Simulador é capaz de prever surtos em cidades afetadas pela pandemia

Uma equipa usou técnicas de modelagem de aplicações químicas para criar um novo simulador de cidades. O método permite desenvolver uma estrutura que simula a propagação de doenças infeciosas em cidades reais, como é o caso de Birmingham, em Inglaterra, e Bogotá, na Colômbia.

No estudo efetuado, os habitantes digitais possuem as mesmas características estatísticas da população real e os seus movimentos são uma combinação de viagens previsíveis (como deslocamentos para o trabalho ou para a escola) e passeios aleatórios (compras ou lazer).

Os indivíduos, os seus contactos e a propagação da doença são simulados através de um super computador de alto desempenho. Desta forma, as simulações reproduzem com precisão os dados da covid-19 para cidades como Birmingham e Bogotá, antes e durante o período de confinamento.

De acordo com os autores, os decisores políticos podem usar as cidades digitais como laboratórios virtuais para testar, prever e comparar os efeitos das regras destinadas a conter futuros surtos. Os modelos são capazes de demonstrar a eficácia das estratégias de mitigação, como confinamentos, uso de máscaras e distanciamento social.

A equipa usou modelos que foram desenvolvidos para aplicações químicas para criar modelos que imitam a atividade humana numa cidade. Os especialistas observaram que as reações químicas, em alguns casos, comportam-se de formas muito semelhantes a uma doença que se espalha pela população.

Com o novo método a equipa descobriu que as simulações eram bastante precisas em alguns aspetos e menos precisas em outros, avança o Phys. Por exemplo, percebeu-se que a simulação era eficaz a combinar dados da taxa de infeção do mundo real em ambas as cidades.

Ainda assim, os especialistas indicam que há margem para melhorias no simulador e sugerem que mais tempo de investigação irá permitir a expansão além das cidades, e pode até funcionar em países inteiros e, eventualmente, no mundo inteiro.

O estudo foi publicado no jornal Proceedings of the Royal Society A no dia 27 de janeiro.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …