Senador que comparou ministra afrodescendente a “orangotango” condenado a pena de prisão

Andrew Medichini

Roberto Calderoli

O ex-Senador italiano Roberto Calderoli vai cumprir sete meses de prisão depois de comparar, em 2013, a primeira deputada afrodescendente, Cécile Kyenge, a um “orangotango”.

A Justiça italiana condenou a sete meses de prisão o ministro dos Assuntos Regionais e das Autonomias, Roberto Calderoli, do partido de extrema-direita Liga, por insultos racistas contra Cécile Kyenge, a primeira ministra afrodescendente de Itália.

Um tribunal de Bergamo confirmou esta quinta-feira a condenação por difamação agravada de origem racial contra Cécile Kyenge, depois de Roberto Calderoli, em 2013, quando era vice-presidente do Senado italiano, ter comparado a então ministra a um orangotango durante um comício do seu partido em Treviglio, no norte de Itália.

“Eu conforto-me quando navego na Internet e vejo fotografias do Governo. Amo os animais, os ursos e os lobos, mas quando vejo imagens de Kyenge não posso deixar de pensar nas feições de um orangotango“, disse Calderoli — que foi ministro no último governo de Sílvio Berlusconi — em julho de 2013.

Em 2019, o senador da extrema-direita já tinha sido condenado a 18 meses de prisão, com pena suspensa.

A justiça italiana já condenou em segunda instância o agora ministro, mas os desembargadores anularam as sentenças anteriores.

No entanto, o Tribunal Constitucional italiano indicou que Roberto Calderoli não pode gozar da proteção constitucional de imunidade parlamentar, apesar de as autoridades terem declarado que as opiniões do senador foram “expressas por um deputado no exercício de funções” e, portanto, “inquestionáveis”.

De acordo com o Constitucional, as opiniões expressas fora do exercício específico das funções parlamentares só são objeto de imunidade se tiverem por finalidade a divulgação da atividade parlamentar, razão pela qual a prerrogativa “não pode ser estendida a insultos”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.