Silas perto de ser anunciado como novo treinador do Sporting

Manuel de Almeida / Lusa

O ex-treinador do Belenenses, Silas

O Sporting CP já encontrou o homem certo para substituir Leonel Pontes no comando técnico do clube. Segundo avança o Record, Silas é o escolhido de Frederico Varandas.

Depois de uma série de maus resultados com Leonel Pontes à frente da equipa, o Sporting encontrou agora o substituto do técnico madeirense. Silas, antigo treinador do Belenenses SAD, será o novo treinador dos ‘leões’ e deverá ser anunciado esta sexta-feira, depois do jogo do Sporting frente ao Rio Ave, a contar para a Taça da Liga.

Silas foi a escolha do presidente leonino, Frederico Varandas, após o Sporting alegadamente ter tentado a contratação de José Mourinho, Abel Ferreira, Pedro Martins e Quique Setién. Ao que o Record apurou, Silas já deverá estar no banco sportinguista no jogo de segunda-feira com o Desportivo das Aves.

Silas é conhecido por gostar de apostar na juventude, algo que tem sido aposta do emblema de Alvalade nos últimos tempos. Com um futebol ofensivo e organizado — semelhante ao visto na sua passagem por Belém — poderá encaixar que nem uma luva nos ideias leoninos.

Frederico Varandas e Silas estiveram reunidos esta terça-feira para discutir os detalhes da sua mudança para Alvalade. Aos 43 anos de idade, esta será apenas a terceira temporada do antigo jogador que pendurou as chuteiras em 2017.

Como Silas ainda não possui o 4º nível do curso de treinadores, o seu nome não poderá constar nas fichas de jogo oficiais. Contudo, a situação não se prolongará por muito tempo, já que em novembro vai participar no curso de treinadores da UEFA, como explica o jornal Record.

O “não” das outras opções

Depois da derrota em Famalicão, não tardaram a ser apontados nomes ao lugar de treinador dos ‘verdes e brancos’. José Mourinho foi o nome mais sonante contactado pela SAD do Sporting, mas o antigo treinador do Manchester United rejeitou a ideia de se mudar para Lisboa.

Uma das outras opções era Abel Ferreira, atual treinador do PAOK e ex-técnico do SC Braga. Com o Sporting a sondar o português, o clube grego terá impedido a sua saída, obrigando ao pagamento da cláusula de rescisão de 7 milhões de euros.

Pedro Martins, também ele na Grécia, a comandar o Olympiacos, optou igualmente por não se aventurar no projeto sportinguista. Depois de dois anos sem ser campeão, o Olympiacos é o atual líder do campeonato grego e aspira a reconquistar o título. O “fator Liga dos Campeões” também deverá ter tido influência na decisão do antigo treinador vimaranense.

O espanhol Quique Setién também terá sido abordado pela direção sportinguista, mas, segundo o Record, a proposta foi rejeitada por eventuais problemas pessoais não revelados. Desta forma, o antigo técnico do Real Bétis não se mostrou disponível para se mudar para a capital portuguesa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Foi a escuridão (e não o frio) que ditou a extinção dos dinossauros

Uma nova investigação sobre o asteróide que causou a extinção dos dinossauros sugere que foi a escuridão, ainda antes do frio, que ditou o fim destes animais. De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram …

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …