É este o significado secreto por trás do número do diabo 666

Já todos ouvimos falar no ínfame número 666, frequentemente associado ao “número do diabo” no Novo Testamento e, mais recentemente, ficou conhecido como número do anti-cristo.

O que é que tem de tão especial o simples, simétrico número que tem dado a toda a gente um nó no estômago durante os últimos 2000 anos? Como é explicado no programa Numberphile, o número 666 não tem qualquer propriedade matemática fora do comum, mas se olharmos para a sua história, revela algo bastante incrível sobre a forma como a Bíblia foi escrita.

Afinal, o que se lê no Apocalipse, da Bíblia, onde o escritor se refere ao 666 numa visão apocalíptica não é exatamente o que se percebe. Por outras palavras, o 666 está a ser usado como código, e não particularmente um subtil, caso fôssemos vivo e literados na época do Novo Testamento.

O texto foi originalmente escrito em grego antigo, segundo o qual os números são escritos como as letras, como no hebraico, a outra língua principal dos textos bíblicos originais. Para números pequenos, as primeiras letras do alfabeto grego, alfa, beta e gama, representam 1, 2 e 3.

Depois, como na numeração romana, quando queremos formar números grandes, como 100, 1.000 ou 1.000.000, passam a ser representados pela sua combinação especial de letras. “Isto quer dizer que todas as palavras têm um valor númerico”, revela Pete, do Numberphile.

De volta à Bíblia, no capítulo 13, do livro do Apocalipse lê-se que “aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta. Porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

O vídeo explica que a palavra “calcular” vem do grego antigo, por isso, “é quase como se o texto dissesse: ‘vou-te dar um enigma, tens de calcular o número da besta“. Mas então, o que é que o número 666 quer dizer quando traduzido do alfabeto grego?

Quando vemos o texto original, é possível reparar que, nesta passagem, o 666 está escrito em hebraico, que confere um maior significado a números que significam palavras e palavras que significam números do que o grego antigo. O escritor estava claramente a tentar dizer-nos algo.

E, na verdade, se traduzirmos o número 666 para hebraico estamos a soletrar Neron Kaesarimperador Nero, o imperador romano especialmente conhecido por ser maldoso. “Ninguém quer escrever um livro sob perseguições imperiais onde se lê ‘A raíz de todo o mal é o imperador Nero'”, explica Pete no vídeo.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Só vos digo: o logo da “Monster” que toda a gente usa colado nos carros e está praticamente em todo o lado, aqueles três tracinhos, é em hebraico e quer dizer isso mesmo, 6 6 6. Será propositado para estar “escondido em plena vista”? Para mim é mais que óbvio que sim.
    E esse “número da besta” que se fala na bíblia está relacionado com o átomo de carbono presente no nosso ADN, carbono 12, ( e um dos mais abundantes), composto por 6 protões, 6 neutrões e 6 eletrões.

  2. UAU vai la vai atè as BARRACAS CUBATAS ABANAM ;e nao teem mais SIGNIFICADO??? eSSA È BOA mas desconfio haver mais significados iiiii??
    mas enfil VALE TUDO COMO NA FARMACIA BLZZZZZZZZZZZZZIIIIIiiiiiii
    A G P

  3. As pessoas têm que seriamente questionar a validade científica e factual da Bíblia (e não só a dos cristãos..) porque certamente não foi Deus que escreveu esse conjunto de textos.. os textos principais da Bíblia foram escritos ao longo de mais de mil anos por autores diferentes, uns mais lúcidos que outros. Quem compilou esse livro de estórias não factuais foi a Igreja Ortodoxa, muito depois da morte de Cristo, querendo ganhar poder ilimitado sobre o maior número de pessoas declarou-a como a palavra de Deus e declarou hereges todos os que não a seguiam. Assim se iniciou uma bela estória de perseguições, torturas, violações, conversões em massa e assassinatos em massa, tudo em nome do bom Senhor e usando como referência esse livro “sagrado”. E isto foi até há bem pouco tempo, só nos últimos 100-200 anos é que a coisa terminou, com a separação de poderes político e religioso a ser implementada. O aumento da alfabetização e do conhecimento científico foi o segundo ponto de destaque. Vários historiadores de diferentes universidades que se dedicaram a estudar a bíblia chegaram à conclusão de que as traduções do escritos originais gregos, feitos então por pessoas normais e não por Deus, têm muitas palavras mal traduzidas e nalguns casos os sentido original dos textos foi propositadamente invertido (façam a vossa pesquisa). Os livros “sagrados” têm sido usados ao longo das eras para justificar mortes e perseguições (com a promessa póstuma de céus coloridos). Agora, na era da informação, só cai quem quer. Cumprimentos

    • Glipax, muito bom texto e completamente de acordo! agora só falta fazer/acontecer o mesmo com os mulcumanos/islao , a ver se acabam com essa praga que só têm infernizado os restantes povos …

  4. Mas já se conhece este facto há muito! Se não estou em erro, desde a década de 80 do século passado que se sabia que se referia a Nero e que essa era a interpretação. Era para nem ler este artigo, mas como há tantas teorias, umas disparatadas e outras novas, que até nos dizem algo de novo, pensei se este o caso.

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …