Sepultura com mais de 10 mil anos dá novas pistas sobre como as crianças eram transportadas

O valor dos ornamentos colocados em redor da criança são indicativas da importância que esta tinha para a sua comunidade e famílias.

Uma sepultura descoberta na caverna italiana de Arma Veirana, em 2017, permitiu aos investigadores chegar a um melhor entendimento um acontecimento raro: um enterro infantil, momento capaz de refletir o modo como os humano transportavam os seus filhos há mais de 10 mil anos, nomeadamente com recurso a porta-bebés. As descobertas reforçam a ideia de que estes objetos eram amplamente utilizados na pré-história, embora as provas arqueológicas de tal pano não sejam normalmente preservadas no registo fóssil.

Nos anos que se seguiram à descoberta, a criança enterrada foi apelidada de “Neve”, com os seus dentes a sugerirem que se trata da criança fêmea mais velha enterrada na Europa. De facto, a comunidade de Neve colocou-a a descansar com um grande número de contas, sugerindo que ela era muito amada e estimada.

Agora, uma nova análise do conteúdo da sepultura e da posição da criança sugere que os adultos a carregaram embrulhada num porta-bebé. Nenhum vestígio resta atualmente, mas as conchas à volta de Neve estão perfuradas de tal forma que indicam que alguém as amarrou e as coseu em tecido, pele ou couro, escreve a Science Alert. Estes materiais poderiam ter formado um porta-bebé ou poderiam ter sido um cobertor ou roupa de baixo.

As três teorias são legítimas, mas os investigadores na origem desta última análise, liderados pela antropóloga da Universidade do Estado do Arizona, Claudine Gravel-Miguel, suspeitam que a opção do porta-bebés é mais provável por algumas razões. De facto, as pernas da criança estão enfeitadas sobre o abdómen, disfarçando muitas das conchas, Gravel-Miguel e colegas suspeitam, por isso, que estes adornos não foram concebidos como ornamentos funerários, espalhados no topo de uma sepultura.

Em vez disso, eram provavelmente “parte de uma peça de vestuário decorada ou de um porta-bebés que foi provavelmente utilizada durante a vida da criança”. Algumas das contas da concha são mesmo curvadas em torno do osso superior do braço da criança, possivelmente traçando o contorno do invólucro. O exame cuidadoso das próprias conchas mostra que estão bem gastas, e sugere que foram usadas durante muito mais tempo do que a curta vida desta criança, de 40 a 50 dias.

“Os resultados do estudo sugerem que as contas foram usadas por membros da comunidade infantil durante um período considerável antes de serem cosidas numa funda, possivelmente usadas para manter a criança perto dos pais, permitindo ao mesmo tempo a sua mobilidade, como se pode ver em alguns grupos de foragidos modernos”, supõem os autores.

A abundância de conchas marinhas enterradas com Neve permitiu aos investigadores identificar potenciais padrões de utilização de ornamentos, em relação à postura da criança. Outros estudos recentes sobre locais de enterro pré-históricos de crianças encontraram também potenciais ornamentos que parecem estar presos a objetos fixos, como cobertores ou porta-bebés. São normalmente demasiado grandes para terem sido usados pelas próprias crianças, suspeitam os investigadores.

Pensa-se que os ornamentos humanos antigos em vestuário são geralmente usados para comunicar identidade, sexo e estatuto, mas também podem ser uma forma de proteção espiritual. Uma comunidade indígena moderna na Amazónia, por exemplo, usa decorações e ornamentos como representações dos cuidados parentais para com os seus descendentes.

“O bebé foi então provavelmente enterrado neste porta-bebés para evitar a reutilização das contas que não a tinham protegido ou simplesmente para criar uma ligação duradoura entre a criança falecida e a sua comunidade”, escrevem os autores.

“Não surpreendentemente, nessas sociedades, os bebés e as crianças são sempre bem adornados. Entre as contas que são usadas para decorar e proteger os seus corpos, a maioria são artigos ‘em segunda mão’, ou seja, contas que foram doadas pelos pais, avós e familiares como um ato de cuidado para com a criança”, escrevem os autores do novo estudo.

“Este artigo contribui com informações verdadeiramente originais sobre a arqueologia dos cuidados infantis”, diz o antropólogo Julien Riel-Salvatore, da Universidade de Montreal. “Faz a ponte entre a ciência e a arte da arqueologia para chegar ao elemento ‘humano’ que impulsiona o tipo de investigação que fazemos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.