membro da equipa internacional da Universidade de Birmingham, disse que “as observações do Hubble são de grande importância. Informam-nos sobre o ambiente irradiador dos planetas à volta da Trappist-1, e principalmente se podem permanecer habitáveis durante milhões de anos, como a Terra”.

“No entanto, algumas das conclusões sobre a habitabilidade dos sete planetas de Trappist-1 são atenuadas pelo nosso conhecimento difuso sobre as massas dos planetas. Obtemos observações cruciais, capazes de refinar as massas planetárias, enquanto escrevemos”.

A radiação ultravioleta de uma estrela pode fazer com que os planetas sequem através de um processo chamado desassociação que faz com que as moléculas de água se separem.

Os astrónomos estudaram os níveis de radiação UV emitidos pelo Trappist-1, que sugerem que os planetas internos poderiam ter perdido 20 vezes mais água nos últimos oito mil milhões de anos do que todos os oceanos terrestres combinados.

Mas os exoplanetas do sistema – incluindo os três na zona habitável – podem ter perdido menos de três mares terrestres no valor da água. Isso significa que os planetas poderiam ter mantido quantidades “substanciais” de água nas superfícies, disseram os cientistas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …