É este o significado secreto por trás do número do diabo 666

Já todos ouvimos falar no ínfame número 666, frequentemente associado ao “número do diabo” no Novo Testamento e, mais recentemente, ficou conhecido como número do anti-cristo.

O que é que tem de tão especial o simples, simétrico número que tem dado a toda a gente um nó no estômago durante os últimos 2000 anos? Como é explicado no programa Numberphile, o número 666 não tem qualquer propriedade matemática fora do comum, mas se olharmos para a sua história, revela algo bastante incrível sobre a forma como a Bíblia foi escrita.

Afinal, o que se lê no Apocalipse, da Bíblia, onde o escritor se refere ao 666 numa visão apocalíptica não é exatamente o que se percebe. Por outras palavras, o 666 está a ser usado como código, e não particularmente um subtil, caso fôssemos vivo e literados na época do Novo Testamento.

O texto foi originalmente escrito em grego antigo, segundo o qual os números são escritos como as letras, como no hebraico, a outra língua principal dos textos bíblicos originais. Para números pequenos, as primeiras letras do alfabeto grego, alfa, beta e gama, representam 1, 2 e 3.

Depois, como na numeração romana, quando queremos formar números grandes, como 100, 1.000 ou 1.000.000, passam a ser representados pela sua combinação especial de letras. “Isto quer dizer que todas as palavras têm um valor númerico”, revela Pete, do Numberphile.

De volta à Bíblia, no capítulo 13, do livro do Apocalipse lê-se que “aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta. Porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

O vídeo explica que a palavra “calcular” vem do grego antigo, por isso, “é quase como se o texto dissesse: ‘vou-te dar um enigma, tens de calcular o número da besta“. Mas então, o que é que o número 666 quer dizer quando traduzido do alfabeto grego?

Quando vemos o texto original, é possível reparar que, nesta passagem, o 666 está escrito em hebraico, que confere um maior significado a números que significam palavras e palavras que significam números do que o grego antigo. O escritor estava claramente a tentar dizer-nos algo.

E, na verdade, se traduzirmos o número 666 para hebraico estamos a soletrar Neron Kaesarimperador Nero, o imperador romano especialmente conhecido por ser maldoso. “Ninguém quer escrever um livro sob perseguições imperiais onde se lê ‘A raíz de todo o mal é o imperador Nero'”, explica Pete no vídeo.

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Só vos digo: o logo da “Monster” que toda a gente usa colado nos carros e está praticamente em todo o lado, aqueles três tracinhos, é em hebraico e quer dizer isso mesmo, 6 6 6. Será propositado para estar “escondido em plena vista”? Para mim é mais que óbvio que sim.
    E esse “número da besta” que se fala na bíblia está relacionado com o átomo de carbono presente no nosso ADN, carbono 12, ( e um dos mais abundantes), composto por 6 protões, 6 neutrões e 6 eletrões.

  2. UAU vai la vai atè as BARRACAS CUBATAS ABANAM ;e nao teem mais SIGNIFICADO??? eSSA È BOA mas desconfio haver mais significados iiiii??
    mas enfil VALE TUDO COMO NA FARMACIA BLZZZZZZZZZZZZZIIIIIiiiiiii
    A G P

  3. As pessoas têm que seriamente questionar a validade científica e factual da Bíblia (e não só a dos cristãos..) porque certamente não foi Deus que escreveu esse conjunto de textos.. os textos principais da Bíblia foram escritos ao longo de mais de mil anos por autores diferentes, uns mais lúcidos que outros. Quem compilou esse livro de estórias não factuais foi a Igreja Ortodoxa, muito depois da morte de Cristo, querendo ganhar poder ilimitado sobre o maior número de pessoas declarou-a como a palavra de Deus e declarou hereges todos os que não a seguiam. Assim se iniciou uma bela estória de perseguições, torturas, violações, conversões em massa e assassinatos em massa, tudo em nome do bom Senhor e usando como referência esse livro “sagrado”. E isto foi até há bem pouco tempo, só nos últimos 100-200 anos é que a coisa terminou, com a separação de poderes político e religioso a ser implementada. O aumento da alfabetização e do conhecimento científico foi o segundo ponto de destaque. Vários historiadores de diferentes universidades que se dedicaram a estudar a bíblia chegaram à conclusão de que as traduções do escritos originais gregos, feitos então por pessoas normais e não por Deus, têm muitas palavras mal traduzidas e nalguns casos os sentido original dos textos foi propositadamente invertido (façam a vossa pesquisa). Os livros “sagrados” têm sido usados ao longo das eras para justificar mortes e perseguições (com a promessa póstuma de céus coloridos). Agora, na era da informação, só cai quem quer. Cumprimentos

  4. Mas já se conhece este facto há muito! Se não estou em erro, desde a década de 80 do século passado que se sabia que se referia a Nero e que essa era a interpretação. Era para nem ler este artigo, mas como há tantas teorias, umas disparatadas e outras novas, que até nos dizem algo de novo, pensei se este o caso.

  5. Só cai quem quer!
    … para sim… ou para não!
    Cada um quer cair para, claro, onde acha mais senso.
    E quanto a mim negar algo, só porque não se consegue provar…? É rigorosamente tão válido como o contrário.
    Eu posso provar que é. Mas não posso provar que não é!
    O que é que isto tudo tem de bom?

    • Caro Sr.,
      Se vir bem, a única questão em que essa dúvida se levanta é em relação a Deus! Será que existe ou não? A ciência não consegue provar nem uma nem outra hipótese – a única forma de descobrirmos realmente a verdade é através do processo espiritual individual, que nada tem que ver com as religiões, que são apenas sistemas de crenças em que nos obrigam a acreditar na existência de um deus com certas características (geralmente é um deus vingador) e que nos escravizam através do medo. Há uma grande diferença entre ser um buscador da verdade, que luta pelo auto-conhecimento, e um crente fanático da religião, que luta contra quem não tem a sua crença (noto que crença é meramente o acreditar em algo que a pessoa não experienciou na sua vida – porque será? -, e que por isso não sabe se é verdade). O mundo para ter paz precisa de ter paz das religiões, ou seja, elas que desapareçam porque já causaram demasiada destruição.
      Em relação à bíblia é óbvio que se pode provar.. que está quase tudo aldrabado! Praticamente todos os pontos onde há cruzamento com dados históricos ou há descrições científicas é para chorar a rir. Só cai quem quer amigo!

RESPONDER

O primeiro trilionário do mundo irá fazer fortuna a minerar asteroides

De acordo com o que prevê o Goldman Sachs, a mineração espacial poderá tornar-se a próxima fronteira da Humanidade no que diz respeito a fazer fortunas. Adeus bitcoins, olá mineração espacial. A empresa de investimentos Goldman …

Leilão de madeira queimada rendeu 2,85 milhões de euros

Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram vendidos por 2,85 milhões de euros. Dos 114 …

Nápoles em Lisboa por Patrício, Conti no Benfica

O guarda-redes do Sporting há muito tempo que está na mira do clube italiano, e segundo o jornal O Jogo, o emblema napolitano já se fez representar por dirigentes na capital portuguesa, numa tentativa de …

Estado vai pagar férias a 15 mil portugueses

O Governo, em parceria com a Fundação INATEL, lança nesta quinta-feira um programa que visa oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, a pessoas com deficiências ou com mais de 55 anos de idade e …

Guru indiano condenado a prisão perpétua por violar jovem

Asaram Bapu violou uma jovem de 16 anos em 2013, enquanto os pais, que eram seus seguidores, esperavam e cantavam as orações do guru do lado de fora. Um tribunal indiano na cidade de Jodhpur, no …

Não houve segundo atirador no assassinato de John F. Kennedy

A velha teoria da conspiração que especulava que John F. Kennedy foi morto a tiro por um segundo atirador que estaria no infame "monte relvado" foi finalmente posta de lado. O Presidente dos Estados Unidos, John …

Deputado do PSD mora em Lisboa, mas recebe subsídios como se vivesse em Portalegre

O ex-número 2 do PSD, o deputado José Matos Rosa, reside em Lisboa há três anos, mas recebe do Parlamento o subsídio de transporte e as ajudas de custo porque declara Portalegre como a sua …

Bastonária dos Enfermeiros pede investigação a contratos de contentores no São João

A bastonária dos Enfermeiros pede às autoridades que investiguem os contratos entre o Hospital São João e as empresas que fornecem os contentores onde estão instaladas a pediatria e a neurocirurgia. Em entrevista à agência Lusa, …

ADN ajudou a capturar assassino que aterrorizou Califórnia nos anos 70 e 80

As autoridades da Califórnia anunciaram a prisão de um homem suspeito de ser o "assassino do estado dourado", responsável por assassinatos e violações em massa na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980. "Na terça-feira, um …

Jihadista portuguesa capturada quando fugia dos combates na Síria

Uma mulher portuguesa que fez parte do grupo terrorista Estado Islâmico está entre as pessoas que foram capturadas por soldados curdos, nos últimos meses, e que vivem num acampamento do Alto-Comissariado das Nações Unidas para …