Senador nigeriano trafica homem para o Reino Unido para roubar os seus órgãos

Um influente senador nigeriano, a sua esposa e um médico foram considerados culpados de tráfico de órgãos no Reino Unido.

Ike Ekweremadu e Beatrice Nwanneka Ekweremadu foram detidos em junho do ano passado e acusados de “conspiração para organizar/facilitar a viagem de outra pessoa com vista à exploração, nomeadamente à colheita de órgãos”, relatou a Vice.

O órgão era para a sua filha, Sonia, de 25 anos, considerada inocente após um julgamento de seis semanas no Old Bailey.

De acordo com o tribunal, a família tinha conspirado para levar um homem de 21 anos de Lagos para o Reino Unido e oferecer-lhe dinheiro por um rim, numa troca ilegal.

O médico Obinna Obeta recebeu 1.800 libras (cerca de 2.000 euros) para encontrar um doador adequado para Sonia, que estava a estudar na Universidade de Newcastle, no norte de Inglaterra.

Ekeremadu serviu no Senado como membro do Partido Popular Democrático (PDP), atualmente o principal partido de oposição da Nigéria. É um aliado político do Goodluck Jonathan, antigo Presidente da Nigéria, e entre 2007 e 2019 atuou como vice-presidente do Senado nigeriano.

No seu pedido de visto para o doador, Ekweremadu alegou falsamente que o homem era primo de Sonia. Só quando o doador apareceu no hospital Royal Free, em Londres, é que o pessoal médico considerou que havia alguma coisa errada.

Durante o julgamento, os procuradores alegaram que a família tratou o homem como um “bem descartável”, numa demonstração de “desonestidade e hipocrisia”.

O veredicto é o primeiro do seu género ao abrigo da Lei da Escravatura Moderna.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.