É este o significado secreto por trás do número do diabo 666

Já todos ouvimos falar no ínfame número 666, frequentemente associado ao “número do diabo” no Novo Testamento e, mais recentemente, ficou conhecido como número do anti-cristo.

O que é que tem de tão especial o simples, simétrico número que tem dado a toda a gente um nó no estômago durante os últimos 2000 anos? Como é explicado no programa Numberphile, o número 666 não tem qualquer propriedade matemática fora do comum, mas se olharmos para a sua história, revela algo bastante incrível sobre a forma como a Bíblia foi escrita.

Afinal, o que se lê no Apocalipse, da Bíblia, onde o escritor se refere ao 666 numa visão apocalíptica não é exatamente o que se percebe. Por outras palavras, o 666 está a ser usado como código, e não particularmente um subtil, caso fôssemos vivo e literados na época do Novo Testamento.

O texto foi originalmente escrito em grego antigo, segundo o qual os números são escritos como as letras, como no hebraico, a outra língua principal dos textos bíblicos originais. Para números pequenos, as primeiras letras do alfabeto grego, alfa, beta e gama, representam 1, 2 e 3.

Depois, como na numeração romana, quando queremos formar números grandes, como 100, 1.000 ou 1.000.000, passam a ser representados pela sua combinação especial de letras. “Isto quer dizer que todas as palavras têm um valor númerico”, revela Pete, do Numberphile.

De volta à Bíblia, no capítulo 13, do livro do Apocalipse lê-se que “aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta. Porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

O vídeo explica que a palavra “calcular” vem do grego antigo, por isso, “é quase como se o texto dissesse: ‘vou-te dar um enigma, tens de calcular o número da besta“. Mas então, o que é que o número 666 quer dizer quando traduzido do alfabeto grego?

Quando vemos o texto original, é possível reparar que, nesta passagem, o 666 está escrito em hebraico, que confere um maior significado a números que significam palavras e palavras que significam números do que o grego antigo. O escritor estava claramente a tentar dizer-nos algo.

E, na verdade, se traduzirmos o número 666 para hebraico estamos a soletrar Neron Kaesarimperador Nero, o imperador romano especialmente conhecido por ser maldoso. “Ninguém quer escrever um livro sob perseguições imperiais onde se lê ‘A raíz de todo o mal é o imperador Nero'”, explica Pete no vídeo.

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Só vos digo: o logo da “Monster” que toda a gente usa colado nos carros e está praticamente em todo o lado, aqueles três tracinhos, é em hebraico e quer dizer isso mesmo, 6 6 6. Será propositado para estar “escondido em plena vista”? Para mim é mais que óbvio que sim.
    E esse “número da besta” que se fala na bíblia está relacionado com o átomo de carbono presente no nosso ADN, carbono 12, ( e um dos mais abundantes), composto por 6 protões, 6 neutrões e 6 eletrões.

  2. UAU vai la vai atè as BARRACAS CUBATAS ABANAM ;e nao teem mais SIGNIFICADO??? eSSA È BOA mas desconfio haver mais significados iiiii??
    mas enfil VALE TUDO COMO NA FARMACIA BLZZZZZZZZZZZZZIIIIIiiiiiii
    A G P

  3. As pessoas têm que seriamente questionar a validade científica e factual da Bíblia (e não só a dos cristãos..) porque certamente não foi Deus que escreveu esse conjunto de textos.. os textos principais da Bíblia foram escritos ao longo de mais de mil anos por autores diferentes, uns mais lúcidos que outros. Quem compilou esse livro de estórias não factuais foi a Igreja Ortodoxa, muito depois da morte de Cristo, querendo ganhar poder ilimitado sobre o maior número de pessoas declarou-a como a palavra de Deus e declarou hereges todos os que não a seguiam. Assim se iniciou uma bela estória de perseguições, torturas, violações, conversões em massa e assassinatos em massa, tudo em nome do bom Senhor e usando como referência esse livro “sagrado”. E isto foi até há bem pouco tempo, só nos últimos 100-200 anos é que a coisa terminou, com a separação de poderes político e religioso a ser implementada. O aumento da alfabetização e do conhecimento científico foi o segundo ponto de destaque. Vários historiadores de diferentes universidades que se dedicaram a estudar a bíblia chegaram à conclusão de que as traduções do escritos originais gregos, feitos então por pessoas normais e não por Deus, têm muitas palavras mal traduzidas e nalguns casos os sentido original dos textos foi propositadamente invertido (façam a vossa pesquisa). Os livros “sagrados” têm sido usados ao longo das eras para justificar mortes e perseguições (com a promessa póstuma de céus coloridos). Agora, na era da informação, só cai quem quer. Cumprimentos

    • Glipax, muito bom texto e completamente de acordo! agora só falta fazer/acontecer o mesmo com os mulcumanos/islao , a ver se acabam com essa praga que só têm infernizado os restantes povos …

    • Boa tarde!eu acredito sim,na bíblia.
      Foi escrita sim,por homens simples inspirado pelo espírito santo de Deus,isso é uma questão de fé.
      Se não crermos na bíblia,iremos acreditar em quem então? pelo menos ela nos dá uma esperança de vida eterna,para aqueles que acreditam que Jesus é o filho de Deus que morreu pelos nossos pecados,e crendo nele podemos através da nossa fé termos a vida eterna!mas como disse, só para aqueles que crêem…..fica a dica.

  4. Mas já se conhece este facto há muito! Se não estou em erro, desde a década de 80 do século passado que se sabia que se referia a Nero e que essa era a interpretação. Era para nem ler este artigo, mas como há tantas teorias, umas disparatadas e outras novas, que até nos dizem algo de novo, pensei se este o caso.

  5. Só cai quem quer!
    … para sim… ou para não!
    Cada um quer cair para, claro, onde acha mais senso.
    E quanto a mim negar algo, só porque não se consegue provar…? É rigorosamente tão válido como o contrário.
    Eu posso provar que é. Mas não posso provar que não é!
    O que é que isto tudo tem de bom?

    • Caro Sr.,
      Se vir bem, a única questão em que essa dúvida se levanta é em relação a Deus! Será que existe ou não? A ciência não consegue provar nem uma nem outra hipótese – a única forma de descobrirmos realmente a verdade é através do processo espiritual individual, que nada tem que ver com as religiões, que são apenas sistemas de crenças em que nos obrigam a acreditar na existência de um deus com certas características (geralmente é um deus vingador) e que nos escravizam através do medo. Há uma grande diferença entre ser um buscador da verdade, que luta pelo auto-conhecimento, e um crente fanático da religião, que luta contra quem não tem a sua crença (noto que crença é meramente o acreditar em algo que a pessoa não experienciou na sua vida – porque será? -, e que por isso não sabe se é verdade). O mundo para ter paz precisa de ter paz das religiões, ou seja, elas que desapareçam porque já causaram demasiada destruição.
      Em relação à bíblia é óbvio que se pode provar.. que está quase tudo aldrabado! Praticamente todos os pontos onde há cruzamento com dados históricos ou há descrições científicas é para chorar a rir. Só cai quem quer amigo!

  6. Vendo tudo o que foi criado ainda tem dúvidas da existência do Eterno Yauh? É por isso que vc dúvida por que não tem fé e sem fé é impossível agradar a YHWH. Este é o Nome Dele Yau dos Exercitos vc já tinha ouvido falar? Que pena que o vaso fala contra seu Criador! O Eterno te criou! O Nome Dele YHWH está escrito no teu DNA! Busque a verdade é saia da mentira e do engano. Que o Eterno Yauh possa te dar essa resposta um dia! Antes que vc morra sendo incrédulo e não alcance a graça de ser salvo por seu Filho Yausha o cordeiro de Yauh! Não perca tempo não seja tolo! Mas a palavra de Yauh é verdadeira muitos serão chamados mas poucos serão escolhidos. Tendo olhos não veem e tendo ouvidos não ouvem para que creiam com o coração e Eu os salve diz Yauh.

  7. Presados irmaos. E quanto a 1Reis 10:14 que tambem fala de 666 e referente a riquezas de um homen poderiamos anexar ao apocalipse 13? Vejo que alguns levam pra lado pessoal as escrituras como se a sua religiao ou sinagoga,templo ou associacao fosse a melhor e que ensina a pura verdade sao fanaiticos de templos e nao da verdade. A verdadeira igrja Tiago referencia no sru cap.1 -26:27 Entao qualquer que neste bloco ensina ou da sua opiniao deveriamos olhar com admiracao pois o dom de profetizar, falar linguas, pregar nao é para todos cada um de nos Deus deu o seu. Um abraco (Mocambicano) de Fulgencio

  8. Olá galera , bom pra falar a verdade foi nos dado o livre arbítrio para que nós possamos fazer o que nós acharmos melhor , e esse é o problema , infelizmente confundimos o livre arbítrio com ” Eu Faço o que eu quiser”, somos seres humanos , sujeito a falhas condenados ao pecado , mas isso não quer dizer que devemos sair por aí fazendo coisas que sabemos que é errado , vocês estão entendendo aonde eu quero chegar , podemos ser pessoas humildes e pobres ou ricos e orgulhosos ou vice versa , mas ninguém, absolutamente ninguém é melhor que outra pessoa , todos nós temos o mesmo valor pra Deus , ele nos ama igualmente , eu sou apenas um garoto de 14 anos , sou evangélico creio em Deus e no céu e inferno , mas também valorizo a ciência , pois ela é essencial pra nós explicar sobre o mundo , mas meus amigos , pensem comigo por favor , cada dia que passa temos mais recursos e tecnicologia pra nos ajudar em quase tudo , mas até hoje ninguém foi capaz de explicar como tudo começou , da onde viemos , qual é a origem de tudo isso que existe , não desvalorizando a ciência , mas nem a ciência foi capaz de dar uma prova de como o mundo começou , a teoria mais aceita é a do Bing Bang , mas não tem como confirmar nada , é eu sei a Bíblia também não tem nenhuma prova científica , mas meus amigos , não está na hora de crermos em Deus o Senhor ou pelo menos dar uma chance pra essa teoria , será que vocês me entendem? Não adianta nada a gente falar com tanta certeza que Deus não existe ou Deus está morto , a nossa opinião ou descrença de maneira nenhuma muda a verdade , nossa opinião não muda o fato de que Deus existe e está sempre no controle de todo o mundo , meus amigos Deus criou tudo isso que existe , inclusive nós , ele criou o mundo com a sua ordem e criou nós os seres humanos do pó da terra e nos deu o sopro da vida , ele ama todos nós , somos seus filhos amados , pensem comigo como ficaria triste o coração de Deus que nos criou detalhe por detalhe vendo e sabendo que muitas pessoas , sua obra prima , seus próprios filhos amados se negam a acreditar que Deus existe , por favor meus amigos , peço que pensem com carinho o que eu disse aqui , e por favor peço mil desculpas se ofendi ou faltei com respeito a alguém .Um abraço

RESPONDER

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …

Luso-canadiano quer criar 25 murais dedicados a Amália Rodrigues

Um português a residir no Canadá pretende criar uma “aldeia global virtual” das comunidades portuguesas espalhadas nos vários cantos do mundo, um projeto que envolve a colocação de 25 murais dedicados à fadista Amália Rodrigues. “O …